Inscrição para o ENEM 2022: 10 a 21 de maio

Inscrição para a prova do ENEM 2022 (Exame Nacional do Ensino Médio), saiba como fazer a sua, veja a data de inscrição e o valor da taxa. Quem pediu a isenção da taxa, tendo ganhado ou não, também deve se inscrever.

Compartilhe esta postagem:

A inscrição para o ENEM 2022 (Exame Nacional do Ensino Médio) pode ser feita no período a partir do dia 10 de maio até 23:59h do dia 21 de maio de 2022, somente pela internet. Portanto, para fazer inscrição, basta acessar o link da página do participante, disponível no final desta matéria.

Se você precisa fazer solicitação de atendimento especializado – deficiente, por exemplo, ou outra situação – também deve fazer no mesmo período de inscrição e no mesmo sistema, ao fazer sua inscrição.

A taxa de inscrição é de R$ 85,00 e pode ser paga até o dia 27 de maio de 2022. A recomendação para os candidatos é que não deixem para se inscrever no último dia, pois o sistema poderá apresentar congestionamento.

Para que serve a nota do ENEM

As notas do ENEM podem ser usadas para ingressar em universidades estaduais e federais, pelo Sistema de Seleção Unificado (SiSU) e também para conseguir bolsas de estudo em universidades particulares pelo programa Universidade Para Todos (PROUNI) ou programa de financiamento estudantil como FIES. Ou ainda ingressar em programas sociais diversos que podem exigir a nota do ENEM como requisito.

Qual a diferença entre ENEM impresso e digital

A diferença entre ENEM impresso e ENEM digital é que, o ENEM impresso a prova será impressa tradicionalmente em papel, num caderno de provas; enquanto o ENEM digital a prova será feito no computador, não em casa, mas no local indicado quando houver a divulgação do local de prova. No entanto, no ENEM digital o participante terá que escrever a redação de forma manual, na folha específica.

Como se inscrever no ENEM digital?

O link de inscrição do ENEM impresso e do ENEM digital é o mesmo. Você poderá se inscrever no ENEM digital desde que a cidade em que deseja fazer a prova tenha disponível o ENEM digital.

Por isso, se a sua cidade está na lista do ENEM digital, basta escolher essa opção na hora de se inscrever, mas atenção: as vagas para o ENEM digital são limitadas, se já tiverem sido preenchidas você obrigatoriamente terá que fazer o ENEM impresso.

Quer RECEBER no celular notícias do ENEM 2022? Então clique e participe do nosso Canal no App Telegram

Quem pediu isenção é obrigatório se inscrever no ENEM 2022

Todos os candidatos que pediram a isenção da taxa de inscrição do ENEM 2022 também devem fazer a inscrição, independente de ter ganhado ou não a isenção. A diferença é que, quem ganhou a isenção não precisa pagar a taxa e quem não ganhou deve pagar a taxa de R$ 85,00.

Posso fazer alteração na inscrição do ENEM 2022 após feita?

Pode sim. Qualquer alteração nos dados cadastrais, opção de cidade de provas ou de língua estrangeira serão permitidas apenas durante o período de inscrição. Dessa forma, se você precisar de atendimento especializado e/ou específico, nos dias de realização do exame, lembre-se de fazer a solicitação no ato da inscrição.

Datas da prova do ENEM 2022

As provas deverão acontecer no final do ano. Tanto do ENEM impresso e do ENEM digital as provas serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro de 2022.

Links para os participantes do ENEM 2022

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

1 Comentário

  1. Layse Lorenna Cordeiro Miranda disse:

    Pretendo fazer o ENEM para adquirir experiências e conhecimentos.