Mestrado a distância (EaD) 2020: MEC analisa 17 cursos

Mestrado a Distância (EaD) já está liberado pelo Ministério da Educação (MEC). Solicitações de 17 cursos seguem em análise pelo órgão.

Compartilhe esta postagem:

O Mestrado na modalidade Educação a Distância (EaD), já liberado pelo MEC (Ministério da Educação), tem despontado como uma grande tendência no mercado educacional, especialmente para quem não tem muito tempo e/ou não pode se mudar para outra cidade para estudar.

Além do conhecimento adquirido e da possibilidade de se tornar um especialista na área de atuação, contar com um Mestrado (pós-graduação stricto sensu) no currículo faz toda a diferença. As vantagens são enormes na hora de procurar um emprego ou pedir uma promoção. ou prova de títulos de concursos e seletivos.

Mestrado a distância (EaD) no Brasil

Recentemente (2019), o Ministério da Educação (MEC) aprovou o oferecimento de cursos de mestrado e doutorado a distância. A modalidade de curso online vem crescendo cada vez mais no mercado e ganhando um importante espaço entre as opções buscadas por alunos e profissionais. E o mestrado não poderia ficar de fora dessa tendência.

O requisito para que uma instituição de ensino possa oferecer o mestrado a distância é que ela obtenha, no mínimo, nota 4 no Índice Geral de Cursos (ICG) do MEC. E mais: para que ela ofereça o mestrado a distância, o mesmo curso já deve está sendo ofertado na modalidade presencial. As notas do ICG vão de 0 a 5 e, quanto mais próxima a nota for de 5, melhor ela é avaliada. Portanto, apenas as melhores faculdades podem oferecer o curso.

Os cursos EaD já são considerados um marco na educação brasileira. De acordo com o Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), as vagas oferecidas nessa modalidade já ultrapassaram, em muitos casos, as voltadas para cursos presenciais.

Apesar de alguns críticos argumentarem que a ausência de contato com o ambiente universitário atrapalha o desenvolvimento do estudante; a realidade é que muitos alunos só conseguem concluir um curso se esse for a distância.

Além disso, o mestrado EaD estimula a autonomia no processo de aprendizagem e o desenvolvimento de responsabilidade e organização, características necessárias para um bom desempenho profissional.

Receba notícias de mestradono celular: Clique e participe do nosso Canal no App Telegram

17 Cursos de Mestrado a distância no Brasil ainda seguem em análise

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão do MEC que credencia e fiscaliza os cursos de mestrado e doutorado, recebeu ainda em 2019, 17 propostas para cursos de mestrado a distância

Das que foram recebidas, duas foram na área de Ciências da Vida, nove em Humanas, uma proposta na Exatas e cinco propostas na área Multidisciplinar. A CAPES não informou os nomes dos cursos nem das universidades propositoras.

Por enquanto, essas propostas de mestrado a distância no Brasil ainda estão sendo analisadas, sem uma data exata para início de cursos de mestrado EaD. Pode ser ainda em 2020 ou não. Portanto, quem pretende fazer um mestrado a distância, deverá aguardar um pouco mais até que os cursos sejam ofertados. Posteriormente, será a vez da análise das propostas de doutorado a distância.

Veja também: inscrição para pós-graduação grátis no Instituto Federal

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 12 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5.372 notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho e Emprego).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

8 Comentários

  1. Alan Modesto disse:

    Opa!
    Espero que seja ainda em 2020, quero!

  2. Mikael disse:

    Muito bom ver iniciativas que cobrem vagos em propostas inclusivas.

  3. Cláudio disse:

    Que notícia boa!!!

  4. Renildo disse:

    Parabéns pela notícia, seus conteúdos são de grande valia…

  5. Joel disse:

    ola boa tarde, meu nome, Joel Ferreira, sou professor Universitario, e tenho um neto que gosta muito de informatica, tem apenas 11 anos, e gostaria de saber se posso inscreve lo no curso, jogos. embora esteja abaixo idade.

  6. Andrew disse:

    Bacana a matéria! Vai nos atualizando por favor, tema que me interesso muito.

  7. Carlos Baptista de Azevedo disse:

    E muito bom saber dessa iniciativa. Gostaria de fazer um Mestrado na Área de Educação Ambiental.