UFMA abre pós-graduação EaD grátis em Tecnologias Digitais na Educação – Edital 78/2023

Edital publicado para curso grátis de pós-graduação EaD na área de Tecnologias Digitas na Educação ofertada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Compartilhe esta postagem:

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), através da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA) e da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED), publicou o edital 78/2023 do seletivo para curso grátis de pós-graduação (especialização) na área de Tecnologias Digitais na Educação, modalidade Educação a Distância (EaD), distribuída em diversas cidades polos.

Quer RECEBER no celular as notícias de concursos, seletivos e cursos grátis? Então escolhe e clique numa das opções para seguir: Canal no WhatsApp OU Canal no Instagram OU Canal no Telegram.

A inscrição será feita em duas fases:

  • 1º fase: a partir do dia 07 de novembro até 20h do dia 22 de novembro de 2023, somente pela internet, no link disponível no final desta matéria, fazer o cadastro, gerar e pagar o boleto de inscrição (ou pedir isenção conforme prazos e normas do edital).
  • 2º fase: a partir do dia 05 de dezembro até 23h do dia 11 de dezembro de 2023, envio de documentos on-line (link no final da matéria), escaneados em formato PDF, conforme lista especificada no edital.

A taxa de inscrição é de R$ 100,00. Conforme o cronograma do edital, caso o candidato tenha pedido, mas não ganhou isenção, obrigatoriamente terá que pagar o boleto para continuar participando do seletivo. No decorrer do curso, nenhuma mensalidade será cobrada.

Como funciona a pós-graduação na UFMA na modalidade Educação a Distância (EaD)

O curso é na modalidade Educação a Distância (EaD), ou seja, as aulas serão ministradas via internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de apostilas em PDF e/ou videoaulas e/ou outros formatos, conforme metodologia do professor de cada disciplina. O aluno precisará obrigatoriamente comparecer ao polo somente quando houver os encontros ou aulas presenciais com atividades práticas e para fazer as provas.

Os encontros são realizados periodicamente, podendo ser uma vez ou mais vezes ao mês, preferencialmente aos sábados (ou domingos). Dessa forma, verifique as eventuais despesas que terá para se deslocar até a cidade polo, pois todos os gastos são por conta do aluno.

ATENÇÃO: você pode fazer a inscrição morando em qualquer cidade (respeitando a exigência sobre localização de sua residência até a cidade polo informada abaixo e/ou no edital), no entanto deve ter disponibilidade para participar dos encontros presenciais obrigatórios.

Sobre o curso de pós-graduação EaD grátis na UFMA e quem pode participar

O único curso ofertado neste seletivo do edital 78/2023 é de Pós-graduação lato sensu (especialização) em Tecnologias Digitais em Ambientes Educacionais (duração estimada de 18 meses). Pode participar do seletivo quem tem curso superior em qualquer área, seja licenciatura, bacharel ou tecnólogo, preferencialmente professores que estejam atuando em sala de aula na educação básica (pública ou privada) OU quem exerce cargos administrativos na educação (técnicos educacionais).

Estão sendo ofertadas o total de 200 vagas distribuídas nas cidades polos: Imperatriz (30 vagas), Codó (28), São Luís (30), Santa Quitéria (28), Nina Rodrigues (28), Açailândia (28) e Bom Jesus Das Selvas (28).

O seletivo será feito por meio de análise curricular, cuja documentação deve ser enviada no sistema on-line na segunda etapa de inscrição. Conforme critério do edital, o candidato deve residir num raio de até 100 Km de distância da cidade polo que deseja concorrer. Em todos os polos as vagas estão divididas para ampla concorrência e diversas cotas. O início das aulas está previsto para o primeiro semestre de 2024.

Esta postagem constitui um resumo básico do edital. Portanto, os candidatos interessados neste certame obrigatoriamente devem consultar todo o edital e/ou retificações disponíveis no link abaixo. Contudo, havendo divergências entre as informações desta matéria e/ou do edital, o que prevalece são as informações do edital.

Links e arquivos para acesso dos candidatos

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

6 Comentários

  1. FRANCISCO SOUSA disse:

    O site para inscrição para a Especialização em Tecnologias Digitais está dando erro, pois não estou conseguindo fazer a inscrição. Não tem a opção de fazer um cadastro antes.

  2. Terezinha disse:

    Bom dia!
    Onde eu encontro a divulgação do resultado definitivo – análise curricular que estava previsto para o dia 27/12?

  3. Elivanio Morais Rodrigues disse:

    As matrículas iriam iniciar dia 08/01, de acordo com o edital e até o momento não tem como enviar nada só site.
    Não ouve nenhuma atualização esses tempos.
    Gostaria de saber alguma pessoa já conseguiu fazer a matrícula?