IFMA abre 1.380 vagas em cursos EaD grátis de formação inicial – Edital 27/2021

Mais de 1.300 vagas em cursos grátis na modalidade Educação a Distância (EaD) ofertados pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Compartilhe esta postagem:

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Pinheiro, publicou o edital 27/2021 do processo seletivo simplificado para ingresso nos cursos grátis de Formação Inicial Continuada (FIC), na modalidade Educação a Distância EaD. Estão sendo ofertadas 1.380 vagas distribuídas em diversas cidades polos.

A inscrição pode ser feita no período a partir do dia 28 de junho até 23:59h do dia 23 de julho de 2021, somente pela internet, no link disponível no final desta matéria. No ato da inscrição o candidato deve anexar no sistema on line, toda documentação exigida, escaneada em formado PDF, em um arquivo único. Não será cobrada taxa de inscrição nem mensalidade no decorrer do curso, sendo portanto totalmente grátis.

Sobre os cursos EaD no IFMA e quem pode participar

Os cursos são na modalidade Educação a Distância (EaD), ou seja, as aulas serão ministradas via internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) chamado MOODLE, por meio de apostilas em PDF e/ou videoaulas e/ou outros formatos, conforme metodologia do professor de cada disciplina.

Quer RECEBER no celular notícias de educação e concursos? Então clique e participe do nosso Canal no App Telegram

Os dias e horários de estudos ficarão a cargo do aluno, devendo este se programar para garantir uma carga horária mínima de 15 horas semanais, acessando o sistema on line para estudar e fazer as atividades disponíveis no dia e horário que desejar. Os cursos não terão encontro presencial.

Pode participar quem tem idade a partir de 17 anos (quem tem outra idade maior que essa também pode), ensino fundamental completo (quem tem escolaridade maior que essa também pode) e deve ter acesso à internet para fazer o curso on line. Não é necessário residir na cidade para participar.

A seleção dos candidatos terá como critério a ordem cronológica da inscrição, ou seja, quem se inscrever primeiro ganha a vaga, desde que cumpra os requisitos exigidos.

Lista de cursos e vagas por cidades polos

Todos os cursos têm duração de seis meses. No final do curso, para quem conseguir concluir será emitido o certificado de 180 horas. Os cursos são do tipo Formação Inicial Continuada (FIC), portanto não são cursos técnicos.

  • Curso de Formação de Agentes Multiplicadores de Desenvolvimento Socioambiental – Bacurituba (60 vagas), Cajari (60), Mirinzal (60), Peri-Mirim (60), Pinheiro (60), São Vicente Ferrer (60), Centro Novo do Maranhão (60), Santana do Maranhão (60).
  • Curso Boas Práticas no Serviço Público – Bacurituba (60 vagas) Mirinzal (60), Peri-Mirim (60), Pinheiro (60), Cajari (60), São Vicente Ferrer (60), Centro Novo do Maranhão (60), Santana do Maranhão (60).
  • Curso Noções de Gestão e Planejamento no Serviço Público – Bacurituba (60 vagas), Mirinzal (60), Peri-Mirim (60), Pinheiro (60), São Vicente Ferrer (60), Centro Novo do Maranhão (60), Santana do Maranhão (60).

Esta postagem constitui um resumo básico do edital. Portanto os candidatos interessados neste certame obrigatoriamente devem consultar todo o edital e/ou retificações disponíveis no link abaixo. Contudo, havendo divergências entre as informações desta matéria e/ou do edital, o que prevalece são as informações do edital. Caso queira informar um erro, entre em contato.

LINKS e arquivos para acesso dos candidatos

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 12 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5.400 notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho e Emprego).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!