Instituto Federal abre 200 vagas em curso EaD de Formação Pedagógica para graduados não licenciados – Edital IFMA 145/2024

Edital publicado do seletivo com 200 vagas para curso EaD grátis de Licenciatura em Formação Pedagógica para não Licenciados ofertado pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Compartilhe esta postagem:

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) publicou o edital 145/2024 do seletivo simplificado para curso grátis de Formação Pedagógica para graduados não licenciados, na modalidade Educação a Distância (EaD), no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB). São 200 vagas distribuídas em diversas cidades polos.

Quer RECEBER no celular as notícias de concursos, seletivos e cursos grátis? Então escolhe e clique numa das opções para seguir: Canal no WhatsApp OU Canal no Instagram OU Canal no Telegram.

A inscrição pode ser feita no período a partir do dia 14 de julho até 23h do dia 05 de agosto de 2024, somente pela internet, no link disponível no final desta matéria. Não será cobrada taxa de inscrição e nenhuma mensalidade no decorrer do curso, sendo totalmente grátis.

Como funciona o curso de graduação na modalidade Educação a Distância (EaD)

O curso é na modalidade Educação a Distância (EaD), ou seja, as aulas serão ministradas via internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de apostilas em PDF e/ou videoaulas e/ou outros formatos, conforme metodologia do professor de cada disciplina.

O aluno precisará obrigatoriamente comparecer ao polo somente quando houver os encontros ou aulas presenciais com atividades práticas e para fazer as provas. Os encontros são realizados periodicamente, podendo ser uma vez ou mais vezes ao mês, preferencialmente no final de semana e avisados com antecedência. Dessa forma, verifique as eventuais despesas que terá para se deslocar até a cidade polo, pois todos os gastos são por conta do aluno.

Sobre o curso EaD grátis de Licenciatura em Formação Pedagógica no Instituto Federal e quem pode participar

O único curso ofertado no seletivo do edital 145/2024 é de Licenciatura em Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados. A duração do curso é de 18 meses, já incluindo estágio obrigatório de 300 horas, ministrando aulas no ensino fundamental ou médio na disciplina que o candidato se tornará licenciado.

Pode participar somente quem já tenha concluído um curso superior, seja bacharel ou tecnólogo. Quem tem somente ensino médio ou quem já é licenciado não pode participar. A seleção será feita através do coeficiente de rendimento do curso superior já concluído.

O objetivo deste curso é habilitar profissionais bacharéis e tecnólogos a lecionar nas disciplinas da educação básica e/ou educação técnica profissionalizante, inclusive, concorrer e ocupar vagas em concursos e seletivos de professores da educação básica.

O curso está sendo coordenado pelo IFMA de Caxias, no entanto, o total de 200 vagas está distribuído nas cidades polos: Açailândia (40 vagas), Bom Jesus das Selvas (40), Dom Pedro (40), Fortaleza dos Nogueiras (40) e Viana (40).

O candidato deve escolher, no ato da inscrição, a cidade polo que deseja concorrer. Os endereços dos polos em cada cidade constam no edital. Em todos os polos as vagas estão divididas em ampla concorrência e cotas para deficientes, alunos de escolas públicas, pessoas pretas, pardas, indígenas e cota para professores da educação básica.

ATENÇÃO: você pode fazer a inscrição morando em qualquer cidade, no entanto, deve ter disponibilidade para participar dos encontros presenciais obrigatórios. O início das aulas está previsto para setembro de 2024.

Esta postagem constitui um resumo básico do edital. Portanto, os candidatos interessados neste certame obrigatoriamente devem consultar todo o edital e/ou retificações disponíveis no link abaixo. Contudo, havendo divergências entre as informações desta matéria e/ou do edital, o que prevalece são as informações do edital.

Links e arquivos para acesso dos candidatos

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.150 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

1 Comentário

  1. Rosiane da Silva dias disse:

    eu quero participar