Esclarecendo os fatos sobre a greve e piso dos professores do Maranhão em 2023

Professores da rede estadual do Maranhão entram em greve em busca de reajuste salarial conforme determina a lei do Piso.

Compartilhe esta postagem:

A exemplo do Governo anterior, o governador Carlos Brandão não respeita a lei do piso do magistério. Segundo o Diário Oficial da União do dia 17 janeiro de 2023, o valor do vencimento dos professores será de R$ 4.420,55, para uma carga horária de 40 horas semanais, para todos os entes federados. Logo, o novo piso do magistério sofreu um acréscimo de 14,95% a partir de janeiro de 2023.

O Governo do Estado do Maranhão, após 2 meses de silêncio, prevendo um movimento paredista, ofereceu um reajuste de apenas 8% e ainda parcelado, no entanto, a lei não fala em parcelamento.

A alegação do governador Carlos Brandão é de que os professores da rede pública estadual já ganham acima do piso do magistério. Porém, ISSO NÃO É VERDADE. A Lei diz, segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que o valor do piso do magistério é APENAS o vencimento básico. Nada pode ser agregado a ele.

Qual é a falácia do Governo do Estado? Como ele chegou a essa afirmação que é contra a legislação? O Governo faz uma soma do valor do piso do magistério, que é o vencimento, com a Gratificação de Atividade do Magistério (GAM). Daí ele chega a um valor que denomina de forma totalmente ilegal de piso do magistério no Maranhão.

Nem um professor, absolutamente ninguém, mesmo os que estão em fim de carreira na última referência, com 30 anos de sala de aula, recebe um vencimento acima do piso do magistério. Eis a verdade.

Portanto, o caminho encontrado pela categoria, para ter seus direitos respeitados, é a greve geral. Contamos com o entendimento e o sentimento da sociedade pela nossa causa.

Texto: Prof. José Matos.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Sou blogueiro há mais de 16 anos na área de Educação e Concursos, com mais de 6.200 notícias publicadas. Tenho formação como Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho), sou Mestre em Ciência da Computação pela UFMA e atualmente Doutorando em Biotecnologia pela UFDPar. Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reafirma diariamente seu compromisso com um jornalismo sério, responsável e confiável. Aqui, você encontra informações seguras e de qualidade. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

3 Comentários

  1. Pinheiro disse:

    Parabéns por entender a verdade.

    Já acompanho a página há anos é a primeira vez que faço comentários….na verdade todo dia abro a página .

    Parabens por ir atrás da verdade e não espalhar fakenews .

    Deus abençoe.

  2. Ana Paula disse:

    Tudo verdade

  3. Patrícia Ferreira disse:

    Então essa história que o Maranhão paga bem os professores é só mentira. Pois o piso não chega nem em 2.000 reais. Somado com as gratificações é que aumenta um pouco.