Prova ENEM digital 2020: veja 9 perguntas e respostas

Para quem ainda tem dúvidas sobre a versão digital do ENEM 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio), eis um compilado de perguntas e respostas com o objetivo de esclarecer essas dúvidas.

Compartilhe esta postagem:

A partir deste ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem duas versões: prova impressa e prova digital. Futuramente, o plano do Ministério da Educação (MEC) é que o ENEM seja totalmente digital, abolindo a prova impressa. Para ajudar a tirar algumas dúvidas, veja 9 perguntas e respostas sobre a prova ENEM digital 2020.

Quem pode se inscrever para o Enem Digital 2020?

O Enem Digital 2020 é voltado somente para aqueles que vão concluir o ensino médio em 2020 ou que já concluíram o ensino médio. Por isso, os “treineiros” não podem se inscrever.

Onde vai ter Enem Digital?

As provas do Enem Digital 2020 vão acontecer em cidades específicas. Por isso, você só poderá fazer o ENEM digital se na cidade em que for fazer a prova tiver ENEM digital. Para saber se tem, consulte aqui a lista de cidades do ENEM digital em 2020.

É possível fazer a inscrição no Enem Digital e no Enem impresso ao mesmo tempo?

Não. Segundo o edital do exame, quem se inscrever para fazer a prova Enem Digital 2020 não pode se inscrever na edição impressa. É importante ficar bastante atento, porque depois que concluir a inscrição, não é possível alterar a opção.

É possível fazer a prova do Enem Digital em casa?

Não. As provas do Enem Digital serão aplicadas em locais autorizados. O local de prova exato será informado no Cartão de Confirmação da Inscrição e disponibilizado no endereço <enem.inep.gov.br/participante> e no aplicativo oficial do Enem.

Como vai funcionar o Enem Digital?

As provas do Enem Digital vão acontecer em dias diferentes das do Enem Impresso. O conteúdo das provas também não vai ser o mesmo. Como ela será feita no computador, as questões também podem apresentar elementos interativos, como vídeos e outros formatos de conteúdos digitais. Apesar dessas diferenças, será mantido o mesmo nível de dificuldade e a correção será feita pela Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Como serão distribuídas as provas nos dois dias de aplicação?

O Enem Digital continua sendo em dois domingos e apresentando mesmo formato: no primeiro dia, os conteúdos de Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Redação serão explorados, enquanto no segundo, as questões de Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias serão exigidas. Assim, serão quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação em Língua Portuguesa. 

Veja mais: Quais são as matérias que mais caem no Enem

Como vai ser a redação do Enem Digital?

A redação do Enem Digital será em formato impresso, por isso é importante estar preparado treinando uma escrita legível para que os avaliadores entendam o que foi redigido. Um ponto que merece atenção nesse caso é que a caneta preta esferográfica com tubo transparente continua sendo exigida nessa parte da prova.

Veja mais: Guia completo sobre a redação do Enem

Mesmo sendo digital, ainda precisa levar caneta preta?

Sim. A famosa caneta preta esferográfica de tubo transparente continua sendo necessária, por isso é preciso levá-la no dia da prova. Ela será usada para fazer a redação, que ainda vai apresentar o formato impresso.

O que deve ser feito se o candidato quiser sair da sala durante a prova do Enem Digital?

De acordo com o edital da prova, antes de sair da sala durante a aplicação do Enem Digital é preciso bloquear a tela do computador. Isso merece atenção do candidato, já que o formato digital exige alguns cuidados.

Com informações do Quero Bolsa, parceiro do Castro Digital.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!