Seletivo IFMA para cursos técnicos EaD: 550 vagas no Edital 01/2021 Pronatec

Edital publicado com oferta de 550 vagas para cursos técnicos a distância (EaD) no seletivo 2021 do IFMA (Instituto Federal do Maranhão) e Pronatec, distribuídas em várias cidades polos.

Compartilhe esta postagem:

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) publicou o edital 01/2021 do seletivo para cursos técnicos a distância (EaD). O seletivo está sendo coordenado pelo Campus Maracanã, no entanto os cursos funcionarão em diversas cidades polos listadas abaixo, com total de 550 vagas.

A oferta é no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec/Mediotec) e deriva de pacto do IFMA para a ampliação da oferta de cursos da educação profissional e tecnológica.

A inscrição pode ser feita no período a partir do dia 07 de janeiro até 08 de fevereiro de 2021PRORROGADAS até 22 de fevereiro de 2021, somente pela internet, no link disponível no final desta matéria. Não será cobrada taxa de inscrição nem mensalidade no decorrer dos cursos, que têm duração média de 18 a 24 meses.

A seleção dos candidatos terá como critério o Coeficiente de Rendimento (CR) calculado com base nas notas das disciplinas de Português e Matemática do ensino médio. Toda documentação exigida deve ser enviada no ato da inscrição, escaneada em formato PDF.

Cursos técnicos na modalidade Educação a Distância (EaD)

Os cursos são na modalidade Educação a Distância (EaD), ou seja, as aulas serão ministradas via internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de apostilas em PDF e/ou videoaulas e/ou outros formatos, conforme metodologia do professor de cada disciplina.

O aluno precisará obrigatoriamente comparecer ao polo somente quando houver os encontros ou aulas presenciais com atividades práticas e para fazer as provas.

Os encontros são realizados periodicamente, podendo ser uma vez ou mais vezes ao mês, preferencialmente aos sábados (ou domingos), segundo edital. Dessa forma, verifique as eventuais despesas que terá para se deslocar até a cidade polo, pois todos os gastos são por conta do aluno.

ATENÇÃO: você pode fazer a inscrição para cursos técnicos a distância no IFMA morando em qualquer cidade, no entanto deve ter disponibilidade para participar dos encontros presenciais obrigatórios.

Quer RECEBER no celular notícias de educação e concursos? Então clique e participe do nosso Canal no App Telegram

Lista de cursos e Cidades polos no seletivo do IFMA para cursos técnicos a distância

Os cursos são na forma subsequente, ou seja, pode participar do seletivo somente quem já concluiu o ensino médio.

  • São Luís: Técnico em Hospedagem -(50 vagas)
  • Barreirinhas: Técnico em Hospedagem (50 vagas)
  • Santa Rita: Técnico em Hospedagem (50 vagas)
  • Tutóia: Técnico em Hospedagem (50 vagas)
  • Bequimão: Técnico em Meio Ambiente (50 vagas)
  • Presidente Sarney: Técnico em Cooperativismo (50 vagas)
  • Pedro do Rosário: Técnico em Cooperativismo (50 vagas) e Técnico em Meio Ambiente (50 vagas)
  • Pinheiro: Técnico em Cooperativismo (50 vagas)
  • Santa Luzia do Paruá: Técnico em Cooperativismo (50 vagas)
  • Nina Rodrigues: Técnico em Meio Ambiente (50 vagas)

Esta postagem constitui um resumo básico do edital. Portanto os candidatos interessados neste certame obrigatoriamente devem consultar todo o edital e/ou retificações disponíveis no link abaixo. Contudo, havendo divergências entre as informações desta matéria e/ou do edital, o que prevalece são as informações do edital. Caso queira informar um erro, entre em contato.

LINKS e ARQUIVOS para acesso dos candidatos

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

2 Comentários