Problema no pedido de isenção do ENEM 2020: a data de nascimento informada não está de acordo com o cadastro da Receita Federal

Compartilhe esta postagem:

Problema no pedido de isenção do ENEM 2020: “a data de nascimento informada não está de acordo com o cadastro da Receita Federal“. Essa é a mensagem de erro que muitos participantes estão recebendo ao inserir sua data de nascimento no sistema do pedido de isenção do Exame Nacional do Ensino Médio. Como resolver esse problema?

A reclamação de estudantes nas redes sociais sobre esse problema é geral. Alguns até relatam que também já entraram em contato com a Receita Federal para verificar seus dados e receberam a resposta de que sua data de nascimento está correta, bem como os demais dados.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é o órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo ENEM, até o momento apenas informou que, para resolver o problema, os estudantes devem entrar em contato pelo telefone 0800 616161 para receber orientações individualizadas sobre como resolver o problema. Veja no final desta matéria a atualização com a solução mais recente.

O telefone recebe ligações grátis, porém somente de telefones fixos, não recebe de celulares. O problema pode deixar os estudantes ainda mais frustrados, pois telefone fixo é um aparelho em extinção nas residências brasileiras e encontrar um velho e sucateado telefone orelhão funcionando pode ser uma odisseia. E mais, ao conseguir fazer a ligação, nesse período de isenção, o atendimento telefônico está congestionado e o estudante pode esperar bastante pelo atendimento da chamada, podendo até chegar a cair a ligação e não haver atendimento.

Posteriormente esta matéria poderá ser atualizada com uma outra possível solução informada pelo INEP ou nota oficial do órgão explicando a situação.

Atualização: o problema acontecia com quem não tinha cadastro na plataforma gov.br, agora, ao acessar a página do participante do ENEM, para pedir a isenção, é obrigatório entrar com gov.br e se não tiver o cadastro, fazê-lo. O gov.br é um sistema único de cadastro do Governo Federal, com acesso via CPF e senha criada pelo cidadão para acesso a todos os serviços on line disponíveis pelo Governo Federal.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Pedro Mendes braz Fonseca disse:

    Estou fazendo a Inscrição só que quando eu coloco a data de nascimento fala que não está de acordo com o cadastro da receita federal e eu já tenho cadastro no gov.br o que devo fazer preciso da resposta antes que acaba o tempo de inscrição!!!!