Curso Técnico a Distância (EaD) existe?

Sim, os cursos técnicos a distância (EaD) existem e estão cada vez mais populares. A oferta deve ser feita de acordo com o catálogo nacional de cursos do MEC.

Compartilhe esta postagem:

O ensino a distância vem crescendo a cada ano graças às pessoas que estão interessadas em fazer o seu próprio horário para manter o aprendizado em dia. Essa possibilidade se estende também a curso técnico, o qual, assim como uma graduação ou pós-graduação, também pode ser realizado na modalidade EaD.

Primeiramente, vale ressaltar que os cursos técnicos são voltados para a capacitação profissional do jovem que está cursando a partir do segundo ano do Ensino Médio ou, ainda, para pessoas que já tenham concluído o ensino médio. Eles têm como objetivo formar os estudantes para atuarem no mercado de trabalho e exercerem atividades mais direcionadas.

Os cursos técnicos estão classificados entre o Ensino Médio e o Superior, podendo ser feitos ao mesmo tempo que o ensino médio, substitui-lo ou ter suas disciplinas integradas ao técnico. A duração deles costuma variar entre um ano e meio e três anos. Não confunda com cursos tecnólogos ou de tecnologia, pois estes são cursos superiores, não cursos técnicos.

Veja também: Instituto abre 11 mil vagas em 22 cursos a distância

O que diz o MEC?

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação possuem autonomia para autorizar, regulamentar e reconhecer instituições públicas e particulares de ensino básico, técnico e a distância. Dessa forma, para saber se um curso técnico possui reconhecimento, é necessário entrar em contato com a Secretaria de Educação do estado ou município para solicitar as informações.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), os cursos técnicos são divididos nas seguintes áreas:

  • Ambiente e Saúde
  • Desenvolvimento Educacional e Social
  • Controle e Processos Industriais
  • Gestão e Negócios
  • Informação e Comunicação
  • Infraestrutura
  • Militar
  • Produção Alimentícia
  • Recursos Naturais
  • Produção Cultural e Design
  • Produção Industrial
  • Segurança
  • Turismo, Hospitalidade e Lazer

Consulte o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos com os nomes de todos os cursos técnicos por área.

Quer RECEBER no celular notícias de educação e concursos: então clique e participe do nosso Canal no App Telegram

Tipos de Cursos Técnicos

No Brasil, existem três categorias de cursos técnicos: o curso técnico integrado, o concomitante (ou externo) e o subsequente (ou profissionalizante).

O curso técnico integrado pode ser iniciado após a conclusão do Ensino Fundamental, ao mesmo tempo, na mesma escola, curso técnico e ensino médio, por isso o nome integrado. Ao concluí-lo, o aluno recebe um certificado de conclusão do Ensino Médio e também o diploma na formação técnica escolhida, a duração média é de três anos.

O curso técnico externo ou concomitante é separado do Ensino Médio, mas feito ao mesmo tempo que ele. Esse modelo pode ser iniciado a partir do segundo ano do ensino médio, sendo o ensino médio feito em uma instituição (três anos) e o curso técnico em outra (dois anos em média), dessa forma o aluno estuda em dois turnos. Cada uma delas é a responsável por emitir o diploma.

Por fim, o curso técnico profissionalizante ou subsequente é destinado ao aluno que já concluiu o Ensino Médio e agora está focado em adquirir conhecimentos no mercado de trabalho. Ao concluir o curso, o aluno recebe um diploma de técnico de nível médio. Essa modalidade de curso técnico é a mais comum em oferta de cursos técnicos a distância (EaD). A duração é de um ano e meio a dois anos. O SENAC (veja os cursos), por exemplo, é uma das instituições mais tradicionais na oferta de cursos técnicos EaD (os cursos são pagos).

As aulas de um curso técnico EaD podem ser realizadas online, dependendo da instituição de ensino quanto à necessidade do aluno comparecer à escola para desenvolver atividades presenciais como trabalhos e/ou avaliações.

Encontre o seu curso técnico a distância (EaD)

Se você está de olho em um curso técnico e gostaria de ter um aprendizado mais focado no mercado de trabalho, dê uma olhada nas bolsas de estudo disponíveis no site do Quero Bolsa. É possível encontrar o curso perfeito que melhor se encaixa na sua rotina e nas suas pretensões profissionais. Clique abaixo para mais informações:

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!