Seletivo 2020 do INSS com 8.230 vagas é autorizado, mas você provavelmente não poderá fazer

Autorizado seletivo 2020 para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) com oferta de mais de 8 mil vagas. Mas provavelmente você não se enquadra nas normas para participar do certame.

Compartilhe esta postagem:

O Ministério da Economia publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (28) a portaria Nº 10.736 que autoriza a realização de chamamento público (seletivo) pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Estão sendo oferecidas mais de 8 mil vagas.

O objetivo é aumentar o número de profissionais atuando no órgão e reduzir a fila com mais de dois milhões de processos pendentes para serem analisados, número esse que só aumenta a cada dia.

Você provavelmente NÃO poderá fazer o seletivo do INSS

O seletivo é destinado exclusivamente para servidores aposentados (do próprio INSS) e militares inativos, conforme descrito nos incisos I e II, respectivamente, da portaria, que pode ser lida na íntegra no link no final desta matéria.

Portanto, se você não é aposentado do INSS e nem militar reformado, certamente não poderá participar deste seletivo para contrato temporário do INSS.

Quando terá concurso para o INSS?

Anteriormente já não havia nenhuma previsão de concurso para o INSS. No atual momento de pandemia causada pelo Coronavírus (Covid-19), recursos públicos estão sendo realocados para área da saúde. Portanto a possibilidade de concurso público para diversos órgãos federais é cada vez mais distante.

Mas evidentemente que, chegará um momento em que o governo será obrigado a fazer um concurso para o INSS, porém no momento não é possível prevê quando isso acontecerá.

Quem espera por um concurso do INSS, por enquanto, só resta uma alternativa: estudar e se preparar. E se surgir oportunidades de concursos em outros órgãos, aproveitar também.

Link para a Portaria no DOU

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!