IFMA abre 640 vagas em cursos técnicos para jovens e adultos – Edital PROEJA 105/2026
Edital publicado do seletivo com 640 vagas em cursos técnicos para jovens e adultos no Instituto Federal do Maranhão (IFMA).
Compartilhe esta postagem:
O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) publicou o edital 105/2026 do Processo Seletivo para o ano letivo 2027 da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Forma Integrada ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA).
Quer RECEBER no celular as notícias de concursos, seletivos e cursos grátis? Então escolhe e clique numa das opções para seguir: Canal no WhatsApp OU Canal no Instagram OU Canal no Telegram.
A inscrição pode ser feita no período a partir do dia 25 de setembro até dia 30 de outubro de 2026, somente pela internet, no link disponível no final desta matéria. Não será cobrada taxa de inscrição nem mensalidade no decorrer do curso, sendo, portanto, totalmente grátis. Quem não tem acesso à internet ou não sabe usar computador, pode comparecer pessoalmente ao IFMA para fazer a inscrição.
Pode participar quem tem idade a partir de 18 anos (ou mais, sem limite de idade máxima) e já tenha concluído o ensino fundamental OU esteja concluindo em 2026. Os cursos técnicos são integrados ao ensino médio, ou seja, o aluno estuda o ensino médio e o curso técnico simultaneamente, com duração de 03 anos. As aulas são presenciais de segunda a sexta. O seletivo será feita através da análise dos dados preenchidos no questionário socioeconômico. Portanto, não haverá prova para seleção.
Lista de cursos por cidades
- Açailândia: Técnico em Administração (40 vagas) noturno
- Bacabal: Técnico em Comércio (40 vagas) noturno
- Barra do Corda: Técnico em Administração (40 vagas) noturno
- Barreirinhas: Técnico em Gastronomia (40 vagas) noturno
- Buriticupu: Técnico em Administração (40 vagas) noturno
- Carolina: Técnico em Vendas (40 vagas) noturno
- Caxias: Técnico em Agricultura (40 vagas) vespertino
- Codó: Técnico em Agroindústria (40 vagas) noturno
- Imperatriz: Técnico em Administração (40 vagas) noturno
- Porto Franco: Técnico em Vendas (40 vagas) noturno
- São João dos Patos: Técnico em Vestuário (40 vagas) noturno
- Santa Inês: Técnico em Administração (40 vagas) noturno
- São Luís – Maracanã: Técnico em Agropecuária (40 vagas) vespertino, Técnico em Gastronomia (40 vagas) matutino
- São Luís – Centro Histórico: Técnico em Hospedagem (40 vagas) vespertino
- Zé Doca: Técnico em Panificação (40 vagas) noturno
Esta postagem constitui um resumo básico do edital. Portanto os candidatos interessados neste certame obrigatoriamente devem consultar todo o edital e/ou retificações disponíveis no link abaixo. Contudo, havendo divergências entre as informações desta matéria e/ou do edital, o que prevalece são as informações do edital. É de inteira responsabilidade do candidato acessar e consultar regularmente a página de acompanhamento deste certame (link abaixo) para verificar as eventuais retificações do edital, resultados e demais publicações relacionadas.
Links e arquivos para acesso dos candidatos
- EDITAL e ANEXOS do seletivo de cursos técnicos para jovens e adultos (PROEJA) no IFMA
- Link para INSCRIÇÃO on-line
- Página de ACOMPANHAMENTO: EDITAL, anexos e eventuais retificações, inscrição on-line RESULTADOS e todas as DEMAIS publicações relacionadas ao seletivo do edital 105/2026 de cursos técnicos para jovens e adultos (PROEJA) no IFMA

Perfeito:
Tenho interesse
Tenho interesse