IFMA abre inscrição em 200 vagas de pós-graduação EaD grátis

200 vagas para pós-graduação grátis a distância no edital do seletivo 2020 do IFMA (Instituto Federal do Maranhão), distribuídas em várias cidades.

Compartilhe esta postagem:

O IFMA (Instituto Federal de Educação do Maranhão) abre inscrição para pós-graduação grátis a partir de segunda-feira (13). O edital 10/2020, regulamenta o seletivo para o curso grátis de pós-graduação lato sensu (especialização) em Informática na Educação na modalidade Educação a Distância (EaD). Estão sendo ofertadas 200 vagas em diversas cidades polos listadas abaixo.

O curso é totalmente grátis, pois o IFMA é uma instituição pública federal. Portanto não será cobrada taxa de inscrição nem mensalidade no decorrer do curso, que tem duração média de 18 meses.

A inscrição pode ser feita no período a partir das 08h do dia 13 de julho até às 23:30hs do dia 28 de julho de 2020, somente pela internet, no link no final desta matéria. O seletivo será feito através de análise curricular. Ou seja, toda documentação exigida no edital, deve ser enviada escaneada em formato PDF no ato da inscrição on line.

Pode participar quem já concluiu qualquer curso superior, seja bacharel ou licenciado ou tecnólogo.

O curso é na modalidade Educação a Distância (EaD), ou seja, as aulas serão ministradas via internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de apostilas em PDF e/ou videoaulas e/ou outros formatos, conforme metodologia do professor de cada disciplina.

O aluno precisará obrigatoriamente comparecer ao polo somente quando houver os encontros ou aulas presenciais com atividades práticas e para fazer as provas.

Receba no celular notícias de cursos grátis: Clique e participe do nosso Canal no App Telegram

Cidades polos no seletivo do IFMA para pós-graduação em Informática na Educação

ATENÇÃO: você pode fazer a inscrição para a pós-graduação no IFMA morando em qualquer cidade, no entanto deve ter disponibilidade para participar dos encontros presenciais obrigatórios.

Os encontros são realizados periodicamente, podendo ser uma vez ou mais vezes ao mês, preferencialmente aos sábados, segundo edital. Dessa forma, verifique as eventuais despesas que terá para se deslocar até a cidade polo, pois todos os gastos são por conta do aluno.

  • Dom Pedro: total de 50 vagas, sendo 03 para deficientes, 10 para auto declarados pretos/pardos, 03 para indígenas, e 34 para concorrência universal.
  • Fortaleza dos Nogueiras: total de 50 vagas, sendo 03 para deficientes, 10 para auto declarados pretos/pardos, 03 para indígenas, e 34 para concorrência universal
  • São Luís: total de 50 vagas, sendo 03 para deficientes, 10 para auto declarados pretos/pardos, 03 para indígenas, e 34 para concorrência universal.
  • Vitorino Freire: total de 50 vagas, sendo 03 para deficientes, 10 para auto declarados pretos/pardos, 03 para indígenas, e 34 para concorrência universal.

LINKS e ARQUIVOS para acesso dos candidatos

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

11 Comentários

  1. Joseane disse:

    Se é um curso EAD por que terá que haver encontros presenciais?

    • Porque é assim que a legislação determina na educação formal. Curso EaD sem encontro somente se for curso livre.

    • Maria de Fatima Soares disse:

      pelo que conheço referente a cursos Ead, sempre houve encontros presenciais nos polos, para quê? para os alunos tirarem dúvidas, essas sempre existem, o curso EaD não é um curso totalmente online. Quado se realiza cursos de graduação ou pos graduação o estudante precisa realizar provas e apresentar portfólios estes são realizadas no polo, lá existe um tutor para cada curso, esses encontros dependem, podem ser semanal ou mensal.

  2. Patricia disse:

    Então terão aulas presenciais??
    Porque sou de Minas Gerais BH

  3. Gisélia Rodrigues disse:

    Moro em Salvador.
    Tem vaga pra Bahia?

  4. Marcos disse:

    Boa tarde,
    Fiquei com uma dúvida.
    Se o seletivo é do IFMA, porque este edital ou o próprio processo não aparece no portal do próprio IFMA?

  5. dorival gusmao velame disse:

    bom dia tem polo em s.jose campos,sao paulo,para ir de vez o outra

  6. Natanael disse:

    Pessoal tem que ler mais, Principalmente o Edital que explica muita pergunta ai abaixo.