Como fazer justificativa de ausência do ENCCEJA?

Saiba como fazer a justificativa de ausência do Encceja para quem se inscreveu mas faltou à prova passada. Veja a lista de documentos exigidos e a data. Quem não justificar terá que pagar a taxa de inscrição.

Compartilhe esta postagem:

Os candidatos que se inscreveram na edição anterior do Encceja e não compareceram no dia de aplicação, precisam fazer a justificativa de ausência, caso queiram participar gratuitamente da próxima edição da prova do Encceja 2020/2021.

Data para justificar ausência do Encceja

O período para justificativa de ausência para aqueles que faltaram no Encceja 2019 e pretendem realizar a nova edição da prova começa na segunda-feira (14) e vai até às 23h59 do dia 20 de dezembro de 2020.

Quer RECEBER no celular notícias de ENCCEJA? Então clique e participe do nosso Canal no App Telegram

Essa justificativa é feita na Página do Participante (link abaixo), com o envio de documentos oficiais (veja lista abaixo) que comprovem o motivo da ausência. Por exemplo, se você não pode comparecer ao exame por conta de uma emergência médica, é preciso submeter um atestado médico datado e assinado. 

O participante que não fizer a justificativa ou se fizer mas não for aceita, ao se inscrever no Encceja 2020/2021 terá que pagar uma taxa de R$ 40,00. Quem não tem documentação para justificar, basta aguardar o período de inscrição e fazer sua inscrição normalmente, mas terá que pagar a taxa como informado acima.

E não confunda justificar ausência com fazer a inscrição no Encceja. São dois processos separados e em datas diferentes. Quem ainda não fez Encceja ou já fez e conseguiu comparecer à prova anterior, não precisa fazer justificativa de ausência. Veja todas as datas relacionadas à prova do Encceja 2020.

Lista de documentos aceitos para justificativa de ausência do Encceja

De acordo com cada situação, veja quais são os documentos aceitos para a justificar ausência no Encceja.

  • Assalto/Furto: boletim de ocorrência policial legível, com nome completo, CPF e RG do participante envolvido, com relato do assalto/furto que deve ter ocorrido no dia 25 de agosto de 2019, antes das 15h15 (horário de Brasília).
  • Acidente de Trânsito: boletim de ocorrência policial legível, com nome completo, CPF e RG do participante envolvido, com relato do acidente de trânsito que deve ter ocorrido no dia 25 de agosto de 2019, antes das 15h15 (horário de Brasília).
  • Casamento/União Estável: certidão de casamento ou contrato de união estável legíveis, ocorrido/assinado em até 5 (cinco) dias de antecedência do dia 25 de agosto de 2019, com nome completo do participante.
  • Morte na Família: certidão de óbito ocorrido em até 8 (oito) dias de antecedência da data do Exame, do dia 25 de agosto de 2019, do cônjuge ou companheiro, pai, mãe, ou responsável legal, avô, avó, irmão, filho ou enteado, com documentação que comprove o parentesco.
  • Maternidade: certidão de nascimento ou de adoção legível que contemple o dia 25 de agosto de 2019, que conste o nome completo do participante.
  • Paternidade: certidão de nascimento ou de adoção legível que contemple o dia 25 de agosto de 2019, que conste o nome completo do participante.
  • Acompanhamento de Cônjuge ou companheiro: documento, expedido por autoridade constituída, que comprove o acompanhamento de cônjuge ou companheiro deslocado para outra cidade.
  • Privação de liberdade: mandado de prisão ou documento congênere que ateste privação de liberdade no dia 25 de agosto de 2019, contendo nome completo do participante e assinatura do órgão competente.
  • Internação/consulta médica: atestado médico legível, com o nome completo do participante especificando necessidade da internação ou repouso que contemple o dia 25 de agosto de 2019. O documento deve conter o número do Conselho Regional de Medicina (CRM) ou do Registro do Ministério da Saúde (RMS) e assinatura do médico responsável. Também serão aceitos atestados de acompanhamento de familiar: do cônjuge ou companheiro, pai, mãe ou responsável legal, avô, avó, filho ou enteado, com documentação que comprove o parentesco.
  • Emergência médica: atestado médico ou odontológico legível, com o nome completo do participante, especificando a emergência médica ou odontológica que contemple o dia 25 de agosto de 2019. O documento deve conter o número do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Registro do Ministério da Saúde (RMS) ou do Conselho Regional de Odontologia (CRO) e assinatura do médico ou odontólogo responsável. Também serão aceitos atestados de acompanhamento de familiar: do cônjuge ou companheiro, pai, mãe ou responsável legal, avô, avó, filho ou enteado, com documentação que comprove o parentesco.
  • Trabalho: declaração de exercício de atividade profissional que contemple o dia 25 de agosto de 2019, com número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e identificação e assinatura do empregador responsável pela declaração.

Quer RECEBER no celular notícias de ENCCEJA? Então clique e participe do nosso Canal no App Telegram

  • Deslocamento a trabalho: declaração de exercício de atividade profissional assinado contendo justificativa do deslocamento, que contemple o dia 25 de agosto de 2019, com número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e identificação e assinatura do empregador responsável pela declaração.
  • Intercâmbio acadêmico: documento assinado, em língua portuguesa, da Instituição de Ensino Internacional que comprove intercâmbio internacional, contendo identificação da Instituição de Ensino, nome completo do participante, e o período do curso, que contemple o do dia 25 de agosto de 2019.
  • Atividade curricular: declaração ou documento assinado que comprove a participação do estudante em atividade curricular que contemple o do dia 25 de agosto de 2019, no Brasil ou exterior.

Como e onde fazer a justificativa de ausência?

O que é o Encceja?

Encceja é o Exame Nacional para Certificação das Competências de Jovens e Adultos. A prova é realizada todo ano pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos), órgão do Ministério da Educação (MEC).

A prova tem a finalidade de avaliar o conhecimento daquelas pessoas que não tiveram oportunidades de frequentar a escola ou não concluíram o ensino (fundamental ou médio) na idade prevista pelo MEC.

Portanto, quem tem a partir de 15 anos de idade pode fazer a prova do Encceja e obter o certificado do ensino fundamental. OU se já tiver a partir de 18 anos pode fazer a prova e obter o certificado do ensino médio. Mesmo se ainda não tiver feito o ensino fundamental, tendo mais de 18 anos pode fazer diretamente a prova do ensino médio.

Os interessados no Encceja podem aproveitar o tempo para estudar e se preparar para a prova clicando os links abaixo.

Acesso ao edital do Encceja 2020

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Sou blogueiro há mais de 16 anos na área de Educação e Concursos, com mais de 6.200 notícias publicadas. Tenho formação como Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho), sou Mestre em Ciência da Computação pela UFMA e atualmente Doutorando em Biotecnologia pela UFDPar. Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reafirma diariamente seu compromisso com um jornalismo sério, responsável e confiável. Aqui, você encontra informações seguras e de qualidade. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!