Instituto Federal abre pós-graduação EaD grátis na área Educação – Edital Proeja 2021

Edital publicado com a oferta de 880 vagas em curso grátis de pós-graduação EaD ofertado pelo Instituto Federal em parceria com instituições de diversas cidades polos do Brasil.

Compartilhe esta postagem:

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) publicou o edital 2021 do processo seletivo para pós-graduação lato sensu (especialização,) na modalidade EaD, totalmente grátis. O curso é destinada a profissionais que atuam na educação (contratado ou efetivo), sejam professores, gestores ou outros cargos.

O curso é coordenado pelo IFRN e as vagas distribuídas em diversas cidades polos de vários estados brasileiros, em parceria com outras instituições públicas. No Maranhão, o curso será ofertado em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Veja abaixo a distribuição de todas as 880 vagas por cidades polos e universidades parceiras.

A inscrição pode ser feita no período a partir das 14h do dia 01 de fevereiro até 18h do dia 22 de fevereiro de 2021, somente pela internet, no link disponível no final da matéria. Não será cobrada taxa de inscrição nem nenhuma mensalidade no decorrer do curso, sendo portanto totalmente grátis. O seletivo será feito através de sorteio.

Sobre o curso e quem pode participar da pós-graduação EaD grátis no Instituto Federal

O único curso ofertado neste seletivo é de Pós-graduação lato sensu (especialização) em Práticas Assertivas da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos (EJA) com Ênfase em Didática OU Gestão. No ato da inscrição o candidato deve escolher a ênfase que deseja fazer: Didática OU Gestão.

Podem participar profissionais da educação – contratados ou efetivos – da rede pública federal, estadual e municipal (professores, tutores, instrutores, gestores, secretários, gerentes, diretores, reitores, pró-reitores, coordenadores de cursos, pedagogos e técnicos administrativos) que já tenham concluído o curso superior, seja Licenciatura ou Bacharelado ou Tecnólogo.

Declaração ou documento equivalente que comprove seu vínculo atual como profissional da educação pública federal, estadual ou municipal deve ser enviado no ato da inscrição, escaneado em formato PDF.

Quer RECEBER no celular notícias de educação e concursos? Então clique e participe do nosso Canal no App Telegram

Como funciona a pós-graduação no Instituto Federal na modalidade Educação a Distância (EaD)

O curso é na modalidade Educação a Distância (EaD), ou seja, as aulas serão ministradas via internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de apostilas em PDF e/ou videoaulas e/ou outros formatos, conforme metodologia do professor de cada disciplina.

O aluno precisará obrigatoriamente comparecer ao polo somente quando houver os encontros ou aulas presenciais com atividades práticas e para fazer as provas.

Os encontros são realizados periodicamente, podendo ser uma vez ou mais vezes ao mês, preferencialmente aos sábados (ou domingos). Dessa forma, verifique as eventuais despesas que terá para se deslocar até a cidade polo, pois todos os gastos são por conta do aluno.

ATENÇÃO: você pode fazer a inscrição morando em qualquer cidade, no entanto deve ter disponibilidade para participar dos encontros presenciais obrigatórios. Por causa da Pandemia, eventualmente encontros presenciais poderão ser realizados de forma remota.

Vagas por cidades polos e universidades parceiras

O total de vagas está sedo ofertado nas cidades polos e universidades/institutos federais parceiros listados abaixo.

  • São Luís – MA – Universidade Estadual do Maranhão (UEMA): 50 vagas para ênfase em Didática e 30 para ênfase em Gestão
  • Salvador – BA – Instituto Federal da Bahia (IFBA): 50 vagas para ênfase em Didática e 30 para ênfase em Gestão
  • João Pessoa – PB – Universidade Federal da Paraíba: 50 vagas para ênfase em Didática e 30 para ênfase em Gestão
  • Teresina – PI – Instituto Federal do Piauí: 50 vagas para ênfase em Didática e 30 para ênfase em Gestão
  • Recife – PE – Universidade Federal de Pernambuco: 50 vagas para ênfase em Didática e 30 para ênfase em Gestão
  • Natal – RN – Instituto Federal do Rio Grande do Norte: 50 vagas para ênfase em Didática e 30 para ênfase em Gestão
  • Mossoró – RN – Universidade Federal do Semiárido: 50 vagas para ênfase em Didática e 30 para ênfase em Gestão
  • Manaus – AM: Instituto Federal do Amazonas: 50 vagas para ênfase em Didática e 30 para ênfase em Gestão
  • Jundiaí – SP – Instituto Federal de São Paulo: 50 vagas para ênfase em Didática e 30 para ênfase em Gestão
  • Niterói – RJ – Instituto Federal do Rio de Janeiro: 50 vagas para ênfase em Didática e 30 para ênfase em Gestão
  • Pelotas – RS – Instituto Federal Sul-rio-grandense: 50 vagas para ênfase em Didática e 30 para ênfase em Gestão

Esta postagem constitui um resumo básico do edital. Portanto os candidatos interessados neste certame obrigatoriamente devem consultar todo o edital e/ou retificações disponíveis no link abaixo. Contudo, havendo divergências entre as informações desta matéria e/ou do edital, o que prevalece são as informações do edital. Caso queira informar um erro, entre em contato.

Links e arquivos para acesso dos candidatos

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 12 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5.500 notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho e Emprego).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

6 Comentários

  1. MARIA ALICE DA SILVA DANIEL CRUZ disse:

    Perfeito! Só não tem pós aqui no Paraná! Que pena!

  2. Rosilda Dahlke disse:

    Estou concluindo o TCC neste semestre. Será possível se increver?

  3. Antonia Gouveia disse:

    Boa oportunidade infelizmente não há disponibilidade no Para