Prova ENCCEJA 2020: data de inscrição será quando?

Data de inscrição para prova do ENCCEJA 2020 será quando? Após INEP anunciar previsão de provas para dezembro, estudantes questionam sobre data de inscrição.

Compartilhe esta postagem:

Qual será a data de inscrição para a prova do ENCCEJA 2020? Após a previsão da prova ser anunciada, os interessados no ENCCEJA 2020 querem saber sobre a data de inscrição.

O ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação das Competências de Jovens e Adulto) é uma prova realizada todo ano pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão do Ministério da Educação (MEC).

A prova tem o objetivo de conceder o certificado de ensino fundamental ou de ensino médio para jovens e adultos que ainda não concluíram esses níveis de ensino.

Portanto, quem tem a partir de 15 anos de idade pode fazer a prova do ENCCEJA e obter o certificado do ensino fundamental. OU se já tiver a partir de 18 anos pode fazer a prova e obter o certificado do ensino médio. Mesmo se ainda não tiver feito o ensino fundamental, tendo mais de 18 anos pode fazer diretamente a prova do ensino médio.

Quem já fez o ENCCEJA anteriormente e ficou reprovado em apenas algumas disciplinas (ou em uma), pode fazer a prova novamente e escolher somente as disciplinas que ficou reprovado. Assim, não precisa refazer a prova completa.

Caso já tenha feito a prova anteriormente, para consultar suas notas você deve acessar a página do participante do ENCCEJA (link).

Veja também: 6.500 bolsas para 13 cursos a distância de tecnologia – NÃO precisa ter concluído o ensino médio para fazer os cursos

Afinal, qual a data de inscrição da prova do ENCCEJA 2020?

O presidente do INEP já informou que a prova está prevista para dezembro de 2020. No entanto, trata-se de uma previsão, a data exata não foi confirmada, pois ela poderá acontecer em dezembro ou em um mês posterior.

A data de inscrição do ENCCEJA 2020 também ainda não foi informada. Dessa forma, quem deseja fazer a prova do ENCCEJA 2020 deve aguardar o INEP informar a data de inscrição. Portanto, você NÃO perdeu a inscrição 2020 pois ela ainda não aconteceu.

Em breve o INEP deverá divulgar o edital com as datas de inscrição, da prova e de todas as etapas relacionadas ao ENCCEJA 2020.

Quer ser avisado(a) quando será a inscrição do ENCCEJA: Clique e participe do nosso Canal no App Telegram

Toda essa demora em divulgar as datas se deve ao que estamos passando por uma quarentena causada pela pandemia do Coronavírus (Covid-19). Exatamente por esse motivo, o INEP ainda não informou a data de inscrição nem a data da prova do ENCCEJA 2020.

Enquanto isso, você pode aproveitar o tempo para estudar e se preparar para a prova através dos links abaixo.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

22 Comentários

  1. José Afonso disse:

    Fiz a a inscrição do enceja para concluir o segundo grau em 2019. Mas nao fiz a prova..de conclusão. Do segundo grau. Em 2019.Quando abrir novamente a data de inscrição da prova de conclusão do segundo grau do enceja,2020 ,seja antes ou depois de dezembro de 2020. Eu terei que fazer uma nova inscrição para concluir o segundo grau do enceja 2020 ?OU a inscrição que eu já fiz em 2019 ainda está valendo. . Sendo que em 2019. Eu fiz a inscrição no enceja pRa concluir o segundo grau. Mas não fiz a prova…

  2. Edimara vieira dos santos disse:

    Bom dia gostaria de saber se posso me escrever no edital quando abrir as vagas parei de estudar no 7 sétimo ano do fundamental tenho 37 anos se posso concluir o ensino médio direto ou não

  3. Rebeca disse:

    Quero me escrever no digital quando abri as vagas .eu parei no 8ano. Tenho 20 anos .

  4. Francinelda disse:

    As provas deveria ser aplicada no mês de agosto e dezembro ser o resultado

  5. Andreia disse:

    Não consegui fazer a inscrição esse ano, ainda tava na data mas só fala q tava encerrado….. Como faço agora? Olhei o calendário na data estava aguardando

  6. Eva soles de Souza silva disse:

    Fiz as provas do ensino médio 2019 e pelo que vi passei em todas , mas não sei como faço para pegar meu certificado , na escola onde eu fiz a prova?

  7. Karla disse:

    Eu tirei 94 pontos em linguagem
    E 96 em matemática
    E 7.2 em redação
    Vou ter que refazer redação tbm

  8. Maria Claudia disse:

    Ano de 2019 eu fiz a prova do enceja,eu passei,sendo que fiquei devendo se eu nao me engano duas matérias (isso pq eu nao sabia que tinha que comparecer nos dois horários,pois eu tinha marcado pela tarde),eu passei na prova que eu fiz,sera que tenho que refazer uma nova inscrição pra fazer as outras???

  9. Jefferson disse:

    Tá muito bagunçado esse negócio sobre a inscricao do enceja 2020 … Muito confuso .cada um fala uma coisa!!! Se tiver realmente acompanhando e avisando sobre notícias desse assunto agradeço!

  10. Albert disse:

    Bom dia, fiz o Enem em 2015 (quando a nota dava diploma de ensino médio) fiquei só em uma matéria, gostaria de saber se no encceja poderia eliminar essas matérias, ao qual fui aprovado no Enem, desde já agradeço

  11. Andrea melo disse:

    Fiquei em matemática ,como faço pra validar esse é fazer minha escrissao de matemática?

  12. Maria da Conceição Bessa de Sousa Magalhães disse:

    Bom dia
    Eu fiz a prova do enceja agosto de 2019,mas até agora não consegui ver minhas notas.
    Gostaria de saber se eu fui aprovada.como faço?
    Pois esqueci minha senha e entro para cadastra nova senha não chega nada no e-mail.
    Por favor se vcs poder me dá um retorno ficarei muito agradecida coloquei o novo email aqui tá o email do meu filho agora

  13. Anderssom disse:

    Qual a data da inscrição para o enceja 2020?

  14. Andersson disse:

    Bom dia , ainda não saiu sem data de inscrição do ENCCEJA?

  15. Liliane Maria Pereira disse:

    olá! conclui a matricola do meu irmã e o meu ,mas não consigo entrar no participante.