Seduc-MA abre 11 mil vagas em cursos grátis no Maranhão Profissionalizado – Edital 30/2022

Inscrição para mais de 11 mil vagas em cursos grátis de qualificação profissional ofertados pela Seduc-MA/IEMA no Programa Maranhão Profissionalizado.

Compartilhe esta postagem:

A Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc-MA), através do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), publicou o edital 30/2022 com a oferta de 11.960 vagas em cursos grátis presenciais do Programa Maranhão Profissionalizado distribuídas em diversas cidades.

Os cursos são do tipo profissionalizantes, de Formação Inicial e Continuada (FIC) e também oficinas de formação, portanto NÃO são cursos técnicos. Os cursos e/ou oficinas funcionarão nas Unidades Plenas e/ou Unidades Vocacionais (UV) do IEMA, nos Centros Educa Mais, ou também em instituições parceiras como associações e sindicatos.

Quer RECEBER no celular notícias de cursos grátis? Então clique e participe do nosso Canal no App Telegram

Dentre os cursos ofertados estão: Mecânica de Motocicleta, Inglês Básico, Artesão em Confecção de Puffs, Doces e Salgados, Cabeleireiro, Barbeiro, Maquiador, Assistente de Farmácia, Eletricista Predial, Instalação e Manutenção de Ar Condicionado, Auxiliar de Fiscalização Ambiental e muitos outros cursos.

Lista de CIDADES onde há oferta de cursos: Alcântara, Arari, Amarante do Maranhão, Cajapió, Centro Novo do Maranhão, Cururupu, Fortuna, Itapecuru-Mirim, João Lisboa, Matões, Mirinzal, Paço do Lumiar, Pedreiras, Presidente Médici, Raposa, Rosário, São Bernardo, São José de Ribamar, São Luís, Serrano do Maranhão, Turiaçu, Vargem Grande e Viana.

Como fazer inscrição para cursos grátis no Maranhão

A inscrição pode ser feita no período de 27 de junho a 01 de julho de 2022, somente de forma presencial (comparecer pessoalmente) nos locais de oferta dos cursos (endereços no edital disponível no final desta matéria).

O seletivo será feito por ordem de inscrição, ou seja, quem se inscrever primeiro ganha a vaga. Pode participar quem tem idade a partir de 16 anos e ensino fundamental (sem limite de idade máxima, ou seja, adultos com mais de 16 anos também podem participar, ou se tiver escolaridade superior ao ensino fundamental também pode). Os documentos exigidos para inscrição são cópia do RG, CPF e comprovantes de residência.

Todos os cursos são presenciais (aulas de segunda a sexta). O edital não informa o turno dos cursos, o interessado deve consultar pessoalmente no local de inscrição. Após a inscrição, o aluno precisa confirmar a matrícula no período de 04 a 05 de julho também de forma presencial no mesmo local que se inscreveu.

Esta postagem constitui um resumo básico do edital. Portanto, os candidatos interessados neste certame obrigatoriamente devem consultar todo o edital e/ou retificações disponíveis no link abaixo. Havendo divergências entre as informações desta matéria e/ou do edital, o que prevalece são as informações do edital. Caso queira informar um erro, entre em contato.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

1 Comentário

  1. Keliane Oliveira Carvalho disse:

    Me interesso muito!