Mestrado e Doutorado EaD: CAPES regulamenta polos

Mestrado e Doutorado a distância (EaD) têm polos regulamentados através de portaria publicada pela CAPES com as normas.

Compartilhe esta postagem:

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou a portaria com os requisitos para autorizar o funcionamento e a permanência de polos de educação a distância (EaD) para a pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado).

A portaria, publicada no Diário Oficial da União, determina as características necessárias para a abertura e manutenção de espaços para a realização de atividades presenciais de programas de Mestrado e Doutorado na modalidade EaD.

“A nova portaria vem para trazer segurança jurídica e formalizar as características necessárias de espaços físicos para Programas de Pós-graduação (PPGs) na modalidade EaD. Trata-se da segunda etapa de um processo iniciado em 2019 e que se mostrou ainda mais necessário com as restrições impostas pela pandemia”, explica Benedito Aguiar, presidente da CAPES.  O documento regulamenta o artigo 8º da Portaria nº 90/2019, que estabelece regras gerais para PPGs na modalidade EaD.

Os polos deverão ter área administrativa, laboratório de informática ou multimídia equipados com computadores ou dispositivos similares, internet em todos os espaços, sala de estudos com acesso à biblioteca virtual e bases de dados, além de equipamentos para conferências virtuais e identificação da instituição responsável pela oferta de cursos.

A parte burocrática inclui alvará de funcionamento ou habite-se, documento de dominialidade ou aluguel ou cessão de uso e declaração dos recursos humanos do polo. As características pedagógicas devem ser avaliadas por uma comissão de avaliação da proposta de curso novo.

Quer RECEBER no celular notícias de Mestrado e Doutorado EaD? Então clique e participe do nosso Canal no App Telegram

Os polos passarão por uma análise documental e visita de monitoramento, que poderá ser virtual ou presencial, para verificar se atendem aos requisitos da portaria. Os espaços autorizados poderão, a qualquer tempo, ser visitados por avaliadores.

Mestrado e Doutorado EaD ainda não começaram oferta

Até o momento, a CAPES ainda não autorizou nenhuma universidade a ofertar Mestrado e Doutorado EaD. As primeiras propostas apresentadas por Universidades para criação de 17 cursos, foram todas rejeitadas pela CAPES.

Novas propostas de Mestrado EaD (ou as rejeitadas atualizadas) deverão ser apresentadas com base nessa nova portaria que regulamenta os polos. Portanto, quem pretende fazer um mestrado a distância, deverá aguardar um pouco mais até que os cursos sejam ofertados. Posteriormente, será a vez da análise das propostas de doutorado a distância.

DOCUMENTOS PARA ACESSO

Com informações da CAPES.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 12 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5.290 notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho e Emprego).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!