Cemar será vendida

Compartilhe esta postagem:

A Cemar – Companhia Energética do Maranhão – deve ser vendida neste 2010. O fundo Pactual Capital Partners (PCP) que detêm 100% das ações da companhia decidiu no fim do ano passado, desmontar a sua holding de investimentos no setor elétrico, a Equatorial Energia. Quando a Equatorial abriu seu capital, seu único ativo era a Cemar.

Ao comprar as distribuidoras de energia fluminense Light – que está em negociação para vendida a Cemiga – e a maranhense Cemar, a intenção do PCP era de se tornar forte na área de distribuição, ainda em novembro de 2007. Desativar a estratégia adotada há apenas dois anos, no entanto, não significa que o fundo perderá dinheiro.

A decisão do PCP é de que a médio prazo venda a Cemar. A Cemar interessa, por exemplo, à Neoenergia, que tem ativos de distribuição no Nordeste. A intenção da PCP é conseguir um bom dinheiro pela Cemar, que passou por revisão tarifária recentemente, o que lhe garante estabilidade de receitas pelos próximos quatro anos.

A Cemar foi comprada em 2003 pela GP Investimentos no valor simbólico de R$ 1,00 (hum real) e, posteriormente, a PCP entrou no seu capital e acabou por comprar as ações do outro fundo e hoje controla 100%. O valor da Equatorial em bolsa está em R$ 1,9 bilhão.

A grande questão é quanto o PCP obterá pelas ações da Light e qual o valor atribuído à Cemar dentro da Equatorial. No ano passado, tanto a Light quanto a Cemar contribuíram cada uma com 50% da geração de caixa da Equatorial.

Fonte: Blog do Itevaldo.

ACESSE TAMBÉM:
RECADO DIGITAL – Seu site de recados para suas redes sociais na web.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!