IFMA divulga novas datas de matrículas do seletivo 2021 de cursos técnicos e procedimento de heteroidentificação

Novas datas de matrículas do seletivo 2021 para cursos técnicos nas formas concomitante, integrada e subsequente ofertados pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) em diversas cidades.

Compartilhe esta postagem:

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) divulgou as novas datas de matrículas dos candidatos classificados em primeira chamada no Seletivo 2021 para os Cursos Técnicos, nas Formas Integrada, Concomitante e Subsequente ao Ensino Médio.

Matrículas on-line – pelo sistema GOV.BR ou por e-mail do campus

Não haverá mais  a realização de matrículas de forma presencial. A partir das 08h da segunda-feira, 05 de abril, e até às 18h do dia 16 de abril de 2021, os candidatos classificados deverão realizar a matrícula de forma exclusivamente on-line. Esse processo ocorre pelo sistema GOV.BR.  Não serão aceitas matrículas fora do prazo informado acima, o sistema estará fechado. O link de matrícula está no final desta matéria.

Caso o candidato não consiga finalizar o processo, poderá ser encaminhado e-mail para solucionar dúvidas e também para envio de Formulário e Documentação para matrícula diretamente ao campus para o qual foi selecionado por e-mail, ou seja, o candidato agora também tem a possibilidade de fazer a matrícula desta forma. É fundamental que o e-mail seja encaminhado para o endereço de eletrônico do campus da vaga, informando no campo assunto seu nome do candidato e o curso para o qual foi selecionado selecionado. A lista de e-mails de cada campus consta no edital de retificação.

Heteroidentificação

Não haverá mais  a realização de procedimento presencial para verificação da condição étnico-racial (heteroidentificação).  Os candidatos inscritos e aprovados nas cotas para pretos e pardos devem, obrigatoriamente, realizar o envio de Autodeclaração assinada e Fotografia, diretamente no sistema de matrículas.

A foto deve ser formato PDF ou imagem (JPG, JPEG ou PNG), com tamanho máximo de 2 Megabytes, e deverá ter as seguintes características: a) Uma foto do candidato, de frente, com os cabelos soltos, somente da cintura para cima que seja possível ver bem o rosto; b) Foto deve ser tirada em ambiente bem iluminado; c) O candidato deverá estar sem maquiagem; e d) A foto deverá estar sem filtros de edição;

Caso o candidato ou responsável tenha dificuldades ou dúvidas na realização desse processo, poderá fazer contato para suporte ou mesmo realizar o envio de toda documentação para o campus da vaga por e-mail. Os endereços eletrônicos para matrículas estão relacionados no edital. O contato deve ser sempre com o campus da vaga.

Leitura ao Edital do seletivo de cursos técnicos do IFMA é fundamental. Fique atento!

É imprescindível que o candidato, familiar ou responsável legal, proceda com a leitura do Edital PRENAE/IFMA nº 22/2021, de retificação do cronograma e procedimentos para matrículas no seletivo do IFMA. A não observação aos prazos, novas regras e a lista de documentos poderá implicar em perda da vaga do candidato selecionado. O novo edital tem como principais pontos o novo cronograma, orientações para a matrícula e heteroidentificação  totalmente on-line e a relação de documentos – que cada candidato deve observar considerando a forma do seu curso – integrado, concomitante e subsequente; e também a natureza da sua vaga – se ampla concorrência ou cota específica.

Links e arquivos para acesso dos candidatos

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 12 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5.500 notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho e Emprego).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!