CAPES abre 20 mil vagas em curso EaD grátis de Alfabetização (ABC) com certificado de 180 horas
Inscrição para curso grátis totalmente a distância (EaD) na área de Alfabetização com Certificado promovido pela CAPES e Ministério da Educação (MEC).
Compartilhe esta postagem:
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em parceria com o Ministério da Educação, abriu inscrição para 20 mil vagas no curso on-line ‘Alfabetização Baseada na Ciência (ABC)’.
O curso ABC se propõe a ofertar uma qualificação de nível internacional aos profissionais da alfabetização, aliando teoria e prática. A iniciativa é parte do Tempo de Aprender, programa de alfabetização escolar, e foi viabilizada por meio de uma cooperação internacional entre a CAPES, a Secretaria de Alfabetização (Sealf) do MEC, a Universidade do Porto (UP), o Instituto Politécnico do Porto (IPP) e a Universidade Aberta de Portugal (UAB).
Quer RECEBER no celular notícias de educação e concursos? Então clique e participe do nosso Canal no App Telegram
Inscrição e quem pode participar do curso de Alfabetização (ABC) da CAPES
A inscrição pode ser feita no link disponível no final desta matéria, até o preenchimento total das vagas. Desde o ano passado o curso já ofertou 180 mil vagas que foram todas preenchidas, agora abriu inscrição para mais 20 mil. Pode participar do curso professores que atuam na área de Alfabetização (Educação Infantil e do Ensino Fundamental I).
A duração do curso é de 180 horas com direito a Certificado, no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec) totalmente a distância, sem necessidade de nenhum encontro presencial. Vídeos, materiais de leitura e tarefas de estudo concebidos de acordo com os princípios da gamificação e dos recursos abertos compõem o acervo.
O curso é composto por um Manual Teórico, de 24 capítulos, elaborado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, e um Programa de Intervenção Prático, desenvolvido pelo Centro de Investigação e Intervenção na Leitura do Instituto Politécnico do Porto. A Universidade Aberta de Portugal ficou responsável por gravar as videoaulas e produzir as legendas para o português do Brasil.

Bom dia! Pedagoga não atuante nas redes privada ou pública pode participar?
Sou estudante de pedagogia e gostaria muito de fazer esse curso
Sou professora da educação infantil. Gostaria muito de fazer esse curso.
Boa tarde gostaria de participa
do curso de Alfabetização