UFMA abre 1.017 vagas em cursos de graduação EaD – Seletivo Edital 05/2020

1.017 vagas para cursos de graduação EaD (Educação a Distância ) na UFMA (Universidade Federal do Maranhão) distribuídas em diversas cidades polos.

Compartilhe esta postagem:

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), através da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED), publicou o edital 05/2020 do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação, na modalidade Educação à Distância (EaD), no limite de vagas ofertadas para o primeiro semestre letivo de 2021.

Estão sendo ofertadas o total de 1.017 vagas em 5 cursos superiores, como distribuídas abaixo. Os cursos funcionarão em polos de diversas cidades do Maranhão. As vagas ofertadas são remanescentes do seletivo já realizado neste ano e/ou novas vagas em novos polos.

Lista de cursos de graduação EaD e vagas por cidades polos no seletivo da UFMA

  • Licenciatura em Pedagogia: Alto Parnaíba (16 vagas), Barra Do Corda (27), Cururupu (23), Dom Pedro (30) e Urbano Santos (21)
  • Licenciatura em Computação: Alto Parnaíba (35 vagas), Cururupu (30), Paraibano (16), Penalva (32), Urbano Santos (26) e Viana (20)
  • Letras/Português Licenciatura: Alto Parnaíba (33 vagas), Barra Do Corda (31), Centro Novo (40), Cururupu (26), Grajaú (39), Loreto (20), Pastos Bons (28) e Urbano Santos (32)
  • Matemática Licenciatura: Alto Parnaíba (30 vagas), Cândido Mendes (21), Centro Novo (40), Cururupu (36), Grajaú (37), Loreto (36), Paraibano (25), Penalva (16), Urbano Santos (30) e Viana (21)

Quer RECEBER no celular notícias de educação e concursos? Então clique e participe do nosso Canal no App Telegram

  • Bacharelado em Administração: Arari (40 vagas), Cururupu (40), Dom Pedro (40), Penalva (40) e Urbano Santos (40)

Como funciona os cursos na Educação a Distância (EaD)

Os cursos ofertados são na modalidade educação a distância (EaD), ou seja, as aulas serão ministradas via internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de apostilas em PDF e/ou videoaulas e/ou outros formatos, conforme metodologia do professor de cada disciplina. O aluno precisará comparecer ao polo somente quando houver os encontros ou aulas presenciais com atividades práticas e para fazer as provas, sempre nos finais de semana e avisados com antecedência.

Assim, mesmo quem não mora na cidade polo, pode se inscrever e fazer o curso morando em qualquer outra cidade, desde que obedece ao critério que consta no edital e informado abaixo com relação à distância da cidade polo.

De quanto em quanto tempo serão os encontros? A periodicidade dos encontros pode variar de curso para curso, de disciplina para disciplina, poderá ser uma única vez ou duas vezes por mês… a periodicidade exata dos encontros será conhecida somente no decorrer do curso, conforme for sendo realizado.

Inscrição e quem pode participar do seletivo para cursos de graduação EaD da UFMA

A inscrição pode ser feita no período a partir de de 21 de dezembro até 23:59h do dia 08 de janeiro de 2021, somente pela internet, no link no final desta matéria. A taxa de inscrição é de R$ 50. O boleto pode ser pago até dia 11 de janeiro de 2021.

Quem não tiver condição de pagar a taxa pode pedir isenção ao fazer a inscrição no período de 21 a 27 de dezembro de 2020, conforme normas constantes no edital. Os cursos são totalmente grátis, no decorrer não serão cobradas mensalidades.

Pode participar quem já concluiu o ensino médio ou está cursando 3º ano em 2020, e residir na cidade polo OU circunvizinhança (raio de até 100 quilômetros de distância da cidade polo que deseja concorrer); e também quem já tem qualquer outro curso superior pode participar.

Quer RECEBER no celular notícias de educação e concursos? Então clique e participe do nosso Canal no App Telegram

A seleção será feita através de prova objetiva prevista para o dia 31 de janeiro de 2021 nas respectivas cidades polos de oferta dos cursos. A lista de conteúdos a serem estudados consta no edital.

Esta postagem constitui um resumo básico do edital. Portanto os candidatos interessados neste certame obrigatoriamente devem consultar todo o edital e/ou retificações disponíveis no link abaixo. Contudo, havendo divergências entre as informações desta matéria e/ou do edital, o que prevalece são as informações do edital. Caso queira informar um erro, entre em contato.

Links e arquivos para acesso dos candidatos

O ACOMPANHAMENTO deste seletivo deve ser feito nos dois links abaixo:

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 12 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5.372 notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho e Emprego).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

10 Comentários

  1. Janaide disse:

    Cidade de Bacabal não tem
    que triste

  2. raimundo disse:

    como sempre Bacabal não é contemplada.

  3. Gracilene Silva Cardoso disse:

    Monção não têm vagas, que tristeza. Vagas em todo Maranhão.

  4. Marcellyan disse:

    Zé Doca não tem nenhum..que pena

  5. Hugo Deleon da Silva disse:

    a lista dos locais das provas ja estão disponiveis ou seja, as escolas?