Como verificar se uma instituição é credenciada pelo MEC?

Antes de fazer um curso superior ou pós-graduação, saiba como verificar se a instituição é credenciada no MEC (Ministério da Educação).

Compartilhe esta postagem:

Como verificar se uma Instituição de Ensino Superior (IES) – Faculdades, Centros Universitários e Universidades – é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC)? Entenda todo o processo que envolve o credenciamento das Instituições até o reconhecimento do curso. Para que o seu curso tenha validade no mercado de trabalho, a instituição precisa funcionar de acordo com todas as exigências do MEC.

Este conteúdo foi produzido em parceria com a Faculdade Única de Ipatinga, instituição que oferece a maior gama de cursos de pós-graduação com mensalidades que cabem no seu bolso e totalmente credenciada pelo MEC. Clique aqui para ver as opções de cursos e mensalidades.

O que é credenciamento do MEC?

Toda Instituição de Ensino Superior tem que ser credenciada junto ao Ministério da Educação. Isso é necessário para que a IES possa atuar legalmente na Educação Superior. Ao ser credenciada, ela pode ser classificada como Centro Universitário, Faculdade ou Universidade. Se a instituição NÃO for credenciada, ela NÃO pode matricular alunos e oferecer convalidação de certificado/diploma por outra instituição.

Como é Obtida a Autorização Para o Funcionamento dos Cursos?

Durante seu credenciamento, a IES pode pedir a autorização para criar até cinco cursos.

Como um Curso se Torna Reconhecido Pelo MEC?

Após abertas as primeiras turmas do curso autorizado pelo Ministério da Educação, o próximo passo seria buscar o reconhecimento do MEC. Quando a primeira turma desse curso está com a conclusão de sua carga horária entre 50% e 75% concluída, a faculdade deve solicitar o reconhecimento junto ao Ministério da Educação.

Uma comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) visita a instituição para avaliar a qualidade dos cursos. São avaliados três quesitos: a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura da instituição. Com base nessa visita, o MEC define se o curso será reconhecido por ele ou não.

Mesmo após obtido o reconhecimento do curso, a instituição ainda receberá visitas regulares do Inep para ver se a qualidade se mantém ao longo do tempo.

Como Posso Conferir se Uma Instituição é Credenciada Junto ao MEC?

Para verificar se uma Instituição é devidamente credenciada junto ao MEC basta acessar o site e-MEC (http://emec.mec.gov.br/), que contem o cadastro de todas as IES e cursos de graduação e pós-graduação lato sensu (especialização), e seguir os passos abaixo (o sistema não é otimizado para celulares, é recomendado usar computador comum):

1. Clique na aba consulta avançada;

2. Preenche a sigla OU nome completo da instituição (atenção aos acentos);

3. Preencha o código de verificação (não precisa preencher os demais dados);

4. Clique em pesquisar.

Se tiver preenchido tudo correto, vai aparecer em seguida, abaixo do formulário de busca, o nome da instituição como resultado da busca, clique na lupa na extremidade direita do nome da instituição e na página seguinte, navegue pelo menu superior e/ou clique no curso desejado para ver os detalhes.

Imagem ilustrativa dos passos 1 a 4.
Clique na lupa para ver os detalhes da instituição.
Navegue pelos menus e cursos.
Navegue pelos menus e cursos.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!