Prova ENCCEJA 2020 será realizada só em 2021?

Prova do ENCCEJA 2020 será realizada em 2021? Veja os esclarecimentos e respostas para esta pergunta. Importante aos interessados em fazer essa prova.

Compartilhe esta postagem:

A prova do ENCCEJA 2020 poderá ser realizada somente em 2021? Essa é uma, dentre as muitas perguntas, que permeiam a cabeça dos estudantes interessados em fazer essa prova na edição deste ano de 2020. Veja a seguir os esclarecimentos que respondem a pergunta.

ENCCEJA é o Exame Nacional para Certificação das Competências de Jovens e Adultos. A prova é realizada todo ano pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão do Ministério da Educação (MEC).

A prova tem a finalidade de avaliar o conhecimento daquelas pessoas que não tiveram oportunidades de frequentar a escola ou não concluíram o ensino (fundamental ou médio) na idade prevista pelo MEC.

Portanto, quem tem a partir de 15 anos de idade pode fazer a prova do ENCCEJA e obter o certificado do ensino fundamental. OU se já tiver a partir de 18 anos pode fazer a prova e obter o certificado do ensino médio. Mesmo se ainda não tiver feito o ensino fundamental, tendo mais de 18 anos pode fazer diretamente a prova do ensino médio.

Quem já fez o ENCCEJA anteriormente e ficou reprovado em apenas algumas disciplinas (ou em uma), pode fazer a prova novamente e escolher somente as disciplinas que ficou reprovado. Assim, não precisa refazer a prova completa.

Caso já tenha feito a prova anteriormente, para consultar suas notas você deve acessar a página do participante do ENCCEJA (link). Ou caso não consiga acessar, pode também ligar para o INEP no telefone 0800 616161.

Quer RECEBER no celular notícias de ENCCEJA 2020 e 2021: então clique e participe do nosso Canal no App Telegram

Afinal, a prova do ENCCEJA 2020 será realizada somente em 2021?

Sim, existe essa possibilidade. No entanto, até o momento, trata-se apenas de possibilidade. Veja abaixo como e porque essa possibilidade pode ser concretizada.

Recentemente o INEP fez uma consulta pública sobre as datas de provas do ENEM 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio). A maioria decidiu pelas provas serem realizadas em 2021. E o INEP acatou a votação e adiou as provas do ENEM para o próximo ano.

Portanto, da mesma forma, o INEP também poderá realizar a prova do ENCCEJA 2020 somente em 2021. Ainda não foi confirmado se será feita ou não uma consulta pública sobre isso.

Embora o presidente do INEP já tenha informado que a prova está prevista para dezembro de 2020. No entanto, ele ainda não informou a data exata da prova nem deu nenhuma previsão de quando começa a inscrição para a prova do ENCCEJA 2020.

Dessa forma, quem deseja fazer a prova do ENCCEJA 2020 deve aguardar o INEP informar a data de inscrição. Portanto, você NÃO perdeu a inscrição 2020 pois ela ainda não aconteceu.

Outra informação importante é você saber que a prova NÃO está cancelada. Toda essa indefinição se deve ao momento que estamos passando: quarentena causada pela pandemia do Coronavírus (Covid-19). Exatamente por esse motivo, o INEP ainda não informou a data de inscrição nem a data da prova do ENCCEJA 2020.

Enquanto isso, você pode aproveitar o tempo para estudar e se preparar para a prova clicando os links abaixo.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Luanna disse:

    Quero saber se já acabou a inscrição para o encceja ?