Inscrição para graduação grátis a distância no IFMA termina 26 de junho – Edital 37/2020

Última semana de inscrição para graduação grátis a distância no IFMA (Instituto Federal do Maranhão). Estão sendo ofertadas o total de 150 vagas em diversas cidades polos.

Compartilhe esta postagem:

A inscrição para graduação grátis a distância promovida pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) – Edital 37/2020, se encerra na sexta-feira, dia 26 de junho de 2020. São 150 vagas em várias cidades polos.

A inscrição pode ser feita somente pela internet no link disponível no final da matéria. Não será cobrada nenhuma taxa de inscrição. O IFMA é uma instituição pública federal, portanto no decorrer do curso também não será cobrada nenhuma mensalidade.

A seleção dos candidatos terá como critério o Coeficiente de Rendimento (CR) calculado com base nas notas das disciplinas do ensino médio informadas pelo candidato no momento da inscrição (preenchimento on-line do formulário de inscrição). A documentação exigida que consta no edital, deverá ser enviada escaneada em formato PDF.

Como funciona a graduação a distância (EaD) no IFMA?

O curso ofertado é na modalidade Educação a Distância (EaD), ou seja, as aulas serão ministradas via internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de apostilas em PDF e/ou videoaulas e/ou outros formatos, conforme metodologia do professor de cada disciplina.

O aluno precisará obrigatoriamente comparecer ao polo somente quando houver os encontros ou aulas presenciais com atividades práticas e para fazer as provas, preferencialmente nos finais de semana (ou eventualmente em outro dia da semana) e avisados com antecedência.

Assim, mesmo quem não mora na cidade polo, pode se inscrever e fazer o curso morando em qualquer outra cidade (nesse caso, verifique os eventuais custos de passagem e estadia para participar dos encontros, que serão totalmente por conta do aluno).

De quanto em quanto tempo serão os encontros? Poderá ser uma, duas ou mais vezes ao mês, conforme a necessidade. Todavia, a periodicidade exata dos encontros não consta no edital e será conhecida somente no decorrer do curso.

Receba no celular notícias de cursos grátis: Clique e participe do nosso Canal no App Telegram

Sobre o curso de graduação ofertado e quem pode participar

O único curso de graduação (curso superior) ofertado neste seletivo é de Licenciatura em Química. O curso de Licenciatura é destinado portanto, à formação de professores, nesse caso, de Química. Tem duração média de quatro anos. Pode participar do seletivo quem já concluiu o ensino médio.

Quem já tem curso superior também pode participar. No entanto, se ainda estiver cursando em instituição pública, não pode, pois segundo a legislação federal, não é permitido ocupar duas vagas ao mesmo tempo em instituição pública, mesmo que seja em instituições diferentes.

Vagas e cidades polos do seletivo para graduação a distância no IFMA

As vagas estão distribuídas nas cidades listadas abaixo. De acordo com o edital, há cotas para ampla concorrência, deficientes, alunos de escolas públicas, autodeclarados pretos e pardos, e indígenas.

  • São João dos Patos: 30 vagas
  • Dom Pedro: 30 vagas
  • São Luís (capital): 30 vagas
  • Colinas: 30 vagas
  • Codó: 30 vagas

LINKS e ARQUIVOS para acesso dos candidatos

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!