Instituto Federal abre 450 vagas em cursos remotos grátis – Edital 5/2021

Edital publicado do seletivo com oferta de 450 vagas em 09 cursos remotos grátis ofertados pelo IFMA (Instituto Federal do Maranhão).

Compartilhe esta postagem:

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Avançado Carolina, publicou o edital 05/2021 com a oferta de 450 vagas em 09 cursos grátis de Formação Inicial Continuada (FIC) na modalidade remota.

A inscrição pode se feita no período a partir do dia 19 de julho até dia 23 de julho de 2021, somente pela internet, no link no final desta matéria. Não será cobrada taxa de inscrição nem nenhuma mensalidade, sendo portanto totalmente grátis.

Quer RECEBER no celular notícias de cursos grátis? Então clique e participe do nosso Canal no App Telegram

Lista de cursos grátis remotos no Instituto Federal e quem pode participar

Os cursos ofertados são do tipo Formação Inicial Continuada (FIC), portanto não são cursos técnicos. Os participantes terão direito a certificado após conclusão, conforme a carga horária de cada curso.

Os cursos serão realizados inteiramente no formato remoto (SEM momento presencial), com atividades e aulas síncronas (on line e ao vivo) e assíncronas (o aluno faz qualquer hora do dia ou da noite), por meio das ferramentas digitais Google Meet e Google Classroom. O aluno precisa ter disponibilidade para participar das aulas síncronas no turno do curso desejado informado abaixo. Além disso, o interessado deve consultar o anexo do edital com os dias e horários de aulas on line de cada curso.

O total de 450 vagas está distribuído em 9 cursos listados abaixo:

  • Agente de Gestão de Resíduos Sólidos (50 vagas) – Carga horária: 240 horas; Aulas síncronas no turno noturno
  • Assistente Financeiro (50 vagas) – Carga horária: 160 horas; Aulas síncronas no turno noturno
  • Auxiliar em Sistemas Agroflorestais (50 vagas) – Carga horária: 180 horas; Aulas síncronas no turno matutino
  • Conhecimentos Básicos de Direito e Informática para Concursos Públicos (50 vagas) – Carga horária: 160 horas; as atividades deste curso serão somente assíncronas
  • Desenvolvimento Rural Sustentável (50 vagas) – Carga horária: 240 horas; Aulas síncronas no turno vespertino
  • Empreendedorismo (50 vagas) – Carga horária: 160 horas; Aulas síncronas no turno noturno
  • Espanhol Intermediário (50 vagas) – Carga horária: 160 horas; Aulas síncronas no turno noturno
  • Recepcionista (50 vagas) – Carga horária: 160 horas; Aulas síncronas no turno matutino
  • Representante Comercial (50 vagas) – Carga horária: 160 horas; Aulas síncronas no turno noturno

Pode participar quem tem ensino fundamental completo (se tiver escolaridade acima também pode) e idade igual ou superior a 18 anos. ATENÇÃO: no caso do curso de Direito e Informática para Concursos, a escolaridade mínima exigida é ensino médio; e no caso do curso de Espanhol Intermediário, é necessário ter o curso de Espanhol Básico com certificado mínimo de 50 horas.

O seletivo será feito por ordem de inscrição, ou seja, quem se inscrever primeiro ganha a vaga, desde que cumpra todas as exigências do edital e anexe toda a documentação corretamente.

Esta postagem constitui um resumo básico do edital. Portanto os candidatos interessados neste certame obrigatoriamente devem consultar todo o edital e/ou retificações disponíveis no link abaixo. Contudo, havendo divergências entre as informações desta matéria e/ou do edital, o que prevalece são as informações do edital. Caso queira informar um erro, entre em contato.

LINKS e arquivos para acesso dos candidatos

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 12 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5.500 notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho e Emprego).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

5 Comentários

  1. Aparecida Paranhos da Silva disse:

    Gostaria de participar.

  2. Ubiratan Silva do Nascimento disse:

    Boa tarde.
    Podem se inscrever pessoas de outros estados também, já que é remoto.

  3. Luciana Santos disse:

    Boa noite

    Fiquei interessada pelos cursos e gostaria de saber se o processo de matrícula e a entrega do certificado é feita presencial no IFMA? O podemos fazer tudo de forma remota?