SiSU 2020.2 terá cursos superiores a distância (EaD)

Cursos superiores a distância (EaD) poderão ser ofertados pelo SiSU. Novidade passa a valer já a partir da edição do meio do ano de 2020.

Compartilhe esta postagem:

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira (25) uma portaria que permite que o SiSU (Sistema de Seleção Unificada) tenha oferta de cursos superiores a distância (EaD).

O link para a portaria na íntegra está disponível no final da matéria.

Trata-se de uma novidade pois até então o SiSU ofertava somente cursos superiores na modalidade presencial. No entanto, as universidades que usam o SiSU ofertavam também cursos superiores a distância mas utilizavam processos seletivos separados e específicos para os cursos a distância.

Veja também: inscrição para curso superior a distância no Instituto Federal

Dessa forma, com essa portaria, quem tiver interesse em fazer cursos superiores a distância em universidades públicas, obrigatoriamente terá que fazer a prova do ENEM.

A saber: a oferta de cursos superiores a distância pelo SiSU depende de cada instituição, que poderá optar por ofertar seus cursos a distância pelo SiSU ou fazer seletivos próprios.

A portaria também determina que as universidades que aderirem ao Sisu devem:

  • disponibilizar meio digital para que o estudante possa encaminhar a documentação digitalizada exigida para a matrícula;
  • publicar, em suas páginas eletrônicas na internet, a lista de espera por curso, turno e modalidade de concorrência, assim como a sistemática adotada para convocação dos candidatos.

Receba notícias de cursos superiores a distância no celular: Clique e participe do nosso Canal no App Telegram

SiSU com cursos superiores a distância passa a valer a partir deste ano

O Sisu é o programa do governo que seleciona candidatos para universidades públicas brasileiras por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio. Portanto, para participar do SiSU e ter acesso aos cursos a distância, é necessário fazer a inscrição no ENEM.

Todos os cursos superiores ofertados pelo SiSU, sejam presenciais ou a distância são grátis, pois são ofertados por instituições públicas federais e estaduais.

As mudanças passam a valer já para a seleção do segundo semestre deste ano (2020.2) e em edições futuras. De acordo com o MEC, as inscrições do Sisu de meio de ano serão entre os dias 16 e 19 de junho.

Link para a portaria 493 no Diário Oficial do União

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!