Qual a Diferença entre ENEM digital e impresso?

Diferença entre ENEM digital e ENEM impresso. Posso fazer os dois tipos de ENEM? Como serão as provas? Confira os detalhes na matéria abaixo.

Compartilhe esta postagem:

Em 2020, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) será aplicado duas vezes, a primeira será em outubro, com o ENEM Digital, já a segunda em novembro, o ENEM impresso. A mudança na prova foi divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) no ano anterior. Seguindo o cronograma de implementação do novo modelo de prova, a partir de 2026 o ENEM será realizado totalmente digital.

Qual é a diferença entre o ENEM Impresso e ENEM Digital?

A maior diferença entre os dois tipos de ENEM é a sua aplicação. O digital será realizado pelo computador, em uma plataforma on line desenvolvida pelo MEC, já a outra seguirá o formato utilizado usual, impressa em papel e preenchido em caneta preta. Veja os maiores diferenciais:

ENEM IMPRESSO

● Impresso em papel e respondido com caneta preta.

● É realizado apenas uma vez ao ano.

● Todos os interessados poderão realizar a prova.

● O exame é aplicado em todo o País (lista de cidades no edital no final da matéria).

● Poderá ser extinto em 2025.

APOSTILA específica para ENEM 2020

ENEM DIGITAL

● Em sua primeira edição (2020), será aplicado apenas uma vez ao ano e em algumas poucas cidades (veja a lista de cidades) e com vagas limitadas a cem mil participantes – quando abrir a inscrição, dentre as cidades disponíveis, o participante que se inscrever primeiro poderá fazer o ENEM digital caso queira, senão, poderá fazer o impresso.

● Nesse primeiro ano, quem fizer o ENEM digital, não poderá fazer o impresso, e vice-versa.

● Com o passar do tempo de implementação, a prova poderá ser aplicada diversas vezes ao ano em um curto espaço de tempo.

● O exame será realizada no local de prova indicado pelo MEC, seja ela uma escola ou universidade, não será no computador da sua casa.

● A partir de 2026, será a única versão do ENEM.

LINKS para ACESSO dos PARTICIPANTES

Calendário do ENEM 2020: datas de todas as etapas

Pedido de isenção da taxa de inscrição

Edital do ENEM impresso – PDF

Edital do ENEM digital– PDF

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!