Editais e inscrição do Concurso Nacional Unificado 2024
Editais publicados do Concurso Nacional Unificado 2024 com vagas para ensino médio, nível técnico e nível superior em diversas áreas.
Compartilhe esta postagem:
O Governo Federal, através do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), publicou os editais do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) 2024 com vagas efetivas imediatas em cargos que exigem escolaridade de ensino médio, nível técnico e nível superior em diversas áreas. A banca organizadora é a Fundação Cesgranrio.
Como funciona o Concurso Nacional Unificado?
O candidato só pode se inscrever para um único bloco e concorrer, ao mesmo tempo, a vários cargos dentro do bloco que está inscrito, desde que tenha a escolaridade exigida.
A inscrição pode ser feita no período de 19 de janeiro a 09 de fevereiro de 2024, somente pela internet, no link disponível no final desta matéria. A taxa de inscrição é de R$ 60,00 para ensino médio ou nível técnico e R$ 90,00 para nível superior.
Quer RECEBER no celular as notícias de concursos, seletivos e cursos grátis? Então escolhe e clique numa das opções para seguir: Canal no WhatsApp OU Canal no Instagram OU Canal no Telegram.
Como pedir isenção da taxa de inscrição
Primeiramente, o candidato deve se certificar das normas e procedimentos do pedido de isenção que constam no edital do bloco que pretende se inscrever. O pedido de isenção da taxa de inscrição pode ser feito no período de 19 a 26 de janeiro. O candidato que deseja pedir isenção deve, ao fazer a inscrição, marcar a opção de isenção e preencher os demais dados solicitados referentes à isenção conforme cada modalidade.
A prova objetiva para todos os cargos, prova de redação para ensino médio e prova discursiva para nível superior, estão previstas para dia 18 de agosto de 2024 (os candidatos farão provas o dia todo, pela manhã e pela tarde, ou seja, parte das questões pela manhã e a outra parte a tarde). Haverá também prova de título para alguns cargos conforme especificado em cada edital.
►APOSTILAS específicas para TODOS os BLOCOS do Concurso Nacional Unificado
Lista de cargos e vagas por blocos
- Blocos de 1 a 8: cargos de nível superior com formações específicas OU qualquer curso superior (depende do cargo)
- Bloco 8: cargos de escolaridade ensino médio OU cursos técnicos (depende do cargo)
Para melhor visualização, se estiver pelo celular, use a função zoom (gesto de pinça) ou vire o celular, ou acesse pelo computador.















Cidades de prova
No Maranhão as provas serão realizadas nas seguintes cidades: Bacabal; Balsas; Caxias; Chapadinha; Imperatriz; Pinheiro; Presidente Dutra; Santa Inês; e São Luís. Mas não confunda as cidades de realização das provas com as cidades de lotação das vagas.
A lista completa de cidades de prova em todos os estados está disponível nos editais.
►APOSTILA específica para o Bloco 8 (Ensino Médio e Cursos Técnicos)
A lotação das vagas deverá ser nas cidades dos diversos estados brasileiros (incluindo o Maranhão), onde há sede ou representação dos órgãos que fazem parte do concurso. Segundo os editais, conforme a política de lotação do órgão responsável pelo cargo/especialidade, o local de exercício será definido em editais próprios para cada cargo.
IBGE tem cargo com vagas específicas por cidades do Maranhão e outros estados
No Bloco 8, o órgão IBGE, distribuiu o cargo de Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas por cidades. Este cargo, embora o nome tenha a palavra técnico, a escolaridade exigida é ensino médio, não é necessário curso técnico. No maranhão as vagas são para as cidades: Bacabal, Governador Nunes Freire, Grajaú, Imperatriz, Pedreiras, Santa Inês, São Bernardo, São João dos Patos, São Luís, Viana. Para ver as vagas por cidades deste cargo dos demais estados, consulte o edital número 8.
Links e arquivos para acesso dos candidatos
- EDITAIS (BLOCOS 1 a 8) e retificações
- Página de ACOMPANHAMENTO: EDITAL, retificações e anexos, INSCRIÇÃO on-line, segunda via de BOLETO, Confirmação de Inscrição e LOCAL de prova, GABARITOS e/ou provas, RECURSOS, Convocações para demais etapas, RESULTADOS e todas as demais publicações do Concurso Público Nacional unificado 2024
Ótimas informações, gostei muito, claro e objetivo, bem esclarecedor…
Sempre colocando informações claras e precisas. Notícias em primeira mão.
Castro, aqui é a Thaís sua ex aluna. Será que o curso de técnica em Agropecuária lá da escola abrange ás vagas disponíveis no CNU?
Sim, bloco 8.
Ainda com dúvida sobre quem fez o senso, pode exercer alguns desses cargos?
Certamente, aqui é um concurso, não outro contrato temporário.
Queria saber como faço pra cancelar a minha inscrição
É só não pagar a taxa e ignorar sua inscrição…
Bom dia!
A prova do Bloco 8 – IBGE, é pela manhã ou tarde?
ou vai ser pela manhã e tarde?
Prova o dia todo, conforme consta no edital e em seu local de prova.