7 motivos para fazer pós-graduação a distância (EaD)

Fazer uma pós-graduação a distância é uma ótima oportunidade de qualificação profissional. Quem já concluiu o curso superior, deve buscar fazer sua pós imediatamente, caso contrário poderá ficar para trás no mercado de trabalho.

Compartilhe esta postagem:

A pós-graduação lato sensu, também chamada de especialização, pode proporcionar inúmeras oportunidades de aprendizado e crescimento profissional. Os cursos na modalidade a distância estão cada vez mais populares no Brasil.

De acordo com uma pesquisa de 2019 sobre especializações lato sensu no Brasil, realizada pela Semesp (Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação), no período de 2016 a 2018, o número de inscritos em cursos EaD aumentou 125%.

7 motivos para fazer pós-graduação a distância

Não é necessário se deslocar pessoalmente até o campus de uma instituição de ensino para comparecer às aulas. Existem milhares de opções de cursos EaD que não perdem – em nada – na qualidade para cursos presenciais.

Por isso, separamos 7 motivos fazer pós-graduação a distância:

1. Faça seus próprios horários

A flexibilidade de uma especialização EaD é a maior vantagem que o aluno pode ter. Isso porque o conteúdo é disponibilizado na plataforma online da faculdade e se tem um certo prazo para assistir as aulas e fazer as atividades – mas pode fazer tudo isso no horário que se encaixar melhor na rotina do estudante

Ou seja, você pode acessar suas aulas e fazer as tarefas quando quiser e quando puder. Isso não significa que o curso seja “mais fácil” ou que você não precisa de muita dedicação – muito pelo o contrário! Na realidade, o número de atividades é bastante grande e você precisa ter uma rotina organizada para dar conta de tudo. Não deixe de fazer tudo direitinho para tirar uma boa nota no curso

2. Não gaste tempo se deslocando

Não se esqueça que para ir à instituição de ensino que você está cursando é necessário enfrentar trânsito, transporte público, carro, carona… enfim, o meio que você precisar para conseguir chegar a tempo das aulas. No curso a distância esse será um problema a menos na sua vida, afinal de contas, você pode acessar suas aulas de onde preferir, desde que tenha internet e o sistema operacional compatível exigido pela faculdade.

3. Mais opções de cursos ao longo do ano 

Por ser mais flexível, as instituições de ensino costumam oferecer mais opções de cursos de pós-graduação, principalmente de especializações, ao longo do ano. Por esse motivo, não é necessário aguardar as altas temporadas, como o início e meio do ano, para encontrar uma opção de curso para você. 

Veja também: Pós-graduação em Docência no Ensino Superior serve para quê?

Existem milhares de especializações que começam com frequência e que, com certeza, podem se encaixar nos seus objetivos. O que você pretende fazendo a pós? Conseguir uma recolocação no mercado de trabalho? Ganhar uma promoção em seu emprego? Aprender mais sobre determinada área? Independentemente da sua vontade, um curso EaD pode facilitar o seu caminho

4. Preços menores

Por não ser necessária uma estrutura presencial, contando com salas, a presença do professor, entre outras coisas, as instituições de ensino costumam cobrar menos por uma pós-graduação a distância. Por esse motivo, os preços das especializações EaD costumam ser menores.

No Quero Bolsa, por exemplo, você pode encontrar especializações com mensalidades bem em conta. Dessa forma, você consegue aprender, conseguir o seu certificado, sem precisar sacrificar todo o orçamento do seu mês. Confira abaixo:

5. Material gravado que pode ser acessado a qualquer hora

As aulas de uma especialização a distância são disponibilizada online e costumam ficar arquivadas na plataforma da instituição de ensino, podendo ser acessadas a qualquer momento. Dessa forma, você pode rever os conteúdos que já teve quantas vezes quiser  e tirar dúvidas com maior facilidade. 

6. Menos gastos no dia a dia

Não é apenas com transporte que temos gastos quando precisamos comparecer a uma faculdade ou universidade para assistir aula. Também é comum ter que gastar, por exemplo, com a alimentação em lanchonetes e restaurantes – o que não acontece se você estiver estudando de casa, do escritório ou de onde escolher, certo?

Então, além de pagar menos nas mensalidades, com uma especialização EaD você também economizará em outras aspectos

7. Certificação igual a de um curso presencial

Muitas pessoas têm dúvidas sobre isso, mas o certificado de uma pós-graduação a distância é igual ao de um curso presencial, não sendo citado que o curso foi feito EaD.

Isso porque, mesmo a distância, o curso não perde sua qualidade, sendo cobradas atividades, provas, trabalhos e dedicação dos alunos. 

Saiba mais:
+ O certificado mostra que fiz pós-graduação EaD?
O que considerar na hora de escolher uma pós-graduação EaD?

Que tal começar a sua especialização EaD agora?

Você já viu ótimos motivos para fazer uma especialização EaD, né? Então que tal parar já as desculpas e dar chance ao seu futuro profissional? E, como dissemos, para isso não é necessário gastar muito – a não ser a energia que você precisará para encarar os estudos. 

E o Quero Bolsa pode ajudá-lo na missão. A plataforma online disponibiliza milhares de pós-graduações (tanto especializações, quanto MBA, mestrado e doutorado), a distância, semi-presenciais ou presenciais, com descontos de até 80%. Mas não perca tempo, porque as vagas são limitadas! Confira abaixo:

Com informações do Quero Bolsa, parceiro do Castro Digital.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário