Edital do vestibular 2022 da UFMA de Bacabal para Educação do Campo

Edital publicado para o Vestibular 2022.1 na UFMA de Bacabal com oferta de 60 vagas em cursos superiores da Educação do Campo.

Compartilhe esta postagem:

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus de Bacabal, publicou o edital do Processo Seletivo Vestibular Especial 2022.1 para ingresso nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo que funcionam na modalidade Pedagogia da Alternância.

A inscrição pode ser feitas no período a partir do dia 18 de outubro até 23:59hs do dia 22 de novembro de 2021, somente pela internet, no link disponível no final da matéria. A taxa de inscrição é de R$ 50,00. O boleto pode ser pago até dia 23 de novembro de 2021.

O pedido de isenção da taxa de inscrição pode ser feito no período de 18 de outubro a 12 de novembro de 2021. O candidato que deseja pedir isenção, ao se inscrever, deve marcar a opção de isenção e preencher o Número de Inscrição Social (NIS). Posteriormente, conforme o cronograma do edital, caso o candidato tenha pedido mas não ganhou isenção, obrigatoriamente terá que pagar o boleto para continuar participando do vestibular.

A prova objetiva e redação está prevista para o dia 12 de dezembro de 2021, período da tarde, na UFMA de Bacabal. O conteúdo a ser estudado para a prova consta no Anexo II do edital (páginas 21 e 22).

Lista de cursos e vagas na UFMA de Bacabal no vestibular da Educação do Campo

Quer RECEBER no celular notícias de educação e concursos? Então clique e participe do nosso Canal no App Telegram

  • Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências Agrárias – 30 vagas
  • Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza Matemática – 30 vagas

O número acima refere-se à quantidade total de vagas que é dividida em diversas cotas, conforme estabelecido no quadro do edital.

Quem pode participar do vestibular para Educação do Campo na UFMA de Bacabal

Pode participar quem já concluiu o ensino médio OU está cursando 3º ano em 2021 e se enquadra em pelo menos uma das seguintes situações:

  • Professores e outros profissionais da educação que atuem nos centros de alternância ou em experiências educacionais alternativas de Educação do Campo;
  • OU Professores e outros profissionais da educação com atuação em programas governamentais que visem à ampliação do acesso à educação básica da população do campo;
  • OU Professores e outros profissionais da educação em exercício nas escolas do campo da rede pública;
  • OU Egressos do ensino médio das escolas por alternância, ou seja, alunos das Escolas Famílias Agrícolas (EFAs), Casas Familiares Rurais (CFRs) e Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFAs);
  • OU quaisquer Jovens e adultos residentes em comunidades do campo.

Documentos de comprovação: além dos documentos para matrícula, será exigido também documento de comprovação da situações acima que o candidato escolher ao se inscrever (NÃO na inscrição, somente no ato de matrícula, caso seja classificado). Os documentos aceitos para comprovar uma das situações acima estão descritos nos itens 9.4.10 e seus subitens do edital (página 15).

Funcionamento dos cursos em Pedagogia da Alternância

Os cursos funcionarão no campus da UFMA de Bacabal em regime de Pedagogia da Alternância: Tempo-Universidade e Tempo-Comunidade (NÃO é educação a distância). Durante o Tempo-Universidade os alunos moram integralmente na instituição, tendo aulas e realizando atividades pertinentes ao curso, nos turnos manhã e tarde, de segunda a sábado; a alimentação é fornecida pela instituição (café da manhã, almoço e janta).

Os períodos de alternância Tempo-Universidade podem variar de 20 ou 30 ou 40 dias ou outro período maior, conforme necessidade. Durante o Tempo-Universidade, quem tem onde morar ou ficar em Bacabal ou região próxima não é obrigado a dormir na universidade. Tempo-Comunidade será desenvolvido nos locais de moradia e/ou de trabalho dos estudantes também com atividades inerentes ao curso.

Devido ao período de Pandemia do Covid-19, eventualmente as aulas poderão ser ministradas de forma remota, utilizando-se de ferramentas tecnológicas.

Esta postagem constitui um resumo básico do edital. Os candidatos interessados neste certame obrigatoriamente devem consultar todo o edital e/ou retificações disponíveis no link abaixo. Havendo divergências entre as informações desta matéria e/ou do edital, o que prevalece são as informações do edital. Caso queira informar um erro na matéria, entre em contato.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!