UFMA abre 1.200 vagas em cursos de graduação EaD – Seletivo Edital 135/2020

1.200 vagas para cursos de graduação EaD (Educação a Distância ) na UFMA (Universidade Federal do Maranhão) distribuídas em diversas cidades polos.

Compartilhe esta postagem:

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) publicou o edital 135/2020 do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação, na modalidade Educação à Distância (EaD), no limite de vagas ofertadas para o primeiro semestre letivo de 2021.

Estão sendo ofertadas o total de 1.200 vagas em 4 cursos superiores, como distribuídas abaixo. Os cursos funcionarão em polos de diversas cidades do Maranhão.

Lista de cursos e vagas por cidades polos no seletivo da UFMA

  • Licenciatura em Pedagogia: Alto Parnaíba (40 vagas), Barra Do Corda (40), Cururupu (40), Dom Pedro (40), São Luís (40) e Urbano Santos (40)
  • Licenciatura em Computação: Alto Parnaíba (40 vagas), Cururupu (40), Paraibano (40), Penalva (40), Urbano Santos (40) e Viana (40)
  • Letras/Português Licenciatura: Alto Parnaíba (40 vagas), Cândido Mendes (40), Barra Do Corda (40), Cururupu (40), Grajaú (40), Loreto (40), Pastos Bons (40), Penalva (40) e Urbano Santos (40)
  • Matemática Licenciatura: Alto Parnaíba (40 vagas), Cândido Mendes (40), Cururupu (40), Grajaú (40), Loreto (40), Paraibano (40), Penalva (40), Urbano Santos (40), e Viana (40)

Como funciona os cursos na Educação a Distância (EaD)

Os cursos ofertados são na modalidade educação a distância (EaD), ou seja, as aulas serão ministradas via internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de apostilas em PDF e/ou videoaulas e/ou outros formatos, conforme metodologia do professor de cada disciplina. O aluno precisará comparecer ao polo somente quando houver os encontros ou aulas presenciais com atividades práticas e para fazer as provas, sempre nos finais de semana e avisados com antecedência.

Veja também: Instituto Federal abre seletivo para curso grátis de Pós-graduação

Assim, mesmo quem não mora na cidade polo, pode se inscrever e fazer o curso morando em qualquer outra cidade, desde que obedece ao critério que consta no edital e informado abaixo com relação à distância da cidade polo.

De quanto em quanto tempo serão os encontros? A periodicidade dos encontros pode variar de curso para curso, de disciplina para disciplina, poderá ser uma única vez ou duas vezes por mês… a periodicidade exata dos encontros será conhecida somente no decorrer do curso, conforme for sendo realizado.

Quer RECEBER no celular notícias de educação e concursos? Então clique e participe do nosso Canal no App Telegram

Inscrição e quem pode participar do seletivo para cursos de graduação EaD da UFMA

A inscrição pode ser feita no período de 25 de setembro até 22h do dia 18 de outubro de 2020, somente pela internet, no link no final desta matéria. A taxa de inscrição é de R$ 50. Quem não tiver condição de pagar a taxa pode pedir isenção ao fazer a inscrição no período de 25 de setembro a 02 de outubro, conforme normas constantes no edital. Os cursos são totalmente grátis, no decorrer não serão cobradas mensalidades.

Para participar do processo seletivo é necessário atender aos cinco requisitos básicos:

  • ter concluído ensino médio;
  • estar exercendo atividade docente (ser professor) em uma instituição de ensino pública ou privada;
  • residir na área ou circunvizinhança (raio de até 100 quilômetros) da cidade polo que deseja concorrer;
  • ter acesso à internet e conhecimento de ferramentas tecnológicas (saber acessar internet, usar e-mail, etc);
  • ter disponibilidade para participar dos encontros presenciais no polo.

A seleção será feita através de análise de currículo. Todos os documentos exigidos no edital devem ser anexados escaneados em formato PDF no ato da inscrição.

Esta postagem constitui um resumo básico do edital. Portanto os candidatos interessados neste certame obrigatoriamente devem consultar todo o edital e/ou retificações disponíveis no link abaixo. Contudo, havendo divergências entre as informações desta matéria e/ou do edital, o que prevalece são as informações do edital. Caso queira informar um erro, entre em contato.

Links e arquivos para acesso dos candidatos

Para fazer a inscrição é obrigatório acessar os dois links abaixo na sequência:

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!