Cursos superiores para trabalhar como freelancer
Compartilhe esta postagem:
O trabalho freelancer é uma realidade para milhares de brasileiros. Sem carteira assinada, rotina ou local fixo de trabalho – por opção própria ou como alternativa à falta de oportunidades do mercado –, muitos profissionais oferecem seu talento para diversos clientes, por tempo determinado ou por serviço.
www.castrodigital.com.br

Siga o Castro Digital nas Redes Sociais:
 Instagram
 
 Facebook
 
 Twitter
 
 WhatsApp .
Para melhor compreensão do mundo dos “freelas”, a Rock Content, uma empresa de Marketing de Conteúdo, realizou a terceira edição do relatório Mercado Freelancer. A pesquisa, realizada entre setembro e outubro de 2019, contou com mais de 4.290 respostas de pessoas de diversas áreas, das quais 71,9% atuam ou já atuaram como freelancers.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
www.castrodigital.com.br
Importância do Ensino Superior
www.castrodigital.com.br
Um dos tópicos abordados pelo relatório é a formação acadêmica dos profissionais. A graduação é fundamental. Dos entrevistados, 93,1% possuem graduação completa, incompleta, pós-graduação ou diploma de tecnólogo.
www.castrodigital.com.br
Os profissionais com formação na área de Humanas são a maioria absoluta dos freelancers (70,7%), seguidos pelos de Ciências Sociais (14,5%, )Exatas (11,4%) e Biológicas (3,1%) – 0,3% responderam que vêm de outras áreas.
www.castrodigital.com.br
Segundo a pesquisa, os cursos mais populares são:
● Jornalismo (15,3%)
● Publicidade e Propaganda (13,1%)
● Comunicação Social (11,6%)
● Letras (8,6%)
● Administração de Empresas (6,6%)
● Design Gráfico (4,4%)
● Marketing (3,6%)
● Direito (3,4%)
● Relações Públicas (1,7%)
● Psicologia (1,5%)
● Sistemas de Informação (1,5%)
● Outros (28,6%)
Muitos profissionais formados, no entanto, não têm problemas em atuar em outras áreas. O relatório aponta que quase 40% dos respondentes não trabalham em sua área de formação.
www.castrodigital.com.br
O principal motivo para isso é que encontram mais possibilidades em outros mercados, como Produção de Conteúdo e Marketing Digital, que juntos absorvem pouco mais de 35% dos profissionais.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
www.castrodigital.com.br
Perspectiva de melhora em 2020
www.castrodigital.com.br
A expectativa da maioria dos profissionais para 2020 é que a renda com o trabalho independente aumente, com maior dedicação de tempo, mais tarefas e maior reconhecimento do próprio trabalho.
www.castrodigital.com.br
A boa perspectiva também deve atrair muitos novos candidatos às vagas de freelancer. Apenas no universo de entrevistados, centenas de respondentes que ainda não atuam independentemente revelaram o desejo de ingressar no mercado. O nicho mais visado por eles é o de Produção de Conteúdo (22,5%).
www.castrodigital.com.br
O relatório completo da Mercado Freelancer pode ser acessado aqui.
___________________
Com informações do Quero Bolsa, parceiro do Castro Digital.
Seja o primeiro a comentar!