Seletivo 2020 para graduação grátis no IFMA a distância (EaD) – Edital 37/2020

150 vagas no seletivo 2020 para graduação grátis (curso superior) no Instituto Federal (IFMA) na modalidade educação a distância (EaD). Polos em diversas cidades.

Compartilhe esta postagem:

Edital 37/2020 do Seletivo 2020 para Curso de Graduação na modalidade Educação a Distância (EaD) ofertado pelo IFMA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão), por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Estão sendo oferecidas o total de 150 vagas em diversas cidades polos.

As inscrições podem ser feitas no período a partir das 09 horas do dia 25 de maio até às 23:59h do dia 26 de junho de 2020, somente pela internet, no link no final desta matéria. A documentação exigida que consta no edital, deverá ser enviada escaneada em formato PDF.

A inscrição é gratuita, não será cobrada nenhuma taxa. O IFMA é uma instituição pública federal, portanto no decorrer do curso também não será cobrada nenhuma mensalidade.

A seleção dos candidatos terá como critério o Coeficiente de Rendimento (CR) calculado com base nas notas das disciplinas do ensino médio informadas pelo candidato no momento da inscrição (preenchimento on-line do formulário de inscrição).

Como funciona a graduação a distância (EaD) no IFMA?

O curso ofertado é na modalidade Educação a Distância (EaD), ou seja, as aulas serão ministradas via internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de apostilas em PDF e/ou videoaulas e/ou outros formatos, conforme metodologia do professor de cada disciplina.

O aluno precisará obrigatoriamente comparecer ao polo somente quando houver os encontros ou aulas presenciais com atividades práticas e para fazer as provas, preferencialmente nos finais de semana (ou eventualmente em outro dia da semana) e avisados com antecedência.

Veja também: Pós-graduação grátis a distância no IFMA

Assim, mesmo quem não mora na cidade polo, pode se inscrever e fazer o curso morando em qualquer outra cidade (nesse caso, verifique os eventuais custos de passagem e estadia para participar dos encontros, que serão totalmente por conta do aluno).

De quanto em quanto tempo serão os encontros? Poderá ser uma, duas ou mais vezes ao mês, conforme a necessidade. Todavia, a periodicidade exata dos encontros não consta no edital e será conhecida somente no decorrer do curso.

Receba notícias de cursos grátis no celular: Clique e participe do nosso Canal no App Telegram

Sobre o curso de graduação ofertado e quem pode participar

O único curso de graduação (curso superior) ofertado neste seletivo é de Licenciatura em Química. O curso de Licenciatura é destinado portanto, à formação de professores, nesse caso, de Química. Tem duração média de quatro anos. Pode participar do seletivo quem já concluiu o ensino médio.

Quem já tem curso superior também pode participar. No entanto, se ainda estiver cursando em instituição pública, não pode, pois segundo a legislação federal, não é permitido ocupar duas vagas ao mesmo tempo em instituição pública, mesmo que seja em instituições diferentes.

Vagas e cidades polos do seletivo para graduação a distância no IFMA

As vagas estão distribuídas nas cidades listadas abaixo. De acordo com o edital, há cotas para ampla concorrência, deficientes, alunos de escolas públicas, autodeclarados pretos e pardos, e indígenas.

  • São João dos Patos: 30 vagas
  • Dom Pedro: 30 vagas
  • São Luís (capital): 30 vagas
  • Colinas: 30 vagas
  • Codó: 30 vagas

LINKS e ARQUIVOS para acesso dos candidatos

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

21 Comentários

  1. Jeovania Luz Sales disse:

    Só queria saber por que na maioria das vezes, não dsponibizam cursos dessa e de outras modalidades, para a cidade de Açailândia – MA, especialmente agora.
    É como se não existissemos.
    Fica aqui a minha indagação e protesto.

  2. claudio Henrique dos santos silva disse:

    Ótima opção para nós nesse momento de pandemia

  3. Regina Paiva disse:

    Excelente trabalho sr. jornalista Raimundo de Castro, parabéns!
    Por favor, preciso muitíssimo falar contigo. Aguardando, grata!

  4. Denilson disse:

    Olá bom dia!
    Sou Denilson da cidade de São Mateus/ES.
    Gostaria de saber sobre este curso online gratuito de graduação Superior da IFMA,se é realmente certo ou se é fraude,pois me interesso e após eu ter realizado a leitura do edital,aguardo até às 09:00h da manhã do dia 25/05 para realizar a minha inscrição.
    Só que o link disponível não funciona.

  5. João OLIVEIRA disse:

    Se o curso é EAD por que não disponibilizar pra todos os municípios do Estado do Maranhão? Tem coisa que é difícil de entender devido sua facilidade e esse governo comunista dificulta pra o povo!

  6. José Emidio disse:

    Muito boa a oportunidade, lamentável por que nunca oferecem oportunidades pra região da baixada é triste somos um povo esquecido.

  7. Gerlane disse:

    o link da inscrição não esta abrindo

  8. Elizandra de melo Galdino Sanches disse:

    Não tem vaga em São João da Boa Vista…..

  9. VANIELEM COSTA disse:

    Educação Física em tempos de COVID-19 – possibilidades práticas, saiu o resultado onde encontro o nome dos candidatos selecionados?

  10. Vanessa disse:

    Quando acesso o link, não aparece como fazer a inscrição

  11. Vanessa disse:

    Fiz a minha inscrição, quando sai o resultado ?

  12. Vanessa Santos disse:

    Até hoje vai as inscrições, quando sai o resultado ?

  13. Neisangela de Sá Raposo disse:

    Boa noite!
    Estou aguardando ansiosa o resulta do processo seletivo.Acreditando que tenho grandes chances de ser selecionada.

  14. JORGE CLAUDIO ARAUJO RABELO disse:

    O RESULTADO DA LICENCIATURA SERÁ SOMENTE EM AGOSTO.