8 cursos de pós-graduação na área de meio ambiente

Para quem deseja atuar na área de meio ambiente, confira 8 cursos de pós-graduação para se qualificar nessa área.

Compartilhe esta postagem:

Para quem quer atuar na área de meio ambiente, que vai precisar da atenção de cada vez mais pessoas, conheça 8 cursos de pós-graduação em Meio Ambiente e saiba qual pode ser o melhor para envolver esse assunto com a sua carreira. Há cursos nas áreas de Gestão, Engenharia Ambiental, Arquitetura, Direito e até Turismo. Confira!

1. Pós-graduação em Meio Ambiente e Sustentabilidade

Esse curso de pós-graduação é para quem quer se especializar e atuar diretamente com os temas Meio Ambiente e Sustentabilidade. Um profissional com esse curso no currículo será capaz de atuar sobre esse assunto tanto no setor privado como público, elaborando políticas e projetos para a preservação do meio ambiente. É uma pós-graduação que geralmente tem a grade completa e passa pelos diversos temas relacionados ao Meio Ambiente.

2. Gestão Ambiental

Assim como o curso anterior, a pós-graduação em Gestão Ambiental vai preparar profissionais que vão cuidar de assuntos relacionados à sustentabilidade seja no setor privado ou público. É esse especialista que vai trabalhar para adequar as práticas de uma empresa ou de um governo (municipal, estadual ou federal) em relação ao Meio Ambiente. Por meio de projetos, programas e políticas públicas, o gestor ambiental dá alinha as ações pensando na redução de qualquer impacto ambiental

Quer RECEBER no celular notícias de educação e concursos? Então clique e participe do nosso Canal no App Telegram

3. Ecologia

Embora o curso de Ecologia seja uma graduação, há diversas pós-graduações que são especializações em diversos campos dessa mesma área. Conheça alguns dos setores da Ecologia em que você pode se tornar um especialista realizando a pós-graduação nesse campo do meio ambiente:

4. Direito Ambiental

Este é para os profissionais que trabalham com a jurisdição e legislação se aprofundarem mais no tema meio ambiente. A pós-graduação ensina como a lei, se colocada em prática devidamente, pode ser uma grande aliada da natureza contra as mudanças climáticas. Formar profissionais preocupados no Direito Ambiental é um dos objetivos desses cursos.

5. Engenharia Ambiental e Saneamento Básico

O Saneamento Básico é uma especialização na área da Engenharia Ambiental que vai formar profissionais que vão atuar na redução de impactos gerados pelas empresas, indústria e população nos recursos hídricos. Esse curso vai preparar os estudantes para lidarem com os problemas e desafios que essa área tem e traçar estratégias para a preservação ambiental.

6. Saneamento Ambiental

Outro curso que pode ser tanto uma graduação como uma pós-graduação, Saneamento Ambiental vai formar profissionais prontos para cuidar dos sistemas de água, esgoto e lixo industrial e doméstico das cidades. O profissional vai buscar reduzir o impacto disso no Meio Ambiente e preservar os recursos hídricos do planeta.

7. Construções Sustentáveis e Ecourbanismo

As cidades também são parte fundamental da estratégia urgente para amenizar as mudanças climáticas nos próximos anos. Nesse assunto, entra a importância da Arquitetura e Urbanismo e da Engenharia Ambiental, responsáveis pelas construções e paisagens das grandes cidades. O curso de Construções Sustentáveis e Ecourbanismo vai mostrar como é possível, sim, conciliar grandes centros urbanos com sustentabilidade.

8. Ecoturismo

O desafio do Ecoturismo é fazer com que o turismo ecológico pouco interfira na natureza e na vida selvagem. Por isso, o curso vai abordar como o turismo pode ser um impulsionador da preservação do meio ambiente, e não uma forma de exploração da natureza visando algum lucro.

Não gostou de nenhum desses cursos de pós-graduação sobre meio ambiente?

Se você não gostou de nenhum desses cursos de pós-graduação sobre o Meio Ambiente para profissionais formados em diversas áreas de atuação OU caso nenhum curso tenha feito sentido para você e para a sua carreira, não desanime!

Pensando em quem ainda segue indeciso, o Quero Bolsa, parceiro do Castro Digital, desenvolveu um teste gratuito para ajudar a traçar o perfil e selecionar quais pós-graduações têm mais a ver com cada profissional.

Seguindo as suas respostas do teste, a ferramenta vai levantar opções de especialização, MBA ou até mestrado e doutorado que tenham a ver com o seu perfil traçado. Ele é rápido e você pode acessar o resultado assim que termina as breves questões. Clique no link abaixo e confira:

Mas caso você já tenha decidido qual curso fazer, o Quero Bolsa também vai te ajudar. Mas desta vez é com uma lista de faculdades e institutos de todo o Brasil que contam com bolsas de estudo para você fazer uma pós-graduação, seja MBA, especialização e até mestrado, pagando muito menos.

Veja uma lista de algumas dessas instituições parceiras:

Veja também:

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!