Pedido de isenção da taxa do PAES 2021 – Vestibular UEMA e UEMASUL

Edital com as normas e procedimentos do pedido de isenção da taxa de inscrição do PAES 2021, vestibular UEMA e UEMASUL e demais vestibulares que poderão ocorrer no decorrer do ano.

Compartilhe esta postagem:

Edital com as normas para o pedido de isenção da taxa de inscrição do vestibular PAES 2021 – Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior da UEMA (Universidade Estadual do Maranhão) e da UEMASUL (Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão).

O pedido é válido não somente para o PAES, mas para qualquer outro processo vestibular da UEMA e UEMASUL a ser realizado referente ao ano 2021. Continue lendo mais abaixo para saber todos os detalhes e procedimentos de como pedir a isenção.

O pedido de isenção deve ser feito no período a partir das 10hs do dia 24 de agosto até 23:59hs do dia 18 de setembro de 2020, somente pela internet, no link disponível no final desta matéria.

Todo o processo deve ser feito via internet. Não é necessário entregar pessoalmente cópias de documentos, pois os documentos originais devem ser enviados de forma escaneada ao preencher a ficha on line (formato PDF ou JPG ou PNG, , cada arquivo deve ter no máximo 2 MB). Quem não tem scanner ou impressora multifuncional para escanear, pode usar um aplicativo de celular, como o CamScanner, por exemplo; ou outro semelhante, ou simplesmente tirar fotos nítidas dos documentos.

Quem pode pedir isenção da taxa do PAES 2021

Pode fazer o pedido de isenção da taxa de inscrição do PAES 2021 quem se enquadra numa das seguintes situações:

Ter sido aluno de escola pública no Estado do Maranhão nos últimos 5 anos (isso inclui todo ensino médio e as duas últimas séries do ensino fundamental).

OU

Ser declaradamente pobre com renda mensal familiar igual ou inferior a dois salários mínimos; OU ter conta de energia elétrica da residência familiar, referente ao mês de maio ou junho ou julho de 2020, indicando consumo médio mensal igual ou inferior a 100 kw/h.

OU

Ser funcionário da UEMA ou UEMASUL ou seu dependente legal.

Quem ganhou isenção nos últimos cinco anos deve validar seus dados para manter a isenção

Está dispensado de pedir a isenção do pagamento da taxa de inscrição, o candidato que tiver sido dispensado dessa taxa nos últimos cinco anos. Porém, desde que tenha sido mantidos os requisitos que geraram a isenção. No entanto, para manter a isenção, o candidato deve obrigatoriamente acessar o formulário do pedido de isenção (link no final da matéria) e confirmar seus dados para validar sua isenção.

Documentos exigidos para pedir isenção da taxa do PAES 2021

O candidato deve anexar os documentos de acordo com uma das situações descritas abaixo (ATENÇÃO: para quem ainda está cursando o 3º ano em 2020, nos casos em que o sistema exigir certificado e/ou histórico do ensino médio, o candidato deve anexar a declaração).

Candidatos oriundos da rede pública do Maranhão nos últimos 5 anos

Certificado de conclusão do Ensino Médio acompanhada do respectivo histórico escolar ou, caso ainda esteja cursando o 3º ano em 2020, pode apresentar original de declaração expedida pela direção da respectiva escola que o aluno estuda ou concluiu seu curso.

Por se tratar dos últimos 5 anos, o aluno deve apresentar também documento do ensino fundamental em escola pública (histórico).

Candidatos declaradamente pobres

Comprovante(s) de renda familiar referente ao mês de maio ou junho ou julho de 2020;

OU conta de energia elétrica da residência familiar, referente ao mês de maio ou junho ou julho de 2020, que comprove o consumo médio mensal igual ou inferior a 100 kw/h;

OU ainda pode apresentar declaração do próprio requerente que possui renda familiar igual ou inferior a dois salários mínimos, firmada sob a advertência das penalidades decorrentes de falsa declaração;

Deve apresentar também Certificado de conclusão do ensino médio ou original de declaração (expedida pelo diretor da escola) que já concluiu o ensino médio ou que esteja concluindo esse nível de ensino no ano de 2020.

Candidatos funcionários ou dependentes de funcionários da UEMA ou UEMASUL

Contracheque da UEMA ou UEMASUL referente ao mês de maio ou junho ou julho de 2020;

OU Comprovante de dependência (RG, termo de guarda ou cópia da Declaração do Imposto de Renda ano base 2019);

Deve apresentar também Certificado de conclusão do ensino médio ou original de declaração que já concluiu o Ensino Médio ou que esteja concluindo esse nível de ensino no ano de 2020.

Quer RECEBER no celular notícias o PAES 2021: então clique e participe do nosso Canal no App Telegram

Não confunda pedir isenção com fazer inscrição no PAES

Se inscrever para pedir a isenção da taxa de inscrição não significa que você está inscrito no vestibular PAES 2021 e nem em nenhum outro vestibular. Posteriormente, será publicado aqui no Portal Castro Digital, uma matéria com o edital para o vestibular da UEMA e UEMASUL – PAES 2021 – com data de inscrição, lista de cursos e número de vagas; quando edital for publicado, o candidato isento ou não, deve fazer a sua inscrição de acordo com as instruções e regras do mesmo; todas as informações constarão na referida matéria.

Muita atenção ao preencher a ficha on line do pedido de isenção, posteriormente não será possível alterar nenhum dado e nem reenviar documentos. E mais: antes do preenchimento, leia todo o edital disponibilizado no link mais abaixo.

Resultado do pedido de isenção

O resultado do pedido de isenção da taxa de inscrição do PAES 2021 está prevista para ser publicada dia 02 de outubro de 2020. A publicação não tem hora exata, podendo inclusive atrasar para data futura indeterminada.

Quem não ganhar a isenção, poderá se inscrever normalmente no PAES 2021 pagando a taxa de inscrição. No ano anterior foi de R$ 85,00 e neste ano poderá ser maior ou o mesmo valor, que será conhecido somente quando edital for publicado.

LINKS e ARQUIVOS para ACESSO dos CANDIDATOS

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

19 Comentários

  1. Tharciso Fernando Santos de Sousa disse:

    Espero conseguir a isenção não estou em condições de pagar. Através dessa prova darei passos a meu sonho.

  2. HANNA CARVALHO disse:

    Já faz um tempo que concluí, está com mais de 5 anos, então não poderei ter isenção?

  3. Sipauba disse:

    O link para o pedido de isenção não está aparecendo

  4. Andreina disse:

    Oi ,porque as provas antigas não estar abrindo?
    Só estar dando página não encontrada.

  5. Dyenifa Nascimento Dos Santos disse:

    A minha isenção não está dando certo, coloco meus dados, mas só dar problema ao tentar verificar. Pq ???

  6. Maria Regina disse:

    Não estou conseguindo pedir a isenção, 2019 fiquei isenta.

  7. Diego Dias disse:

    Não estou conseguindo fazer minha solicitação, eu fiquei isento no ano passado,mas esse ano não consigo nem acessar o formulário.aparece “problema ao tentar verificar isenção” eu não sei nem o que fazer pra resolver isso,Não sei o porque disso.

  8. Luzenilce disse:

    Não estou conseguindo realizar a minha isenção, ano passado fui isenta, mas esse ano não estou conseguindo nem se quer acessar o formulário. Sempre aparece “problema ao tentar verificar isenção”.
    Alguém me ajuda

  9. Bruna Caroline Alves de sousa disse:

    Não estou conseguido fazer minha isenção o que estar acontecendo?

  10. Lucimery santos disse:

    Gente minha inscrição foi realizada automaticamente e foi pra opção declarante pobre . Só que minha opção não é essa o que eu faço tá dizendo q já estou inscrita e só tem a opção acompanhar inscrição. To num desespero

  11. Ana Paula costa Miranda disse:

    Não estou conseguindo fazer minha inserção o que fazer

  12. Maria disse:

    Está dando erro no envio dos arquivos, diz que é documentos inválidos e que não atende aos requisitos mínimos, mas está tudo correto, está em pdf e só tem 0,99MB pode me dizer o que está acontecendo?

  13. Antônia katrya Matias de Sousa disse:

    Na minha inscrição no lugar do meu nome ficou o nome de minha mãe tem como corrigir por que já tentei mas não consegue