IEMA abre 1.120 vagas em cursos técnicos nas novas unidades no seletivo 2022

Edital e inscrição do seletivo para o ano letivo 2022 para estudar cursos técnicos nas novas unidades do Instituto Estadual do Maranhão (IEMA) com oferta de mais de mil vagas.

Compartilhe esta postagem:

Edital e inscrição do seletivo para o ano letivo 2022 dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e em tempo integral nas novas unidades do IEMA (Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão) com a oferta de 1.120 vagas distribuídas em diversas cidades listadas abaixo.

O que é curso técnico integrado ao ensino médio

Integrado quer dizer junto, misturado. Nesse sentido, o estudante concluirá simultaneamente o curso técnico e o ensino médio, por isso a denominação de curso técnico integrado ao ensino médio. A duração total é de três anos

O que é educação integral no IEMA

No contexto da educação, de forma simplificada, Integral significa o tempo todo, o dia todo, com atividades de aulas e estudos teóricos e práticos e lazer. Os alunos deverão ter total disponibilidade para as aulas presenciais de segunda a sexta-feira, com a jornada escolar em tempo integral durante todo o dia, das 7:35h da manhã até às 17h. Refeições e descanso serão feitos na própria escola.

Quer RECEBER no celular notícias de educação e concursos? Então clique e participe do nosso Canal no App Telegram

Inscrição para as novas unidades do IEMA e quem pode participar

A inscrição pode ser feita no período a partir de 9hs do dia 30 de dezembro até 23:59hs do dia 23 de janeiro de 2022, somente pela internet, no link disponível no final desta matéria. Não será cobrada taxa de inscrição. Para quem não possui computador, smartphone ou internet em casa, ou não tem conhecimento de como usar o computador, será disponibilizado computadores para inscrição nas unidades do IEMA onde os cursos serão oferecidos.

As vagas são destinadas para jovens de 14 anos (completos) até 17 anos – completados até 31 de março de 2022, conforme lei nº 9.394/1996 (LDB), que já concluíram o ensino fundamental OU estão cursando em 2021 o 9º ano do ensino fundamental. Quem já tem idade de 18 anos ou mais não pode participar.

Como será a seleção

Este seletivo não tem prova. A ordem de classificação do candidato levará em consideração a proximidade da residência do aluno à unidade do IEMA escolhida. No ato da inscrição será necessário enviar o comprovante de residência em nome de um dos pais OU familiar. Caso não tenha comprovante de residência em nome dos pais ou familiar, deve enviar uma declaração de residência (vide modelo no edital).

Qualquer pessoa dentro da faixa etária acima, que more em qualquer cidade do Maranhão poderá se inscrever. Mas deve levar em consideração o critério de seleção já explicado acima: quem morar mais próximo do IEMA, melhor será a posição de classificação; quem morar mais longe, pior será a classificação. NÃO coloque um endereço falso próximo ao IEMA para ser favorecido na classificação, no ato da matrícula terá que apresentar comprovante de residência original do local que cadastrou na inscrição.

Os jovens da rede pública de ensino serão priorizados. A cota de 70% das vagas são para estudantes egressos de escolas públicas, 5% para pessoas com deficiência e 25% para ampla concorrência (alunos de escolas particulares, etc).

Lista de cursos técnicos por cidades no seletivo 2022 para as novas unidades do IEMA

AVISO: caso não encontre sua cidade na lista abaixo, clique aqui e acesse a outra matéria do seletivo IEMA nas demais cidades

  • Balsas: Técnico em Agronegócio, Técnico em Enfermagem, Técnico em Farmácia, Técnico em Administração
  • Carutapera: Técnico em Informática, Técnico em Farmácia, Técnico em Enfermagem, Técnico em Administração
  • Chapadinha: Técnico em Informática, Técnico em Rede de Computadores, Técnico em Enfermagem, Técnico em Técnico em Administração
  • Coelho Neto: Técnico em Informática, Técnico em Rede de Computadores, Técnico em Enfermagem, Técnico em Administração
  • Colinas: Técnico em Agronegócio, Técnico em Informática, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, Técnico em Enfermagem
  • Santa Helena: Técnico em Informática, Técnico em Farmácia, Técnico em Enfermagem, Técnico em Administrarão
  • Tutóia: Técnico em Guia de Turismo, Técnico em Gastronomia, Técnico em Enfermagem, Técnico em Administração

Esta postagem constitui um resumo básico do edital. Os candidatos interessados neste certame obrigatoriamente devem consultar todo o edital e/ou retificações disponíveis no link abaixo. Havendo divergências entre as informações desta matéria e/ou do edital, o que prevalece são as informações do edital. Caso queira informar um erro na matéria, entre em contato.

Links e arquivos para acesso dos candidatos

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 12 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5.574 notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho e Emprego).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

1 Comentário