Professora Dayane, de Bacabal, vence Olimpíada de Língua Portuguesa 2021
Professora da rede pública de Bacabal é uma das campeãs da 7º Olimpíada de Língua Portuguesa.
Compartilhe esta postagem:
A professora Dayane da Costa Silva, da cidade de Bacabal – MA, é uma das vencedoras da 7º edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) 2021. A divulgação do resultado final aconteceu no último dia 10 de dezembro de 2021. O objetivo da OLP é apoiar os professores da rede pública na melhoria da prática de ensino, leitura e escrita.
Na edição deste ano da OLP, teve a novidade do professor ser protagonista, escrevendo seu relato de prática e reconhecimento de produções dos alunos realizadas de forma coletiva. A professora Dayane escreveu o texto na categoria Crônica, intitulado “Ressignificação: a metodologia para uma nova realidade”, tornando-se uma das produções vencedoras. O texto na íntegra esta disponível no final da matéria.
Quer RECEBER no celular notícias de educação e concursos? Então clique e participe do nosso Canal no App Telegram
“Ao final de um ano difícil como este, sinto uma enorme satisfação em estar entre os quatro vencedores nacionais, na categoria Crônica! Trazer esse título inédito para minha cidade, principalmente para minha comunidade escolar, deixa meu coração quentinho de felicidade! O que eu sinto é uma grande honra! Nem em meus melhores sonhos pude imaginar que meu trabalho, minha prática, pudesse nos levar tão longe, pois sempre víamos a premiação como algo distante. No entanto trabalhei às oficinas com os alunos, discuti, produzi, incentivei-os, procurando superar as dificuldades. Tiramos proveito com os erros, seguimos adiante e apesar das limitações, conseguimos trabalhar a OLP, tendo como resultado os textos dos alunos produzidos após as oficinas e finalmente a entrega do relato de prática escrito por mim a partir de toda essa vivência e prática em sala de aula com o gênero textual da categoria”, afirma Dayane.
“O relato foi entregue em julho de 2021, finalizado como eu sempre gosto de falar, em pleno puerpério! O que mostra o poder de uma mãe para que a sociedade deixe o quanto antes de subestimar a capacidade da mulher! A Olimpíada veio para mudar nossas vidas, somos completamente diferentes hoje! Através da prática e escrita do relato pude levar comigo a minha turma do 9º ano da escola Eligio Almeida, do bairro Trizidela em Bacabal – MA, para uma dimensão completamente diferente: um lugar de sonhos, de conquistas, de formação em que o professor, o aluno, ou seja, a escola, merecem estar: o da valorização a educação!”, finaliza Dayane.
Dayane da Costa, licenciada em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), atua como professora contratada temporária da rede pública municipal de educação de Bacabal, na Unidade de Ensino Fundamental Deputado Elígio Almeida. A escola fica localizada no bairro Trizidela, um dos mais carentes da cidade e bastante discriminado pela ocorrência de crimes.

No entanto, o destaque da professora de Bacabal como uma das vencedoras da Olimpíada de Língua Portuguesa, uma competição nacional, mostra uma vitória não apenas dela, mas de todos que compõem a unidade educacional. Além disso, sendo a educação um dos caminhos para o sucesso, evidencia também que a população do bairro está servida por uma escola composta de educadores comprometidos com uma educação de qualidade.
A 7º Olimpíada de Língua Portuguesa 2021 teve mais de 112 mil inscrições de professores e escolas de todos os estados brasileiros. A OLP faz parte do Programa Escrevendo o Futuro, uma iniciativa do Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec. Também são parceiros do programa na execução das ações o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Canal Futura e a Fundação Roberto Marinho e do Ministério da Educação (MEC).
Muito me alegra que uma maranhense tenha vencido uma premiação tão importante quanto a Olimpíada de Língua Portuguesa.
Parabéns a professora e a seus alunos…