Cursos técnicos nos novos IEMAs serão escolhidos em audiências públicas

Seduc-MA publica edital de convocação para população escolher os cursos técnicos a serem ofertados em novas unidades do IEMA.

Compartilhe esta postagem:

A Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc-MA) publicou o edital de convocação da população para participar de audiências públicas para escolha de cursos técnicos a serem ofertados nas novas unidades vocacionais do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

Segundo edital, podem participar das audiências, pais e alunos da rede pública e particular de ensino, professores e dirigentes de escolas municipais, estaduais e particulares, entidades da sociedade civil organizada, movimentos sociais, associações e sindicatos, lideranças comunitárias, órgãos públicos (Ministério Público, Defensoria etc.), prefeituras, Câmara de Vereadores e sociedade em geral.

Data e local das audiências públicas para escolha dos cursos do IEMA

A escolha dos cursos se refere às novas unidades do IEMA que entrarão em funcionamento a partir de 2021. As audiências serão realizadas de forma presencial (comparecer pessoalmente) nos dias, horas e locais informados abaixo.

  • Bacabal, dia 10 de novembro, às 14h, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, localizado na Estrada da Bela Vista, nº 400.
  • Santa Luzia do Paruá, dia 11 de novembro, às 14h, na Câmara Municipal, situada na Avenida João Morais de Sousa, Centro, S/N.
  • Vargem Grande, dia 17 de novembro, às 9h, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, localizado Rua Sebastião Abreu, Centro.
  • Codó, dia 18 de novembro, às 9h, no Auditório da UEMA, na Rua Lea Archer, nº 86, Bairro São Sebastião.
  • Viana, dia 20 de novembro, às 14h, no Auditório da Casa Maria Léo, localizado na Rua Dr. Castro Maia, S/N, Centro.
  • Amarante do Maranhão, dia 23 de novembro, às 9h, no Pátio da Igreja Católica Sagrado Coração, localizado na Praça Cícero Nascimento.

Quer RECEBER no celular notícias de cursos no IEMA Então clique e participe do nosso Canal no App Telegram

Lista de cursos disponíveis para escolha nos novos IEMAs

Ao participar das audiências públicas, poderão ser votados até dois cursos, dentre os listados abaixo em cada cidade, ou sugerir algum outro que não esteja na lista.

Não sabe o que faz cada curso ou quer saber mais? Consulte o edital completo no final desta matéria com o perfil profissional e descrição das atividades e funções de cada curso técnico.

  • Santa Luzia do Paruá: Técnico em Apicultura, Técnico em Agroindústria, Técnico em Alimentos, Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Enfermagem, Técnico em Citopatologia, Técnico em Equipamentos Biomédicos e Técnico em Gerência de Saúde OU outro curso a ser sugerido.
  • Vargem Grande: Técnico em Administração, Técnico em Serviços Jurídicos, Técnico em Marketing, Técnico em Logística, Técnico em Agricultura, Técnico em Zootecnia, Técnico em Agronegócio e Técnico em Agroecologia OU outro curso a ser sugerido.
  • Bacabal: Técnico em Logística, Técnico em Serviços Públicos, Técnico em Serviços Jurídico, Técnico em Marketing, Técnico em Agropecuária, Técnico em Agricultura, Técnico em Agronegócio e Técnico em Zootecnia OU outro curso a ser sugerido.
  • Codó: Técnico em Administração, Técnico em Serviços Jurídicos, Técnico em Logística, Técnico em Contabilidade, Técnico em Química, Técnico em Cerâmica, Técnico em Análise Química e Técnico em Móveis OU outro curso a ser sugerido.
  • Viana: Técnico em Administração, Técnico em Finanças, Técnico em Serviços Jurídicos, Técnico em Marketing, Técnico em Aquicultura, Técnico em Agricultura, Técnico em Zootecnia e Técnico em Agroecologia OU outro curso a ser sugerido.
  • Amarante do Maranhão: Técnico em Serviços Jurídicos, Técnico em Administração, Técnico em Logística, Técnico em Marketing, Técnico em Agronegócio, Técnico em Agricultura, Técnico em Agropecuária, Técnico em Zootecnia OU outro curso a ser sugerido.

Quer RECEBER no celular notícias de cursos no IEMA Então clique e participe do nosso Canal no App Telegram

Como são e quem pode fazer curso técnico no IEMA

Os cursos ofertados no IEMA são do tipo curso técnico integrado ao ensino médio em tempo integral.

Integrado ao ensino médio quer dizer que, ao mesmo tempo em que o aluno faz o ensino médio, também faz o curso técnico. Tempo integral significa que o aluno passa o dia todo na escola, de 7h da manhã até 5h da tarde, almoça na escola. A duração dos cursos é de 03 anos.

Podem participar jovens de 14 anos (completos) até 17 anos, conforme lei nº 9.394/1996 (LDB), que já concluíram ou estão cursando o 9º ano do Ensino Fundamental em estabelecimentos de ensino devidamente legalizados. Quem já tem idade de 18 anos ou mais não pode participar.

O edital do seletivo é publicado todo ano, acesse sempre nosso site para verificar quando edital for publicado.

Links para acesso

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!