Prova ENCCEJA 2020: como fazer a redação?

Como fazer a redação da prova do ENCCEJA 2020? O texto deve ser dissertativo-argumentativo. Saiba o que isso significa e como escrever esse tipo de texto.

Compartilhe esta postagem:

A prova do ENCCEJA 2020 possui uma redação obrigatória. Ela deve ser do tipo dissertativo-argumentativo. Mas o que isso significa e como fazer essa redação? Saiba como nesta matéria. As dicas dessa matéria servem para a redação da prova do ENCCEJA ou qualquer outra redação de vestibular ou seletivo que exija texto dissertativo-argumentativo.

O Encceja é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. É usado para quem ainda não concluiu o ensino fundamental ou ensino médio, para obter o certificado desses níveis de ensino.

Veja também: Data de inscrição e prova do ENCCEJA 2020: por que não está disponível?

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) é o órgão do Ministério da Educação responsável pela aplicação de diversas provas, dentre elas a do ENCCEJA.

Quem pode fazer a prova do ENCCEJA 2020?

Você pode fazer a prova conforme uma das situações abaixo:

  • Para quem deseja obter o certificado do ensino fundamental: deve ter idade a partir de 15 anos;
  • OU quem deseja obter o certificado do ensino médio: deve ter idade a partir de 18 anos.

Receba notícias do ENCCEJA no celular: Clique e participe do nosso Canal no App Telegram

A prova também pode ser feita por estudantes que já fizeram a prova em anos anteriores, mas ficaram reprovados em alguma disciplina, dessa forma, precisam refazer novamente somente a disciplina que não passou.

O que é o texto dissertativo-argumentativo?

O texto dissertativo-argumentativo é aquele que demonstra a verdade de uma ideia ou de uma tese por meio da argumentação.

Ou seja, é mais do que uma simples exposição de ideias. Por isso, além de indicar um ponto de vista, é preciso ter argumentos que sustentem a sua tese, que deve estar relacionada à proposta feita pela banca de redação do exame.

Para isso, é preciso que o participante tente convencer aquele que está
lendo o texto.
É necessário ter em mente que dissertar é discutir, questionar e expressar um ponto de vista, mas, principalmente, fazer isso tudo com o propósito de persuadir seu interlocutor.

Qual é a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo?

Assim como em qualquer tipo de redação, essa estrutura pede que o texto tenha início, meio e fim. E é esperado pelo corretor que o participante siga esse direcionamento, já que ele busca identificar no parágrafo inicial a introdução e contextualização do tema. Já nos próximos, é esperado encontrar o desenvolvimento dos argumentos e a solução da questão.

Dessa forma a redação deve ter uma introdução (um parágrafo), desenvolvimento (dois a três parágrafos) e conclusão (um parágrafo).

Como escrever uma redação
dissertativa-argumentativa na prova do ENCCEJA?

Não fique assustado! É muito comum sentir dificuldade para realizar esse tipo de redação. Alguns participantes podem ter problemas para iniciar o texto, outros podem apresentam maior dificuldade em compor a tese e apresentar os argumentos, enquanto outros, na conclusão.

Uma dica para resolver esse problema é planejar antecipadamente o rascunho. Para isso, transforme o tema em uma pergunta e procure responder essa pergunta, de um modo simples e claro, concordando ou discordando (ou, ainda, concordando em parte e discordando em parte): essa resposta é o seu ponto de vista, ou seja a sua tese!

Para continuar desenvolvendo o seus argumentos, pergunte a si mesmo o motivo da sua resposta, qual é a razão que justifica a sua posição. Após isso, busque exemplos que possam reforçar o seu argumento. Esse tipo de exemplo dá força para a argumentação e ainda pode ser o destaque do seu texto.

Para finalizar, é preciso indicar nos parágrafos finais quais são os agentes sociais que melhor conseguem intervir e “estancar a ferida” exposta na problemática inicial e que foi desenvolvida ao longo da sua redação.

Intervenção x conclusão na redação

Não confunda proposta de intervenção com conclusão! Lembre-se que proposta de intervenção não é sinônimo de conclusão.

Um texto bom e bem ordenado logicamente, deixa de maneira clara a proposta de solução para o problema apresentado, integrando-a à argumentação geral do texto, além disso dar pistas de seu posicionamento
ideológico lá na introdução.

Assim, a proposta pode ser apresentada em conjunto com a exposição
sobre o tema, de maneira articulada desde o começo da redação,
aprofundando-se em seu desenvolvimento e finalizando na conclusão.

Fique atento aos noticiários

Uma alternativa para melhorar o conteúdo da sua redação é ficar atento aos noticiários. Assim, será possível construir uma maior bagagem cultural para utilizar nos parágrafos de argumentação do texto.

Estude para a prova enquanto ela não acontece

O ENCCEJA 2020 ainda não tem data de inscrição nem da prova. Clique aqui e veja a explicação porque ainda não tem.

Enquanto isso, além dessas dicas para fazer a redação da prova do ENCCEJA 2020, estude também com as apostilas e provas anteriores disponíveis nos links abaixo.

Com informações do Quero Bolsa, parceiro do Castro Digital.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

18 Comentários

  1. Ana Luzia Rodrigues disse:

    Gostaria de saber ,se posso usar as notas do enem para concluí uma matéria do ensino médio?

  2. Hilda disse:

    bom dia fiz a prova do encceja do ano 2019 passei só em uma matéria no ensino médio tenho que fazer todas as matérias outra vez

  3. Celma Aparecida Nunes Lima disse:

    Gostaria que alguém me desse uma informação passei em todas do enceja faltou que tirei 96 onde devo ir pra concluir e terminar ao a matéria como fazer .

  4. Murilo Lobato Silva disse:

    Passei em todas as matérias em 2019, menos em redação, como posso proceder para concluir na próxima edição???

  5. CLEBER DE ARAUJO CARVALHO disse:

    Boa noite Raimundo de Castro queria tirar uma dúvida tirei acima de 100 em todas as matérias más tive 4.8 em redação no ano passado ,vou ser aprovado? Ou tenho que refazer português e redação novamente?

  6. Lidiamir aparecida Queiroz carneiro disse:

    Olá.
    Eu só não obtive nota na redação tenho que fazer a prova inteira de novo estou em duvida.