Pedido de isenção da taxa do PAES 2022 – Vestibular UEMA e UEMASUL

Edital com as normas e procedimentos do pedido de isenção da taxa de inscrição do PAES 2022, vestibular UEMA e UEMASUL e demais vestibulares que poderão ocorrer no decorrer do ano.

Compartilhe esta postagem:

Edital com as normas para o pedido de isenção da taxa de inscrição do vestibular PAES 2022 – Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior da UEMA (Universidade Estadual do Maranhão) e da UEMASUL (Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão).

O pedido é válido não somente para o PAES, mas para qualquer outro processo vestibular da UEMA e UEMASUL a ser realizado referente ao ano 2022. Continue lendo mais abaixo para saber todos os detalhes e procedimentos de como pedir a isenção.

Quer RECEBER no celular notícias do PAES 2022? Então clique e participe do nosso Canal no App Telegram

O pedido de isenção da taxa do PAES pode ser feito no período a partir do dia 22 de novembro até 23:59h do dia 17 de dezembro de 2021, somente pela internet, no link disponível no final desta matéria.

Todo o processo do pedido de isenção do PAES 2022 deve ser feito via internet. Não é necessário entregar pessoalmente cópias de documentos, pois os documentos originais devem ser enviados de forma escaneada ao preencher a ficha on line (formato PDF ou JPG ou PNG, , cada arquivo deve ter no máximo 2 MB). Quem não tem scanner ou impressora multifuncional para escanear, pode usar um aplicativo de celular, como o CamScanner, por exemplo; ou outro semelhante, ou simplesmente tirar fotos nítidas dos documentos.

Quem pode pedir isenção da taxa do PAES 2022

Pode fazer o pedido de isenção da taxa de inscrição do PAES 2022 quem se enquadra numa das seguintes situações:

  • Ter sido aluno de escola pública no Estado do Maranhão nos últimos 5 anos (isso inclui todo ensino médio e as duas últimas séries do ensino fundamental).
  • OU Ser declaradamente pobre com renda mensal familiar igual ou inferior a dois salários mínimos; OU ter conta de energia elétrica da residência familiar, indicando consumo médio mensal igual ou inferior a 100 kw/h.
  • OU Ser funcionário da UEMA ou UEMASUL ou seu dependente legal.

Quem ganhou isenção nos últimos cinco anos deve validar seus dados para manter a isenção

Está dispensado de pedir a isenção do pagamento da taxa de inscrição, o candidato que tiver sido dispensado dessa taxa nos últimos cinco anos. Porém, desde que tenha sido mantidos os requisitos que geraram a isenção. No entanto, para manter a isenção, o candidato deve obrigatoriamente acessar o formulário do pedido de isenção (link no final da matéria) e confirmar seus dados para validar sua isenção.

Documentos exigidos para pedir isenção da taxa do PAES 2022

O candidato deve anexar os documentos de acordo com uma das situações descritas abaixo. (ATENÇÃO: para quem ainda está cursando o 3º ano em 2021, nos casos em que o sistema exigir certificado e/ou histórico do ensino médio, o candidato deve anexar a declaração).

Candidatos oriundos da rede pública do Maranhão nos últimos 5 anos

  • Certificado de conclusão do Ensino Médio acompanhada do respectivo histórico escolar OU, caso ainda esteja cursando o 3º ano em 2021, pode apresentar original de declaração expedida pela direção da respectiva escola que o aluno estuda ou concluiu seu curso. Por se tratar dos últimos 5 anos, o aluno deve apresentar também documento do ensino fundamental em escola pública (histórico).

Candidatos declaradamente pobres

  • comprovante de renda familiar referente ao mês de julho ou agosto ou setembro de 2021, não superior a dois salários mínimos;
  • OU conta de energia elétrica da residência familiar, referente ao mês de julho ou agosto ou setembro de 2021, que comprove o consumo médio mensal igual ou inferior a 100 kw/h;
  • OU ainda pode apresentar declaração do próprio requerente que possui renda familiar igual ou inferior a dois salários mínimos, firmada sob a advertência das penalidades decorrentes de falsa declaração;

Deve apresentar também Certificado de conclusão do ensino médio OU original de declaração (expedida pelo diretor da escola) que já concluiu o ensino médio ou que esteja concluindo esse nível de ensino no ano de 2021.

Candidatos funcionários ou dependentes de funcionários da UEMA ou UEMASUL

  • Contracheque da UEMA ou UEMASUL referente ao mês de julho ou agosto ou setembro de 2021;
  • OU Comprovante de dependência (RG, termo de guarda ou cópia da Declaração do Imposto de Renda ano base 2020);

Deve apresentar também Certificado de conclusão do ensino médio OU original de declaração que já concluiu o Ensino Médio ou que esteja concluindo esse nível de ensino no ano de 2021.

Não confunda pedir isenção com fazer inscrição no PAES 2022

Se inscrever para pedir a isenção da taxa de inscrição não significa que você está inscrito no vestibular PAES 2022 e nem em nenhum outro vestibular. Posteriormente (sem data no momento), será publicada aqui no Portal Castro Digital, uma matéria com o edital para o vestibular da UEMA e UEMASUL – PAES 2022 – com data de inscrição, lista de cursos e número de vagas; quando edital for publicado, o candidato isento ou não, deve fazer a sua inscrição de acordo com as instruções e regras do mesmo; todas as informações constarão na referida matéria.

Muita atenção ao preencher a ficha on line do pedido de isenção, posteriormente não será possível alterar nenhum dado e nem reenviar documentos. E mais: antes do preenchimento, leia todo o edital disponibilizado no link mais abaixo.

Resultado do pedido de isenção

O resultado do pedido de isenção da taxa de inscrição do PAES 2022 está prevista para ser publicada dia 08 de janeiro de 2022. A publicação não tem hora exata, podendo inclusive atrasar para data futura indeterminada.

Quem não ganhar a isenção, poderá se inscrever normalmente no PAES 2022 pagando a taxa de inscrição. No ano anterior foi de R$ 85,00 e neste ano poderá ser maior ou o mesmo valor, que será conhecido somente quando edital for publicado.

Links e arquivos para acesso dos candidatos

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 12 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5.500 notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho e Emprego).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

7 Comentários

  1. isa disse:

    para quando está prevista a prova?

  2. KAUILA AQUINO FIDELES disse:

    O LINK NAO FUNCIONA

  3. Dayane Leal Lima disse:

    Para quando esta previsto a prova

  4. JOana Pereira Salazar disse:

    Queria quer vcs mim desde dessa,oportunidade..

  5. Denise disse:

    Relação de documentos para inscrição programa ensinar? Disciplina para estudar pra prova de Letras programa ensinar?