PAES 2021: prova não será em 2020, diz reitor da UEMA

Provas do PAES 2021, vestibular UEMA, não serão realizadas em 2020, afirmou reitor da instituição durante entrevista. Segundo ele, data ainda será definida.

Compartilhe esta postagem:

O Reitor da UEMA (Universidade Federal do Maranhão), Professor Dr. Gustavo Pereira da Costa, falou sobre a realização do PAES 2021. Na manhã desta quarta-feira (22), ele concedeu entrevista ao Jornal JMTV 1º edição, na TV Mirante, afiliada Globo no Maranhão. Vídeo na íntegra no final da matéria.

O PAES (Programa de Acesso ao Ensino Superior) é o tradicional vestibular da UEMA. O PAES também é realizado pela UEMASUL (Universidade da Região Tocantina do Maranhão).

Ao ser questionado sobre o vestibular UEMA, o reitor respondeu:

“Tão logo se deflagrou a situação da Covid-19, nós adotamos a postura também de suspender o calendário do nosso vestibular PAES para ingresso no ano que vem, o PAES 2021. Nos continuamos com esse calendário suspenso. Eu quero aqui dizer principalmente aos estudantes da rede pública e particular, que o PAES 2021 da UEMA não acontecerá neste ano de 2020, como tradicionalmente a UEMA sempre faz.”

A saber: quando ele diz que o PAES 2021 não acontecerá em 2020, ele se refere principalmente (e implicitamente) à realização da prova. Todavia, o PAES é um processo quem tem várias etapas: dentre as principais: divulgação de obras literárias, pedido de isenção da taxa, inscrição, aplicação das provas e resultado.

Quando será definida a data de prova do PAES 2021 da UEMA

Sobre a definição da data, o reitor afirmou:

“Nós estamos alinhando datas com a Secretaria de Estado da Educação, considerando o retorno das aulas do ensino médio, pois preferencialmente é o nosso público principal. E também compatibilizando com as datas do ENEM, que será só em janeiro de 2021.”

“Então nós estamos tangenciando a data do ENEM, para dar oportunidade do estudante fazer o ENEM e o vestibular da UEMA. Mas vamos fazer alguns ajustes, claro, na metodologia do vestibular PAES, porque esse é um momento de adaptabilidade e de flexibilidade. E nós temos que compreender que esses estudantes também tiveram prejuízos nessa caminhada de acesse ao ensino superior.”

Receba no celular notícias do PAES UEMA e vestibular EaD UEMANET: Clique e participe do nosso Canal no App Telegram

De acordo com o reitor, no início do próximo mês de agosto será realizada uma reunião do Conselho Universitário para deliberar sobre as datas e formato do PAES 2021. O reitor disse também que não irão tomar nenhuma decisão que seja prejudicial em termos de tempo de aprendizagem e preparação.

Vestibular UEMANET para cursos superiores a distância EaD

O professor Dr. Gustavo também foi questionado sobre os cursos superiores ofertados na modalidade Educação a Distância (EaD) pela UEMANET (Núcleo de Tecnologias para Educação).

Sobre esse assunto ele respondeu:

“Nós temos vagas a serem disponibilizadas na graduação (a distância) pela UEMANET. Estávamos com planejamento de fazer esse vestibular EaD logo após o PAES 2021. No entanto vamos primeiro definir as datas do vestibular PAES 2021 para depois estabelecermos o calendário dos cursos a distância.”

Vídeo na íntegra da entrevista.

Entrevista do reitor da UEMA

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 12 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5.400 notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho e Emprego).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário