CAPES abre inscrição em curso EaD grátis de Alfabetização
Inscrição para curso grátis totalmente a distância (EaD) na área de Alfabetização com Certificado promovido pela CAPES e Ministério da Educação (MEC).
Compartilhe esta postagem:
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em parceria com o Ministério da Educação, iniciou a inscrição para o curso on-line ‘Alfabetização Baseada na Ciência (ABC)’.
Veja também: Instituto abre 11 mil vagas em 22 cursos a distância
O curso ABC se propõe a ofertar uma qualificação de nível internacional aos profissionais da alfabetização, aliando teoria e prática. A iniciativa é parte do Tempo de Aprender, programa de alfabetização escolar, e foi viabilizada por meio de uma cooperação internacional entre a CAPES, a Secretaria de Alfabetização (Sealf) do MEC, a Universidade do Porto (UP), o Instituto Politécnico do Porto (IPP) e a Universidade Aberta de Portugal (UAB).
Quer RECEBER no celular notícias de educação e concursos? Então clique e participe do nosso Canal no App Telegram
Com investimento de R$ 6,3 milhões da CAPES, o curso ABC é a primeira ação da parceria com instituições portuguesas. O foco está na capacitação de professores que atuam na pré-escola até o segundo ano do ensino fundamental.
Inscrição e quem pode participar do curso de Alfabetização da CAPES
A inscrição pode ser feita no link disponível no final desta matéria, até o preenchimento total das vagas. Inicialmente foram disponibilizadas 40 mil vagas, depois mais 40 mil vagas (a partir de 24/12/20) e recentemente mais 100 mil vagas (a partir de 15/01/21). Portanto, até agora esse curso já disponibilizou 180 mil vagas totais. Pode participar do curso professores que atuam na área de Alfabetização.
A duração do curso é de 160 horas com direito a Certificado, no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec) totalmente a distância, sem necessidade de nenhum encontro presencial. Vídeos, materiais de leitura e tarefas de estudo concebidos de acordo com os princípios da gamificação e dos recursos abertos compõem o acervo.
O curso é composto por um Manual Teórico, de 24 capítulos, elaborado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, e um Programa de Intervenção Prático, desenvolvido pelo Centro de Investigação e Intervenção na Leitura do Instituto Politécnico do Porto. A Universidade Aberta de Portugal ficou responsável por gravar as videoaulas e produzir as legendas para o português do Brasil.
A parceria prevê, além da formação a distância, levar professores alfabetizadores a Portugal em 2021 e 2022. Neste ano, o curso foi convertido para a modalidade on-line por causa do isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus.
Sou professora alfabetizadora e 2020 foi um desafio e tanto !
Mas em meio à pandemia, pude descobrir a criatividade e a inovação dentro de mim. Quero aprender mais para dar o melhor de mim!