Cursos superiores para trabalhar como freelancer

Compartilhe esta postagem:

O trabalho freelancer é uma realidade para milhares de brasileiros. Sem carteira assinada, rotina ou local fixo de trabalho – por opção própria ou como alternativa à falta de oportunidades do mercado –, muitos profissionais oferecem seu talento para diversos clientes, por tempo determinado ou por serviço.

www.castrodigital.com.br

Siga o Castro Digital nas Redes Sociais:

&nbspInstagram
&nbsp
&nbspFacebook
&nbsp
&nbspTwitter
&nbsp
&nbspWhatsApp .


Para melhor compreensão do mundo dos “freelas”, a Rock Content, uma empresa de Marketing de Conteúdo, realizou a terceira edição do relatório Mercado Freelancer. A pesquisa, realizada entre setembro e outubro de 2019, contou com mais de 4.290 respostas de pessoas de diversas áreas, das quais 71,9% atuam ou já atuaram como freelancers.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

www.castrodigital.com.br

Importância do Ensino Superior

www.castrodigital.com.br

Um dos tópicos abordados pelo relatório é a formação acadêmica dos profissionais. A graduação é fundamental. Dos entrevistados, 93,1% possuem graduação completa, incompleta, pós-graduação ou diploma de tecnólogo.

www.castrodigital.com.br

Os profissionais com formação na área de Humanas são a maioria absoluta dos freelancers (70,7%), seguidos pelos de Ciências Sociais (14,5%, )Exatas (11,4%) e Biológicas (3,1%) – 0,3% responderam que vêm de outras áreas.

www.castrodigital.com.br

Segundo a pesquisa, os cursos mais populares são:


Jornalismo (15,3%)

Publicidade e Propaganda (13,1%)

Comunicação Social (11,6%)

Letras (8,6%)

Administração de Empresas (6,6%)

Design Gráfico (4,4%)

Marketing (3,6%)

Direito (3,4%)

Relações Públicas (1,7%)

Psicologia (1,5%)

Sistemas de Informação (1,5%)

● Outros (28,6%)

Muitos profissionais formados, no entanto, não têm problemas em atuar em outras áreas. O relatório aponta que quase 40% dos respondentes não trabalham em sua área de formação.

www.castrodigital.com.br

O principal motivo para isso é que encontram mais possibilidades em outros mercados, como Produção de Conteúdo e Marketing Digital, que juntos absorvem pouco mais de 35% dos profissionais.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

www.castrodigital.com.br

Perspectiva de melhora em 2020

www.castrodigital.com.br

A expectativa da maioria dos profissionais para 2020 é que a renda com o trabalho independente aumente, com maior dedicação de tempo, mais tarefas e maior reconhecimento do próprio trabalho.

www.castrodigital.com.br

A boa perspectiva também deve atrair muitos novos candidatos às vagas de freelancer. Apenas no universo de entrevistados, centenas de respondentes que ainda não atuam independentemente revelaram o desejo de ingressar no mercado. O nicho mais visado por eles é o de Produção de Conteúdo (22,5%).

www.castrodigital.com.br

O relatório completo da Mercado Freelancer pode ser acessado aqui.

___________________

Com informações do Quero Bolsa, parceiro do Castro Digital.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!