Cemar será vendida
Compartilhe esta postagem:
A Cemar – Companhia Energética do Maranhão – deve ser vendida neste 2010. O fundo Pactual Capital Partners (PCP) que detêm 100% das ações da companhia decidiu no fim do ano passado, desmontar a sua holding de investimentos no setor elétrico, a Equatorial Energia. Quando a Equatorial abriu seu capital, seu único ativo era a Cemar.
Ao comprar as distribuidoras de energia fluminense Light – que está em negociação para vendida a Cemiga – e a maranhense Cemar, a intenção do PCP era de se tornar forte na área de distribuição, ainda em novembro de 2007. Desativar a estratégia adotada há apenas dois anos, no entanto, não significa que o fundo perderá dinheiro.
A decisão do PCP é de que a médio prazo venda a Cemar. A Cemar interessa, por exemplo, à Neoenergia, que tem ativos de distribuição no Nordeste. A intenção da PCP é conseguir um bom dinheiro pela Cemar, que passou por revisão tarifária recentemente, o que lhe garante estabilidade de receitas pelos próximos quatro anos.
A Cemar foi comprada em 2003 pela GP Investimentos no valor simbólico de R$ 1,00 (hum real) e, posteriormente, a PCP entrou no seu capital e acabou por comprar as ações do outro fundo e hoje controla 100%. O valor da Equatorial em bolsa está em R$ 1,9 bilhão.
A grande questão é quanto o PCP obterá pelas ações da Light e qual o valor atribuído à Cemar dentro da Equatorial. No ano passado, tanto a Light quanto a Cemar contribuíram cada uma com 50% da geração de caixa da Equatorial.
Fonte: Blog do Itevaldo.
ACESSE TAMBÉM:
RECADO DIGITAL – Seu site de recados para suas redes sociais na web.


Seja o primeiro a comentar!