Instituto Federal abre seletivo para 15 cursos de graduação – Edital 62/2023

Edital publicado do processo seletivo para 15 cursos de graduação ofertados pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Compartilhe esta postagem:

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) publicou o edital 62/2023 do processo seletivo simplificado para ingresso em cursos de graduação. As vagas estão distribuídas em 15 cursos. O seletivo está sendo coordenado por comissão da própria instituição.

A inscrição pode ser feita no período a partir das 08h do dia 29 de maio até 23:59h do dia 23 de junho de 2023, somente pela internet, no link disponível no final desta matéria. Não será cobrada taxa de inscrição. Para fazer a inscrição é necessário ter concluído o ensino médio.

Quer RECEBER no celular notícias de cursos grátis? Então clique e participe do nosso Canal no App Telegram

O seletivo será feito através das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) referente a uma das edições de 2018 a 2022 (conforme a edição que o candidato tiver feito, 2018 ou 2019 ou 2020 ou 2021 ou 2022,, ou se tiver feito mais de uma, poderá escolher a com maior pontuação). Caso não tenha feito ENEM num desses anos, não pode participar.

Tipos de cursos e duração

O que são cursos de Tecnologia (OU Tecnólogo OU Curso Superior de Tecnologia)? São cursos superiores, portanto graduação, de curta duração, em média 2 ou 2,5 anos. Não confunda com cursos técnicos (nível médio). Os cursos tecnólogos estão mais focados na prática (não muito na pesquisa científica) e têm a mesma validade que os cursos de 04 ou 05 anos.

Curso de Licenciatura: destinado para formação de professores que desejam atuar no ensino na respectiva área do curso. A duração média é de 04 anos.

Bacharel/Bacharelado: forma profissionais generalistas na respectiva área do curso. O estudante tem um panorama amplo da área, com disciplinas teóricas e algumas práticas. A duração média é de 04 OU 05 anos.

Lista de cursos de graduação e vagas ofertados no Instituto Federal

Todos os cursos são presenciais com aulas de segunda a sexta conforme turno especificado. O total de vagas de cada curso está dividido para concorrência universal e cotas de escolas públicas, deficientes, pretos/pardos e indígenas.

Alcântara

  • Tecnologia em Processos Gerenciais – Noturno – 40 vagas

Bacabal

  • Administração Bacharelado – Noturno – 40 vagas

Barra do Corda

  • Administração Bacharelado – Noturno – 40 vagas
  • Matemática Licenciatura – Noturno – 40 vagas

Barreirinhas

  • Ciências Biológicas Licenciatura – Noturno – 40 vagas
  • Tecnólogo em Gestão de Turismo – Noturno – 40 vagas

Buriticupu

  • Administração Bacharelado – Noturno 40 vagas
  • Ciências Biológicas Licenciatura – Noturno 40 vagas
  • Matemática Licenciatura – Noturno 40 vagas

Caxias

  • Ciência e Tecnologia de Alimentos Bacharelado – Vespertino/Noturno – 40 vagas
  • Matemática – Licenciatura – Vespertino/Noturno – 40 vagas

Coelho Neto

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Noturno – 40 vagas

Imperatriz

  • Engenharia Elétrica Bacharelado – Matutino/Vespertino – 40 vagas

Pinheiro

  • Gestão Ambiental – Noturno – 40 vagas

São Luís – Maracanã

  • Educação do Campo Ciência da Natureza Licenciatura – Matutino/Vespertino – 25 vagas
  • Educação do Campo Matemática Licenciatura – Matutino/Vespertino – 25 vagas

São Luís – Monte Castelo

  • Engenharia Industrial Elétrica Bacharelado – Vespertino/Noturno – 20 vagas
  • Engenharia Industrial Mecânica Bacharelado – Vespertino/Noturno – 20 vagas
  • Sistemas de Informação Bacharelado – Vespertino/Noturno – 30 vagas

Zé Doca

  • Tecnólogo em Alimentos – Noturno – 40 vagas

Esta postagem constitui um resumo básico do edital. Portanto os candidatos interessados neste certame obrigatoriamente devem consultar todo o edital e/ou retificações disponíveis no link abaixo. Contudo, havendo divergências entre as informações desta matéria e/ou do edital, o que prevalece são as informações do edital.

Links e arquivos para acesso dos candidatos

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Sou blogueiro há mais de 16 anos na área de Educação e Concursos, com mais de 6.200 notícias publicadas. Tenho formação como Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho), sou Mestre em Ciência da Computação pela UFMA e atualmente Doutorando em Biotecnologia pela UFDPar. Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reafirma diariamente seu compromisso com um jornalismo sério, responsável e confiável. Aqui, você encontra informações seguras e de qualidade. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!