10 perguntas e respostas sobre pós-graduação a distância (EaD)

A modalidade Educação a Distância (EaD) é a que mais cresce atualmente com a oferta de cursos dos mais variados. Quando se trata de pós-graduação, os interessados ainda têm algumas dúvidas Nessa matéria, respondemos 10 perguntas sobre cursos de pós-graduação a distância (EaD).

Compartilhe esta postagem:

Fazer uma pós-graduação a distância (EaD) é uma ótima oportunidade de qualificação profissional. As 10 perguntas e respostas listadas abaixo irão te ajudar a decidir por fazer sua pós-graduação.

Caso já tenha concluído seu curso superior, é imprescindível que inicie imediatamente sua pós-graduação. Ela poderá te proporcionar benefícios como preciosos pontos em provas de títulos e concursos, possibilidade de promoção no trabalho e aumento de salário.

1. O que é uma Pós-graduação a distância (EaD)?

As pós-graduações a distância são os cursos, cuja a maior parte da carga horária e atividades realizadas pelo aluno são realizadas online, em uma plataforma da própria instituição.

Algumas instituições oferecem aulas 100% virtuais – com provas que também podem ser feitas de casa ou de qualquer lugar. Já outras podem exigir que o estudante compareça ao polo para realizar provas ou atividades laboratoriais presenciais.

Por esse motivo, antes de escolher onde estudar, tenha certeza de qual é o método de ensino da instituição escolhida e qual a localização de seu polo para fazer as eventuais atividades presenciais. A Faculdade Única, de propriedade do Grupo Prominas, por exemplo, oferece cursos de pós-graduação 100% a distância.

2. A pós-graduação a distância é reconhecida pelo MEC?

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os cursos de pós-graduação lato sensu (especialização e MBA) a distância podem ser ofertados por instituições de educação superior, desde que elas possuam credenciamento pelo MEC para tal atividade. 

Portanto, para ter certeza sobre a regularidade dessa instituição, o MEC disponibiliza o E-MEC, um portal que oferece informações sobre as instituições de educação superior credenciadas e os cursos superiores autorizados. Basta checar a situação da faculdade ou universidade certificadora – veja um tutorial de como fazer essa verificação.

3. Quais são as modalidades de pós-graduação EaD e qual sua duração?

No Brasil, todas as pós-graduação lato sensu (especialização e MBA), possuem ofertas de cursos a distância, seja parcialmente ou totalmente a distância. Quanto a pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado)., já há uma liberação do MEC para oferta a distância, mas o projeto dos cursos ainda estão em análise.

4. Qual a diferença entre pós-graduação presencial, semipresencial e a distância?

Presencial

Como o próprio nome diz, as aulas do curso, nesse caso, são ministradas presencialmente em uma unidade da faculdade ou universidade. O aluno precisa comparecer ao local para assistir as aulas, fazer as provas e realizar outras atividades. Geralmente as aulas acontecem de segunda a sexta.

A distância

As aulas realizadas a distância concentram a maior parte das atividades no modo online e exige, em alguns casos, a presença dos alunos apenas para atividades ou provas esporádicas, uma vez por mês, por exemplo, semestralmente ou até mesmo só para a apresentação do trabalho de conclusão do curso. Algumas opções de instituições não requerem a presença do aluno à faculdade em nenhum momento do curso. 

Semipresencial

A modalidade semipresencial mescla atividades presenciais e a distância e exigem uma frequência maior do aluno em relação ao EaD, podendo ter aulas presenciais uma ou mais vezes por semana ou todo final de semana.

5. Uma pós-graduação a distância é mais barata que a presencial?

Normalmente as pós-graduações a distância (EaD) são mais baratas do que as opções presenciais. Isso porque a instituição de ensino não tem custos com estrutura presencial, estrutura para atender os alunos, material impresso, entre outros. 

Dessa forma, é possível encontrar pós-graduações a distância com ótimos preços. No Quero Bolsa, por exemplo, você encontra opções de cursos com super descontos e mensalidades baixíssimas. Clique no botão abaixo para ver as opções:

6. É possível ter contato com o professor quanto se faz uma pós-graduação a distância?

Sim, é possível! Uma pós-graduação a distância não fica devendo em nada quando o assunto é interação com professores e outros colegas de turma. Isso porque o aluno tem acesso à plataforma digital disponibilizada pela faculdade e, nesse local, são postadas as matérias, exercícios e demais tarefas – além de haver um espaço exclusivo para contato com cada professor. 

É claro que a estrutura da plataforma virtual que será acessada pelo aluno irá variar de acordo com cada instituição de ensino. Porém, é comum a todas elas que haja um espaço para mensagem direta ao professor, além de horários fixos durante a semana em que ele estará de plantão, além de fóruns onde os estudantes podem interagir uns com os outros, trocando experiências e fortalecendo o networking

7. É necessário fazer provas e trabalhos de pós-graduação a distância?

O processo para avaliação em uma pós-graduação a distância é o mesmo que de uma presencial. O que muda são as formas como eles são aplicados.

Assim, você continuará tendo que fazer trabalhos, tarefas e realizando as provas avaliativas – até porque, os professores precisam atestar que você realmente absorveu todo o conteúdo, não é mesmo?

Também varia de acordo com a determinação de cada instituição a periodicidade com que são aplicadas as provas. Algumas pedem avaliações semanais, quinzenais, mensais ou semestrais. Também há opções que exigem apenas a realização de uma prova ao final do curso para que o aluno comprove seu aprendizado.

8. É necessário fazer Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na pós-graduação EaD?

Com a Resolução 01/2018, a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para as pós-graduações lato sensu (ou seja, especializações e MBA) deixaram de ser obrigatórias. Dessa forma, fica a critério de cada instituição exigir que o aluno apresente o trabalho para que consiga, então, o tão sonhado certificado.

Essa regra também é válida para os cursos de pós-graduação lato sensu a distância. Sendo assim, com a resolução, muitas faculdade pararam de exigir a entrega do trabalho como premissa para conclusão das aulas.

Lembre-se que essa regra é válida apenas para cursos lato sensu. Ou seja, as pós-graduações stricto sensu continuam exigindo a entrega da dissertação, no caso de mestrados, e da tese, no caso de doutorados. 

9. O certificado da pós-graduação EaD tem o mesmo valor que de uma presencial?

Ao finalizar uma pós-graduação lato sensu, o aluno recebe um certificado. Já se ele conclui a pós stricto sensu, é entregue um diploma. Se o curso realizado for online, não será discriminado no certificado ou no diploma que as aulas foram realizadas a distância.

Ainda, os documentos terão a mesma validade que aquele obtido após a realização de um curso presencial. Dessa forma, não há qualquer perda de valor quando concluir o seu curso a distância!

10. A pós-graduação a distância fica registrada no certificado?

Independentemente de ter cursado uma pós-graduação a distância ou presencial, o seu certificado, ao final das aulas, apenas atestará que você realizou o curso durante determinado período naquela instituição escolhida. No certificado não vem escrito que o curso foi a distância.

E agora… quer começar a sua pós a distância?

Agora que você já tirou todas as suas dúvidas, vou te fazer uma pergunta: o que te impede de começar a sua pós-graduação a distância?

Com preços mais baratos, é possível fazer o seu curso, ganhar mais conhecimento, ter destaque no mercado de trabalho e valorizar o seu currículo. Esse é um investimento em VOCÊ e no seu FUTURO para que sua carreira tenha estabilidade – independentemente do cenário econômico que estamos vivendo.

E o Quero Bolsa pode ajudá-lo na missão. A plataforma online disponibiliza milhares de pós-graduações (tanto especializações, quanto MBA), a distância, semi-presenciais ou presenciais, com descontos de até 80%. Mas não perca tempo, porque as vagas são limitadas! Confira abaixo:

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!