Edital do seletivo 2021 do IEMA para cursos técnicos e ensino médio nos Centros Educa Mais em tempo integral

Edital publicado para o seletivo 2021 do IEMA (Instituto Estadual de Educação do Maranhão) - Unidades do Interior - com oferta de ensino médio ou cursos técnicos integrados ao ensino médio em tempo integral.

Compartilhe esta postagem:

A Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc-MA) publicou o edital do seletivo 2021 para o IEMA (Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia) nas Unidades Plenas e Centros Educa Mais.

RESULTADOS deste seletivo serão disponibilizados na página de ACOMPANHAMENTO, link no final da matéria. ATENÇÃO: os alunos selecionados devem atentar para a data de matrícula pessoalmente nas escolas, informada no cronograma do edital e/ou retificações, bem como a lista de documentos exigidos, também consta no edital e/ suas retificações.

O seletivo é destinado a selecionar alunos para ingressar em 2021 no 1º ano do ensino médio em tempo integral e/ou cursos técnicos integrados ao ensino médio também em tempo integral ofertados nos IEMAs das cidades do interior do Maranhão.

Para os IEMAs da capital São Luís e/ou Centros Educa Mais de algumas outras cidades do interior posteriormente será publicado outro edital específico complementar.

Qual a diferença entre Unidade Plena e Centros Educa Mais?

Este seletivo é destinado aos dois tipos de escolas, conforme estabelecido a seguir:

  • Centros Educa Mais: oferecem somente ensino médio em tempo integral, SEM curso técnico.
  • Unidades Plenas do IEMA: oferecem cursos técnicos integrados ao ensino médio em tempo integral. Ao mesmo tempo estuda ensino médio e curso técnico.

Veja também: Instituto abre 11 mil vagas em 22 cursos a distância

O que é tempo integral?

Em ambos os tipos de escola, o aluno estudará em tempo integral, ou seja, passará o dia todo na escola, de 7h da manhã até 5h da tarde, com aulas de segunda a sexta. Almoço e lanche serão fornecidos pela escola. A duração do ensino médio ou curso técnico integrado ao ensino médio é de 03 anos.

Inscrição e quem pode participar do seletivo 2021 do IEMA ou Centros Educa Mais

A inscrição pode ser feita no período de 22 de dezembro de 2020 até 13 de janeiro de 2021, exclusivamente pela internet, no link no final desta matéria. Não será cobrada taxa de inscrição. Para quem não possui computador, smartphone ou internet em casa, ou não tem conhecimento de como usar o computador, será disponibilizado computadores para inscrição nas unidades do IEMA.

Podem participar jovens a partir de 14 anos (completos) até 17 anos – completados até 31 de março de 2021, conforme lei nº 9.394/1996 (LDB), que já concluíram ou estão cursando em 2020 o 9º ano do Ensino Fundamental. Quem já tem idade de 18 anos ou mais não pode participar.

Como será o seletivo 2021 do IEMA e Centros Educa Mais

Para os Centros Educa Mais, as vagas serão preenchidas pela ordem cronológica de inscrição, ou seja, quem se inscrever primeiro ganha a vaga.

Para as Unidades Plenas – cursos técnicos – a ordem de classificação do candidato levará em consideração a distância da residência do aluno à unidade plena do IEMA. No ato da inscrição será necessário enviar o comprovante de residência, dentre os demais documentos listados no edital.

Qualquer pessoa dentro da faixa etária acima, que more em qualquer cidade do Maranhão poderá se inscrever. Mas deve levar em consideração o critério de seleção já explicado acima: quem morar mais próximo do IEMA, melhor será a posição de classificação; quem morar mais longe, pior será a classificação.

Os jovens da rede pública de ensino serão priorizados. A cota de 70% das vagas são para estudantes egressos de escolas públicas, 5% para pessoas com deficiência e 25% para ampla concorrência (alunos de escolas particulares, etc).

Lista de cidades com Centros Educa Mais – somente ensino médio SEM curso técnico

Açailândia, Alcântara, Arari, Balsas, Barra do Corda, Carolina, Caxias, Coelho Neto, Colinas, Coroatá, Dom Pedro, Passo do Lumiar, Passagem Franca, Pastos Bons, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Rosário, Santa Helena, Santa Inês, Santa Luzia, São Bento, São João dos Patos, São José de Ribamar, Timon, Tuntum, Vitória do Mearim e Zé Doca.

Quer RECEBER no celular notícias de educação e concursos? Então clique e participe do nosso Canal no App Telegram

Lista de cursos técnicos por cidades (integrados ao ensino médio) nas Unidades Plenas do IEMA

  • Amarante do Maranhão: Agropecuária, Zootecnia, Administração e Agricultura.
  • Axixá: Informática para Internet, Informática, Eletrotécnica e Eletromecânica.
  • Bacabal: Agronegócios, Serviços Públicos, Logística e Serviços Jurídicos.
  • Bacabeira: Administração, Logística, Mineração e Agroecologia.
  • Brejo: Agricultura, Agronegócio, Meio Ambiente e Manutenção Automotiva.
  • Codó: Logística, Química, Móveis e Serviços Jurídicos.
  • Coroatá: Agricultura, Informática, Programação de Jogos Digitais e Zootecnia.
  • Cururupu: Alimentos, Agroindústria, Serviços Públicos e Serviços Jurídicos.
  • Matões: Agropecuária, Agronegócio, Sistemas de Energia Renovável e Eletroeletrônica.
  • Pindaré-mirim: Agropecuária, Recursos Pesqueiros, Meio Ambiente e Estética.
  • Presidente Dutra: Administração, Informática, Programação de Jogos Digitais e Serviços Jurídicos.
  • Santa Inês: Nutrição Dietética, Gerência de Saúde, Informática para Internet, Registros e Informações em Saúde.
  • Santa Luzia do Paruá: Alimentos, Enfermagem, Análises Clínicas e Gerência em Saúde.
  • São José de Ribamar: Agricultura, Programação de Jogos Digitais, Recursos Pesqueiros e Informática.
  • São Vicente Ferrer: Agricultura, Serviços Jurídicos, Serviços Públicos e Manutenção e Suporte em Informática.
  • Timon: Equipamentos Biomédicos, Estética, Serviços Jurídicos e Logística.
  • Vargem Grande: Administração, Agricultura, Logística e Agronegócio.
  • Viana: Administração, Finanças, Recursos Pesqueiros e Serviços Jurídicos.

Esta postagem constitui um resumo básico do edital. Os candidatos interessados neste certame obrigatoriamente devem consultar todo o edital e/ou retificações disponíveis no link abaixo. Havendo divergências entre as informações desta matéria e/ou do edital, o que prevalece são as informações do edital. Caso queira informar um erro, entre em contato.

Links e arquivos para acesso dos candidatos

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 12 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5.290 notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho e Emprego).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!