UEMA abre 595 vagas em 4 cursos EaD grátis – Edital UEMANET 11/2024

Inscrição para 4 cursos a distância (EaD) grátis de qualificação profissional ofertados pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/UEMANET e Pronatec).

Compartilhe esta postagem:

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), através do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMANET), publicou o edital 11/2024 do seletivo e inscrição para 04 cursos grátis a distância (EaD). Estão sendo ofertadas 595 vagas distribuídas em diversas cidades polos.

Os cursos fazem parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do qual a UEMA é parceira em diversas iniciativas. O Pronatec visa ampliar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, por meio de cursos de qualificação gratuitos.

Quer RECEBER no celular as notícias de concursos, seletivos e cursos grátis? Então escolhe e clique numa das opções para seguir: Canal no WhatsApp OU Canal no Instagram OU Canal no Telegram.

Os cursos são do tipo Formação Inicial e Continuada (FIC), portanto não são cursos técnicos. A duração média de quatro meses. Serão ofertados na modalidade totalmente a distância sem necessidade de nenhum encontro presencial. Ao final do curso o aluno terá direito ao Certificado.

Inscrição e quem pode participar dos cursos EaD grátis ofertados pela UEMA/UEMANET

A inscrição pode ser feita no período a partir de 08h do dia 21 de março até 23:59h do dia 15 de maio de 2024, somente pela internet, no link disponível no final desta matéria. Não será cobrada taxa de inscrição nem nenhum tipo de mensalidade no decorrer do curso, sendo totalmente grátis.

Podem participar do curso adolescentes, jovens e adultos que já tenham concluído o ensino fundamental e dentro dos requisitos abaixo:

  • Idade a partir de 15 anos (sem limite de idade máxima);
  • Possuir certificado ou declaração de conclusão do ensino fundamental;
  • Residir na cidade de oferta do curso (lista abaixo) OU numa cidade vizinha distante até 100 Km;
  • Possuir e-mail e acesso satisfatório à internet, pois o curso será totalmente a distância.

O seletivo será feito por ordem de inscrição, ou seja, quem se inscrever primeiro ganha a vaga, desde que cumpra os requisitos e apresente a documentação exigida. Toda documentação deve ser escaneada em formato PDF e enviada no ato da inscrição no sistema on-line.

Lista de documentos exigidos: Carteira de Identidade e CPF; certificado de conclusão do ensino fundamental; comprovante de residência; se o candidato for menor de 18 anos, deve enviar também o RG e CPF dos pais ou responsável legal; comprovante de cadastro no CadÚnico (se tiver); se o aluno tiver experiência na área do curso desejado, também deve enviar o comprovante (não é obrigatório ter experiência); caso estude em escola privada, deve apresentar declaração de bolsista.

Lista de cursos e vagas por cidades polos ofertados pela UEMA/UEMANET

  • Curso Agente de Recepção e Reserva em Meios de Hospedagem: Cajapió (35), Cururupu (35), Governador Edison Lobão (35), Governador Nunes Freire (35), São João dos Patos (35) e Vitorino freire (35)
  • Curso Assistente Administrativo: Dom Pedro (30), Igarapé Grande (30), Poção de Pedras (30) e Trizidela do Vale (30)
  • Curso Gestor de Microempresa: Turiaçu (30), Água Doce do Maranhão (35), Cajari (30), Centro Novo do Maranhão (30)
  • Curso de LIBRAS: Amapá do Maranhão (35), Arame (35), Conceição do Lago Açu (35) e Alto Alegre do Pindaré (35)

Esta postagem constitui um resumo básico do edital. Portanto, os candidatos interessados neste certame obrigatoriamente devem consultar todo o edital e/ou retificações disponíveis no link abaixo. Contudo, havendo divergências entre as informações desta matéria e/ou do edital, o que prevalece são as informações do edital.

Links e arquivos para acesso dos candidatos

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

1 Comentário

  1. Allan disse:

    Essas universidades tem algum problema com São Luís, as vagas macivamente estão indo tudo para o interior.