Prova Encceja 2020: fique atento às normas e inscrições

Para fazer a prova do Encceja 2020 fique atento às normas e se prepare estudando com apostilas grátis para quando as inscrições começarem.

Compartilhe esta postagem:

Não perca mais oportunidades por falta de certificado de conclusão escolar! Quem não conseguiu completar os estudos basta realizar a prova Encceja 2020, com ela você assegura chances de conquistar seu diploma, certificando que concluiu o ensino fundamental ou ensino médio.

O que é o Encceja?

Encceja é a sigla referente ao Exame Nacional para Certificação das Competências de Jovens e Adultos. Trata-se de uma prova realizada todo ano pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão do Ministério da Educação (MEC). Estas provas têm a função de avaliar o conhecimento daquelas pessoas que não tiveram oportunidades de frequentar a escola ou não concluíram o ensino (fundamental ou médio) na idade prevista pelo MEC.

Um resultado satisfatório na prova garante o certificado de conclusão escolar, além de abrir portas para continuar os estudos nos níveis seguintes. O diploma conquistado por meio do Encceja tem o mesmo valor daquele adquirido no ensino regular.  

Quem pode realizar as provas do Encceja?

O público alvo ao qual o exame se destina são os brasileiros que, por alguma razão, tiveram que interromper os estudos, por questões financeiras, privação de liberdade, entre outros; não conseguindo concluir na idade adequada.

Para quem deseja obter o certificado de conclusão do ensino fundamental, a idade mínima é de 15 anos completos até a data da prova; e, para a prova de conclusão do ensino médio a idade mínima exigida é de 18 anos completos.

Veja também: 6.500 bolsas para 13 cursos a distância de tecnologia

Não é necessário que a pessoa ingresse em escola ou curso para que possa realizar a prova, pois os conteúdos necessários serão disponibilizados pelo Inep. No final desta matéria tem links para apostilas específicas elaboradas pelo Inep.

Encceja 2020: como as provas serão realizadas

A aplicação das provas do Encceja ocorrem todo ano e somente num único dia, contemplando os turnos da manhã e tarde. O exame é composto, ao total, por quatro provas objetivas, em que cada uma deverá conter 30 questões de múltipla escolha, além disso, a prova conta com uma redação que deve ser elaborada no gênero dissertativo-argumentativo. A temática da redação deverá ser de relevância cultural, social ou política.

A pontuação mínima de acertos necessária para que o candidato possa adquirir o diploma é de 100 (cem) pontos  em cada prova; já a pontuação da redação (que vale de 0 a 10) deverá ser de 5 pontos, no mínimo, para aprovação.

Inscrições do Encceja 2020

A inscrição para o Encceja 2020 ainda não tem data. A prova também ainda não tem data. Essas datas ainda não foram divulgadas por causa da pandemia que estamos passando.

Quer ser avisado(a) quando abir as inscrições do Encceja 2020? Clique e participe do nosso Canal no App Telegram

Somente quando edital for publicado é que serão disponibilizadas as datas de inscrição e da prova. Enquanto isso, acesse os links abaixo, estude e se prepare. Quando a prova acontecer, você já estará preparado(a).

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

24 Comentários

  1. APARECIDA DA CONCEIÇÃO SILVA LESSA disse:

    Já começou as inscrições do encceja 2020???

  2. Genilda disse:

    As inscrições do enceja ,2020 já encerraram?? Por favor diz que não devido a pandemia de mais um prazo para as inscrições.. pfv

  3. Taciane souza da silva disse:

    Para quem só precisa fazer uma matéria, do que é preciso Na escricao?

  4. Maria Joeci Silva disse:

    Eu fiz a prova do ano 2019 só em matemática que não passei.Ainda não consegui pegar o resultado no IFS gostariam de fazer esse ano a prova de matemática para concluir.

  5. Johnathan Gonçalves Ferreira disse:

    Eu perdi a inscrição da prova do encceja 2020 como fazer para se inscrever..?

  6. Maria Luíza disse:

    Quando e ah escrisao do incceja 2020

  7. Agnes de oliveira disse:

    Ola, eu fiz a prova no ano passado de matematica e ciencias, mas perdi a hora e nao consegui fazer a de português. Por favor me mandem um email com a data da inscrição. Grata

  8. Diego Ferreira disse:

    Ainda tem vagas para o encceja?
    Gostaria de fazer minha inscrição aqui no interior de São Paulo em São José do Rio Preto…

  9. Karen Daumas Martins disse:

    E para quem ficou so em uma matéria, como funciona ? O que precisa ser feito? Eu por exemplo fiquei só em matemática e passei no resto,em redação tbem atingi uma pontuação que passa. Como funciona nesses casos.

  10. Priscilla Marinho da Silva disse:

    Fiz a prova ano passado , só que ainda não peguei o certificado, Como faço pra pegar e aonde ??

  11. Maria Velusia Da Silva Soares disse:

    Fiz aprova acho que foi ou 2008 ou 2009 passei, mas nunca peguei o certificado como faço pra pegar? pois estou precisando muito.

  12. Márcia Rodrigues de Freitas Nogueira disse:

    Onde faço a inscrição??????

  13. Michele Vieira disse:

    Já está aberta as inscrições?

  14. FABIANA DE OLIVEIRA DE SOUZA disse:

    Por que que quando vc digita a data da inscrição no google aparece que foi divulgada em maio e quando vou fazer a inscrição aparece escrito inscrições encerradas?

  15. FABIANA DE OLIVEIRA DE SOUZA disse:

    Ae vocês dizem que ainda não foi divulgado a data de inscrição se quando digitados no Google a data da inscrição diz que foi na quinzena de maio e quando agente faz a inscricao da que as inscrições foram encerradas?